PREV Flashcards
Relacionado às Diretrizes para a Atenção Domiciliar na Atenção Básica, analise as alternativas e assinale a alternativa INCORRETA.
A) A organização da Atenção Domiciliar deve estruturar- se dentro dos princípios da Atenção Básica/SUS.
B) As diferenças locais devem ser observadas uma vez que o número de profissionais que atuam, o número de famílias sob a responsabilidade de cada equipe, bem como o aporte de referência e contrarreferência do sistema de saúde pode ser determinante da qualida
C) Compete exclusivamente à gestão federal a organização do sistema de saúde para a efetivação da atenção domiciliar na atenção básica.
D) Na Atenção Básica, várias ações são realizadas no domicílio, como o cadastramento, a busca ativa, ações de vigilância e de educação em saúde.
E) A participação ativa do usuário, família e profissionais envolvidos na assistência domiciliar constitui um traço importante para a efetivação dessa modalidade de atenção.
C
A visita domiciliar é um momento ímpar no cuidado do paciente, da família e da comunidade. Essa pode ser classificada em diversos tipos, EXCETO
A) internação domiciliar.
B) busca das diferentes crenças para exclusão dos casos diferenciados.
C) busca ativa de casos e faltosos.
D) acompanhamentos a pacientes crônicos ou acamados.
E) observação do paciente ou família em sua residência.
B
A Atenção Domiciliar contempla algumas características. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
0A) Ações sistematizadas, articuladas e regulares.
0B) Pauta-se na integralidade das ações de promoção, recuperação e reabilitação em saúde.
0C) Destina-se a responder às necessidades de saúde de determinado seguimento da população com perdas funcionais e dependência para a realização das atividades da vida diária.
0D) Desenvolve-se por meio do trabalho em equipe, utilizando-se de tecnologias de alta complexidade (conhecimento) e baixa densidade (equipamento).
0E) Desenvolve-se por trabalhos multidisciplinares, utilizando como coadjuvante internações em hospitais terciários.
E
Modelo que descreve etapas pelas quais uma grande parte das famílias passa ao longo de sua trajetória. Essas etapas provocam mudanças na organização e no funcionamento familiar, sendo necessárias adaptações para que as relações permaneçam saudáveis e os membros possam exercer suas funções. Quando uma família não realiza adequadamente esses ajustes, podem surgir conflitos e crises familiares.
Ciclo de Vida Familiar
Assinale a alternativa correta sobre a abordagem familiar.
A) A abordagem familiar consiste em confirmar as informações trazidas pelo paciente no ambiente da consulta com outros familiares, visto que tais informações podem ser imprecisas ou inverídicas, aumentando a certeza do histórico do paciente.
B) A abordagem familiar consiste em levantar o histórico completo das doenças presentes na família, visando identificar os riscos à saúde do indivíduo e selecionar os exames e orientações que são importantes para ele.
C) A abordagem familiar consiste em triagem de doenças genéticas, em que os indivíduos de uma mesma família realizam exames em busca de genes que causem ou aumentem o risco de doenças diversas.
*D) A compreensão da abordagem familiar sistêmica contribui no plano de prevenção, investigação clínica e do tratamento de casos simples e complexos.
E) Não há contraindicações em convidar a família e realizar a consulta em conjunto, tendo em vista a grande importância que o ambiente familiar exerce no processo de adoecimento e suporte no tratamento e recuperação dos indivíduos doentes.
Diferentemente da Clínica, que estuda o processo saúde doença em indivíduos, com o objetivo de tratar e curar casos isolados, a Epidemiologia se preocupa com o processo de ocorrência de doenças, mortes, quaisquer outros agravos ou situações de risco à saúde na comunidade, ou em grupos dessa comunidade, com o objetivo de propor estratégias que melhorem o nível de saúde das pessoas que compõem essa comunidade. Qual é o meio mais seguro para se conhecer como se dá o processo saúde doença na comunidade?
A) Elaborando um diagnóstico comunitário de saúde.
B) Realizando atividades construtivas em todas as comunidades.
C) Realizando o atendimento de toda população carente da área de abrangência.
D) Elaborando estratégia de atendimento da demanda reprimida.
E) Criando protocolos para as doenças mais prevalentes da área de abrangência da comunidade.
A
Sobre os indicadores de saúde e as internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP), assinale a alternativa correta.
A) A lista das ICSAP é definida internacionalmente, sendo a mesma nos mais diversos países do mundo.
B) As ICSAP variam conforme a idade, sendo que, nos extremos de idade, as hospitalizações por ICSAP tendem a diminuir.
C) A associação entre ICSAP e piores condições socioeconômicas é consistente, porém seu impacto não é muito importante, de acordo com estudos.
*D) Nos municípios com alta cobertura da Estratégia da Saúde da Família (ESF), os estudos demonstram redução significativa das ICSAP.
E) A lista das ICSAP não inclui doenças imunizáveis.
Os estágios motivacionais, muito utilizados no entendimento da dependência química, e assinados por DiClemente e Prochaska são:
pré-contemplação
o paciente não compreende que o abuso de substâncias trata-se de um problema.
CONTEMPLAÇÃO
passa a entender que o uso abusivo de subtâncias é um problema, mas ainda não consegue fazer movimentos de mudança
preparação
começa-se a buscar um cenário com menos estímulos ao uso, inclinando-se ao processo de mudança
AÇÃO
período em que propriamente se fazem intervenções medicamentosas e comportamentais mais severas e espera-se que o indivíduo caminhe para a abstinência
manutenção
período em que o paciente, idealmente, permanece após os estágios anteriores e que necessita da validação de suas ações e presença da rede de apoio
recaída
é possível em qualquer ponto destes estágios, fazendo com que se retorne à pré-contemplação.
PREVENÇÃO 2ª
DIAGNOSTICO PRECOCE
PREVENÇÃO 3ª
REABILITAÇÃO