Princípios Flashcards
Tanto a administração pública direta quanto a administração pública indireta deverão obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Correto
Art. 37, CF:A Adm públicadireitaeindiretade qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do DF e dos Municípiosobedecerá aos princípios delegalidade,impessoalidade,moralidade,publicidadeeeficiência
Quando um servidor público age de modo a ferir os princípios institucionais e administrativos, tomando decisão, ou deixando de cumprir algumas de suas responsabilidades com o objetivo de garantir benefício próprio, configura-se: dilema profissional.
Errado.
É justamente o oposto disso.
Dilema profissional acontece quando uma pessoa necessariamente precisa tomar uma decisão a respeito de duas opções moralmente corretas, porém, ela está em conflito com os limites que são estabelecidas pela Administração Pública e opta por estes
Quando um servidor público age de modo a ferir os princípios institucionais e administrativos, tomando decisão, ou deixando de cumprir algumas de suas responsabilidades com o objetivo de garantir benefício próprio, ele não está enfrentando um dilema profissional.Ele está simplesmente violando a lei e os princípios que regem o serviço público.
Contraria o princípio da moralidade o servidor público que nomeie o seu sobrinho para um cargo em comissão subordinado
Correto
SÚMULA VINCULANTE Nº 13
A NOMEAÇÃO DE CÔNJUGE, COMPANHEIRO OU PARENTE EM LINHA RETA, COLATERAL OU POR AFINIDADE, ATÉ O TERCEIRO GRAU, INCLUSIVE, DA AUTORIDADE NOMEANTE OU DE SERVIDOR DA MESMA PESSOA JURÍDICA INVESTIDO EM CARGO DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO, PARA O EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO OU DE CONFIANÇA OU, AINDA, DE FUNÇÃO GRATIFICADA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA EM QUALQUER DOS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS, COMPREENDIDO O AJUSTE MEDIANTE DESIGNAÇÕES RECÍPROCAS, VIOLA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
a vedação ao nepotismo não alcança a nomeação para cargos políticos!
Certo
Ex: secretário, ministro de estado
Os princípios elencados na Constituição Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, aplicam-se à administração pública direta, autárquica e fundacional, mas não às empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econômica.
Errado.
CF,Art. 37.A administração públicadireta e indiretade qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios delegalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiênciae, também, ao seguinte:”
A Administração Pública brasileira é caracterizada por princípios como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e efetividade, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988.
Errado. Eficiência
ART. 37, DA CF: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:”
Na Administração Pública há liberdade para o administrador exercer suas escolhas pessoais e espaço para adotar sua vontade pessoal, inclusive quando desvinculadas das finalidades públicas de cada instituição. Em termos técnicos, denomina-se “discricionariedade” a esse fenômeno, ou seja, as margens de escolha para o administrador proporcionadas por brechas na legislação e por aspectos não devidamente especificados nas normas.
Errado!
A Administração Pública deve sempre agir com base no princípio da legalidade e da finalidade, visando o interesse público e não permitindo escolhas pessoais desvinculadas das finalidades públicas.
administração pode revogar seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos, podendo, ainda, anulá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
Errado! Princípio da autotutela
Súmula 473/STF preceitua: “A administração podeanularseus próprios atos,quando eivados de vícios que os tornemilegais, porque deles não se original direitos; ourevogá-los, pormotivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial
Em sentido subjetivo, formal ou orgânico, a administração pública consiste no conjunto de órgãos, entidades e agentes estatais no exercício da função administrativa do Estado. Já a administração pública em sentido objetivo, material ou funcional designa o conjunto de atividades administrativas exercidas pelo Estado para a consecução dos interesses coletivos.
SUORFO- SUBJETIVO, ORGÂNICO ou FORMAL -QUEM FAZ
OBFUMA- OBJETIVO, FUNCIONAL ou MATERIAL -O QUE FAZ
(OBJETIVO)É SO FAZER A PERGUNTA:QUAL OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA??
(SUBJETIVO)É SO PERGUNTAR:QUEM SÃO OS SUJEITOS DA ADM. PÚBLICA ???—–>ÓRGÃOS, ENTIDADES E AGENTES ESTATAIS.
|
|
/
É dado ao Estado o poder de criar entidade sem definir o objeto de sua atuação de forma precisa, desde que a indicação genérica seja suficiente à compreensão do serviço público a ser prestado.
ERRADO.
Princípio da Especialidade: a entidade deve prestar atividade específica, e não genérica.
A administração pública tem o dever de anular os atos ilegais, não havendo exceção por respeito ao princípio da finalidade.
-Não será possível proceder à anulação:
a) ultrapassado o prazo legal ( decadencial de 5 anos )
b) houver consolidação dos efeitos produzidos;
c) for mais conveniente para o interesse público manter a situação fática já consolidada do que determinar a anulação (teoria do fato consumado);
d) houver possibilidade de convalidação
A administração pública pode revogar seus próprios atos eivados de vícios, ou ainda pelo judiciário, mediante provocação.
Errado
Art. 53.A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.”
De acordo com o princípio da moralidade, a administração pública pode realizar tudo o que não seja expressamente proibido pela lei.
Errado
De acordo com o princípio daLEGALIDADE, a administração pública só pode realizar aquilo que for expressamente autorizado por lei -certo.
De acordo com o princípio daMORALIDADE, a atividadeadministrativa deve ser pautada não só pela lei, mas também pela boa-fé, lealdade e probidade -certo
A eficiência não se inclui entre os princípios da administração pública.
Errado.
L egalidade
I mpessoalidade
M oralidade
P ublicidade
E ficiencia
O princípio administrativo da impessoalidade indica que as ações do poder público devem ser direcionadas à realização de obras e não ao atendimento ao cidadão.
Errado
Impessoalidade é o direito que impede a administração de beneficiar direito individual, ela deve buscar o interesse do cidadão de uma forma geral.