Processo Epidêmico Flashcards
Como diferenciar se uma doença trata-se de uma epidemia ou uma endemia?
Através da avaliação do padrão esperado nos últimos anos (geralmente 10 anos)
O____1___ é um tipo de gráfico que avalia a incidência média de uma determinada doença ao longo do tempo. Nesse gráfico podemos avaliar a incidência máxima e mínima através da soma ou subtração de 1,96 desvios padrão à incidência média nos últimos anos, obtendo-se assim uma ___2___. Em caso de uma incidência que ultrapassa o limite superior endêmico trata-se de uma ___3___. Dessa forma, caso a incidência esteja dentro da curva endêmica, trata-se de uma ___4___, acima desta curva trata-se de uma ___3___ e abaixo desta curva trata-se de um ___5___. O período delimitado que corresponde a uma ___3___ se trata de uma egressão epidêmica que apresenta o momento do aumento dos casos conhecido como ___6___ e o decréscimo dos caso conhecido como ___7___.
1) Diagrama de controle
2) Curva endêmica
3) Epidemia
4) Endemia
5) Decréscimo endêmico
6) Progressão
7) Regressão
O que é endemia?
Frequência constante com variedades cíclicas ou sazonais DENTRO do padrão esperado
O que é epidemia?
Frequência crescente que ultrapassa o limiar epidêmico ACIMA do padrão esperado
A epidemia com base na localização geográfica define-se como um ___1___ quando se tratam de casos com relação entre si ou área geográfica pequena. Por sua vez quando atinge vários países/mais de um continente, trata se de uma ___2___.
1) Surto
2) Pandemia
A epidemia com base em sua velocidade de progressão pode ser denominada de formas diferentes. Quando a epidemia é explosiva/maciça com uma fonte comum tem um pico de incidência máxima ___1___. Por sua vez quando a epidemia é progressiva/propagada por um vetor ou de pessoa-pessoa tem um pico de incidência máxima ___2___.
1) Rápido
2) Mais lento e mais duradouro
Na epidemia explosiva/maciça quando se trata de uma ___1___ a progressão e a regressão são rápidas. Quando se trata de uma ___2___ há uma progressão rápida e a exposição múltipla mantém a epidemia por um período mais prolongado. Quando se trata de uma epidemia com ___3___ observa-se a recidiva da progressão e regressão dos casos.
1) Fonte pontual
2) Fonte persistente
3) Casos secundários