Processo Legislativo 2 Flashcards
Segundo a CF-88, quem tem legitimidade para propor Proposta de Emenda à Constituição?
1) UM TERÇO, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal
2) o Presidente da República
3) mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela MAIORIA RELATIVA de seus membros
Qual a subdivisão do PODER CONSTITUINTE?
1) PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO (NOVA CONSTITUIÇÃO) e
2) PODER CONSTITUINTE DERIVADO que é
2. 1 Poder de alterar (PODER CONSTITUINTE DERIVADO REFORMADOR) e
2. 2. Poder de complementar (PODER CONSTITUINTE DERIVADO DECORRENTE)
Explique o PODER CONSTITUINTE DERIVADO DECORRENTE
O PCD Decorrente é o poder que os estados-membros e o DF possuem de estabelecer as suas próprias organizações políticas e administrativas fundamentais em CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS e na LEI ORGÂNICA DO DF.
Qual o status das EMENDAS À CONSTITUIÇÃO no que tange ao seu poder de alteração do texto constitucional?
As emendas à Constituição consistem em uma espécie de PODER CONSTITUINTE DERIVADO REFORMADOR e promovem alterações pontuais na CF-88, por meio de normas dotadas da MESMA HIERARQUIA DA CONSTITUIÇÃO ORIGINÁRIA
Em qual Casa Legislativa (CD ou SF) deve ser protocolada a PEC de iniciativa do Presidente da República e da maioria das Assembleias Legislativas?
O PR e a maioria das Assembleias Legislativas podem propor a sua PEC no Senado Federal ou na Câmara dos Deputados, INDISTINTAMENTE.
Quantos turnos e qual o quórum mínimo para aprovação de uma PEC?
A PEC será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em 2 TURNOS, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, TRÊS QUINTOS dos votos dos respectivos membros.
No âmbito do processo legislativo ordinário, explique o fenômeno da PREDOMINÂNCIA DA CASA INICIADORA SOBRE A REVISORA.
No caso de a INICIADORA rejeitar as emendas apresentadas pela REVISORA, a INICIADORA encaminhará seu texto ao chefe do Executivo, para o fim de sanção ou veto, o que evidencia que a deliberação revisional tem um papel menor em relação à deliberação inicial ou principal.
No âmbito do processo legislativo da PEC, existe PREDOMINÂNCIA DE UMA CASA SOBRE A OUTRA, a exemplo do que ocorre no processo legislativo ordinário?
Não, aqui não se fala em Casa Iniciadora e Revisora, mas sim em Primeira e Segunda Casa, tampouco predominância daquela sobre esta.
Explique o sistema de tramitação da PEC, denominado PINGUE-PONGUE?
Na tramitação da PEC se a segunda Casa aprova alterações de mérito ao texto da primeira Casa,a primeira Casa receberá o texto modificado como nova PEC, devendo apreciar TODA A PROPOSIÇÃO, e não apenas as emendas da segunda Casa. Esse sistema exige que o mesmo texto seja aprovado pelas duas Casas Legislativas do Congresso, para que a PEC seja considerada aprovada e venha a ser posteriormente promulgada e publicada.
São todas as espécies de emendas que provocam a necessidade de que a PEC seja reapreciada pela outra Casa Legislativa?
Não. Apenas as EMENDAS DE MÉRITO, que são aquelas que propõem a alteração substancial de alguma norma da proposição legislativa. Se as emendas forem meramente DE REDAÇÃO ou de algum modo NÃO ALTEREM O SENTIDO DA NORMA, a PEC não precisa retornar à outra casa e já pode passar à fase de promulgação.
Quem promulgará a Emenda à Constituição?
A Emenda à Constituição será promulgada pelas MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, com o respetivo número de ordem. Assim, a Emenda à Constituição NÃO É PROMULGADA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
As Emendas à Constituição seguem as mesmas regras de numeração previstas para as demais espécies normativas?
Não. As Emendas à Constituição possuem uma numeração própria e distinta daquelas previstas para as demais espécies normativas.
A PEC se submete a sanção ou veto presidencial?
Não. Tampouco é promulgada pelo Presidente da República. A Emenda à Constituição será promulgada pelas MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, com o respetivo número de ordem
Explique o PRINCÍPIO DA IRREPETIBILIDADE NA PEC
A matéria constante de proposta de emenda REJEITADA ou havida por PREJUDICADA não pode ser objeto de nova proposta na mesma SESSÃO LEGISLATIVA.
Em que ocasiões a PEC é REJEITADA?
Quando ela não consegue alcançar a votação favorável de TRÊS QUINTOS dos deputados ou dos senadores em qualquer um dos DOIS TURNOS de discussão e votação em cada Casa Legislativa.
Em que ocasiões a PEC é HAVIDA POR PREJUDICADA?
Uma PEC é havida por prejudicada, por exemplo, quando for idêntica a outra PEC que já tenha sido aprovada ou rejeitada na mesma sessão legislativa.
Quais são os 3 LIMITES impostos pelo Poder Constituinte Originário ao Poder Constituinte Derivado Reformador de Emenda à Constituição?
1) LIMITES PROCEDIMENTAIS OU FORMAIS (número de turnos, quórum mínimo, promulgação pelas Mesas da CD e SF, irrepetibilidade de PEC)
2) LIMITES MATERIAIS (cláusulas pétreas)
3) LIMITES CIRCUNSTANCIAIS (intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio)
Quais são os LIMITES CIRCUNSTANCIAIS impostos pelo Poder Constituinte Originário ao Poder Constituinte Derivado Reformador de Emenda à Constituição?
A CF88 não poderá ser emendada na vigência de
1) INTERVENÇÃO FEDERAL
2) ESTADO DE DEFESA
3) ESTADO DE SÍTIO
No que diz respeito aos LIMITES CIRCUNSTANCIAIS impostos pelo Poder Constituinte Originário ao Poder Constituinte Derivado Reformador de Emenda à Constituição, qual o efeito prático de tais limitações na tramitação das PECs?
Na vigência de ESTADO DE SÍTIO, ESTADO DE DEFESA ou de INTERVENÇÃO FEDERAL, é o próprio PROCESSO LEGISLATIVO DA PEC que fica totalmente prejudicado e não apenas a sua votação.
Quais os LIMITES MATERAIS impostos pelo Poder Constituinte Originário ao Poder Constituinte Derivado Reformador de Emenda à Constituição conhecidos como CLÁUSULAS PÉTREAS?
Não será objeto de DELIBERAÇÃO a PEC TENDENTE A ABOLIR…
FODEVOCE
1) FORMA FEDERATIVA DE ESTADO
2) DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS
3) VOTO DIRETO, SECRETO, UNIVERSAL E PERIÓDICO
4) SEPARAÇÃO DOS PODERES
No que diz respeito aos LIMITES MATERIAIS impostos pelo Poder Constituinte Originário ao Poder Constituinte Derivado Reformador de Emenda à Constituição, qual o efeito prático de tais limitações na tramitação das PECs?
A CF88 proíbe não apenas a aprovação e a publicação de emenda constitucional contrária às cláusulas pétreas, mas a própria DELIBERAÇÃO PARLAMENTAR sobre a PEC.
Quais são as CLÁUSULAS PÉTREAS IMPLÍCITAS. Explique-as.
1) o titular do PCO (Poder Constituinte Originário). ou seja. O POVO
2) o titular do PCD Reformador. ou seja, O CONGRESSO NACIONAL]
3) as normas que trazem os limites expressos.
A CF-88, em regra, estipula prazos para que o Congresso Nacional delibere sobre proposições legislativas?
Não. Com a ressalva dos prazos fixados nos regimentos internos de cada Casa Legislativa, a CF-88 não fixa limite de tempo para que um projeto de lei tramite no Congresso Nacional.
De acordo com a Constituição, quem detém o poder de solicitar ao Congresso Nacional urgência na apreciação dos projetos de sua iniciativa?
O Presidente da República poderá solicitar URGÊNCIA para apreciação de projetos de sua iniciativa. Assim, o chefe do Executivo NÃO É OBRIGADO a encaminhar seus projetos sob regime de urgência constitucional.
Havendo, porém, tal solicitação de urgência, tal pedido é IRRECUSÁVEL, sendo desnecessária a sua deliberação pelos parlamentares.