PREV Flashcards

1
Q

Relacionado às Diretrizes para a Atenção Domiciliar na Atenção Básica, analise as alternativas e assinale a alternativa INCORRETA.
A) A organização da Atenção Domiciliar deve estruturar- se dentro dos princípios da Atenção Básica/SUS.
B) As diferenças locais devem ser observadas uma vez que o número de profissionais que atuam, o número de famílias sob a responsabilidade de cada equipe, bem como o aporte de referência e contrarreferência do sistema de saúde pode ser determinante da qualida
C) Compete exclusivamente à gestão federal a organização do sistema de saúde para a efetivação da atenção domiciliar na atenção básica.
D) Na Atenção Básica, várias ações são realizadas no domicílio, como o cadastramento, a busca ativa, ações de vigilância e de educação em saúde.
E) A participação ativa do usuário, família e profissionais envolvidos na assistência domiciliar constitui um traço importante para a efetivação dessa modalidade de atenção.

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A visita domiciliar é um momento ímpar no cuidado do paciente, da família e da comunidade. Essa pode ser classificada em diversos tipos, EXCETO
A) internação domiciliar.
B) busca das diferentes crenças para exclusão dos casos diferenciados.
C) busca ativa de casos e faltosos.
D) acompanhamentos a pacientes crônicos ou acamados.
E) observação do paciente ou família em sua residência.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A Atenção Domiciliar contempla algumas características. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
0A) Ações sistematizadas, articuladas e regulares.
0B) Pauta-se na integralidade das ações de promoção, recuperação e reabilitação em saúde.
0C) Destina-se a responder às necessidades de saúde de determinado seguimento da população com perdas funcionais e dependência para a realização das atividades da vida diária.
0D) Desenvolve-se por meio do trabalho em equipe, utilizando-se de tecnologias de alta complexidade (conhecimento) e baixa densidade (equipamento).
0E) Desenvolve-se por trabalhos multidisciplinares, utilizando como coadjuvante internações em hospitais terciários.

A

E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Modelo que descreve etapas pelas quais uma grande parte das famílias passa ao longo de sua trajetória. Essas etapas provocam mudanças na organização e no funcionamento familiar, sendo necessárias adaptações para que as relações permaneçam saudáveis e os membros possam exercer suas funções. Quando uma família não realiza adequadamente esses ajustes, podem surgir conflitos e crises familiares.

A

Ciclo de Vida Familiar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Assinale a alternativa correta sobre a abordagem familiar.
A) A abordagem familiar consiste em confirmar as informações trazidas pelo paciente no ambiente da consulta com outros familiares, visto que tais informações podem ser imprecisas ou inverídicas, aumentando a certeza do histórico do paciente.
B) A abordagem familiar consiste em levantar o histórico completo das doenças presentes na família, visando identificar os riscos à saúde do indivíduo e selecionar os exames e orientações que são importantes para ele.
C) A abordagem familiar consiste em triagem de doenças genéticas, em que os indivíduos de uma mesma família realizam exames em busca de genes que causem ou aumentem o risco de doenças diversas.
*D) A compreensão da abordagem familiar sistêmica contribui no plano de prevenção, investigação clínica e do tratamento de casos simples e complexos.
E) Não há contraindicações em convidar a família e realizar a consulta em conjunto, tendo em vista a grande importância que o ambiente familiar exerce no processo de adoecimento e suporte no tratamento e recuperação dos indivíduos doentes.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Diferentemente da Clínica, que estuda o processo saúde doença em indivíduos, com o objetivo de tratar e curar casos isolados, a Epidemiologia se preocupa com o processo de ocorrência de doenças, mortes, quaisquer outros agravos ou situações de risco à saúde na comunidade, ou em grupos dessa comunidade, com o objetivo de propor estratégias que melhorem o nível de saúde das pessoas que compõem essa comunidade. Qual é o meio mais seguro para se conhecer como se dá o processo saúde doença na comunidade?
A) Elaborando um diagnóstico comunitário de saúde.
B) Realizando atividades construtivas em todas as comunidades.
C) Realizando o atendimento de toda população carente da área de abrangência.
D) Elaborando estratégia de atendimento da demanda reprimida.
E) Criando protocolos para as doenças mais prevalentes da área de abrangência da comunidade.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sobre os indicadores de saúde e as internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP), assinale a alternativa correta.
A) A lista das ICSAP é definida internacionalmente, sendo a mesma nos mais diversos países do mundo.
B) As ICSAP variam conforme a idade, sendo que, nos extremos de idade, as hospitalizações por ICSAP tendem a diminuir.
C) A associação entre ICSAP e piores condições socioeconômicas é consistente, porém seu impacto não é muito importante, de acordo com estudos.
*D) Nos municípios com alta cobertura da Estratégia da Saúde da Família (ESF), os estudos demonstram redução significativa das ICSAP.
E) A lista das ICSAP não inclui doenças imunizáveis.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os estágios motivacionais, muito utilizados no entendimento da dependência química, e assinados por DiClemente e Prochaska são:

pré-contemplação

A

o paciente não compreende que o abuso de substâncias trata-se de um problema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

CONTEMPLAÇÃO

A

passa a entender que o uso abusivo de subtâncias é um problema, mas ainda não consegue fazer movimentos de mudança

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

preparação

A

começa-se a buscar um cenário com menos estímulos ao uso, inclinando-se ao processo de mudança

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

AÇÃO

A

período em que propriamente se fazem intervenções medicamentosas e comportamentais mais severas e espera-se que o indivíduo caminhe para a abstinência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

manutenção

A

período em que o paciente, idealmente, permanece após os estágios anteriores e que necessita da validação de suas ações e presença da rede de apoio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

recaída

A

é possível em qualquer ponto destes estágios, fazendo com que se retorne à pré-contemplação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

PREVENÇÃO 2ª

A

DIAGNOSTICO PRECOCE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

PREVENÇÃO 3ª

A

REABILITAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

PREVENÇÃO 4ª

A

PREVENIR IATROGENIA

17
Q

O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) é um dos modelos de abordagem à consulta, sendo considerado um método que engloba e sistematiza diversos aspectos positivos das diferentes formas de abordagem aos problemas de saúde. Quanto ao MCCP, assinale a alternativa correta.
A) Seu primeiro componente é “sendo realista”, o que pode ser exemplificado pela consciência do médico que seus recursos são limitados e que não será possível resolver todos os problemas que lhe forem apresentados ao longo dos atendimentos.
B) Um dos seus componentes é “considerar a pessoa como um todo”, ou seja, realizar exame físico completo em todas as consultas sem esquecer qualquer órgão ou sistema.
C) Trata-se de um checklist a ser realizado a cada consulta, a fim de abarcar todos os componentes e realizar adequada revisão de sintomas e sistemas, bem como os fatores socioeconômicos relacionados ao agravo à saúde.
D) Seu primeiro componente é “explorando a doença e a experiência da doença”, em que são abordados os sentimentos, ideias, impacto na funcionalidade e quais as expectativas do paciente no processo de adoecimento.
E) Tal método é exclusivo no atendimento de pacientes com queixas de saúde mental, tendo pouco ou nenhum valor no acompanhamento de problemas orgânicos.

A

D

18
Q

Um homem de 88 anos está internado com quadro de dor e distensão abdominal de início há uma semana. Após investigação clínica e exames complementares, o diagnóstico de neoplasia maligna de reto é estabelecido, além da presença de metástase em fígado, pulmão e cérebro. Sobre a comunicação de más notícias, é correto afirmar que
A) o uso de respostas “prontas”, sem antes escutar a mensagem, é importante para uma comunicação eficiente e humanizada, em especial na transmissão de más notícias.
B) a escuta atenta e a comunicação terapêutica são vertentes essenciais na estruturação de um diálogo franco e acolhedor entre o profissional e o paciente, em especial nos momentos de enfrentamento e elaboração dos processos decisórios em cada etapa de seu plano de cuidados.
C) a análise da linguagem verbal representa aprox. 93% da comunicação, sendo que a linguagem não verbal representa aprox. 7%.
D) são habilidades de comunicação importantes nesse contexto: escutar bem, mentir se necessário, proporcionar uma falsa alegria, instigar esperança e aliviar a dor.
E) a comunicação de más notícias deve ser realizada, preferencialmente, pelo profissional psicólogo ou assistente social.

A

B

19
Q

Dr. João é médico da Estratégia Saúde da Família e está atendendo Maria, 36 anos, pela terceira vez em dois meses, devido a quadro de dores de cabeça recorrentes. Após nova avaliação clínica, João descarta sinais de alarme e conclui se tratar de cefaleia tensional. Preocupado devido à resposta insatisfatória até então com o tratamento prescrito, Dr. João resolve entender um pouco mais do contexto familiar e comunitário de Maria, quando descobre que ela possui diversos estressores sociais, incluindo dificuldades econômicas e violência doméstica. Com base nesse caso e nas políticas de saúde vigentes, assinale a alternativa correta.
A) O caso exemplifica que a prática clínica é ineficaz para o cuidado em saúde da população.
B) A aplicação do médoto clínico centrado na pessoa amplia a capacidade de compreensão e resolução de problemas.
C) A atuação do médico foi superficial, já que o caso descrito apresenta elevado risco de complicações e demanda exames mais específicos.
D) Cefaleia é um motivo infrequente de consultas na Atenção Primária à Saúde, devendo essa paciente ser encaminhada ao nível secundário.
E) A atuação do médico foi exagerada, já que a responsabilidade profissional com o paciente se limita ao diagnóstico clínico.

A

B

20
Q
A
21
Q

A Atenção Primária em Saúde (APS) possui alguns atributos essenciais.
1) Acesso - A APS deve funcionar como porta de entrada preferencial ao sistema de saúde.
2) Coordenação do Cuidado - A APS organiza o cuidado que o usuário recebe dos diversos profissionais e nos diferentes pontos da rede de atenção.
3) Integralidade - A APS é resolutiva e oferece ações amplas destinadas ao indivíduo e à comunidade.
4) Longitudinalidade - A APS acompanha o indivíduo e a comunidade ao longo do tempo.

Além dos atributos essenciais, existem 3 atributos derivados:

A

oco na família, orientação comunitária, competência cultural.

22
Q

As seguintes características são amplamente aceitas para descrever a atenção primária, EXCETO
A) porta de entrada para o sistema de saúde.
B) responsabilidade pelos indivíduos ao longo do tempo, independente da presença de doença.
C) integralidade da atenção.
D) capacidade de coordenar os cuidados às necessidades dos indivíduos, suas famílias e comunidades.
E) dá-se por meio de cada uma das microrregiões do Estado, onde há hospitais que prestam assistência nas especialidades básicas.

A

E

23
Q

O uso de diretrizes e protocolos assistenciais pelas equipes de Saúde está fortemente relacionado à melhor qualidade da assistência. Para que os profissionais consultem e utilizem regularmente as recomendações das diretrizes para responder aos problemas do dia a dia nas Unidades Básicas de Saúde, as seguintes condições são fundamentais, EXCETO
0A) divulgação para a equipe de Saúde, das diretrizes disponíveis para a Atenção Primária.
0B) as diretrizes devem estar disponíveis apenas no departamento municipal de Saúde, não sendo necessárias em Unidades Básicas de Saúde.
0C) desenvolvimento de atividades de educação permanente, que iniciam com a familiarização dos profissionais com as diretrizes e seguem com atualizações e aprofundamento dos temas.
0D) é fundamental que todos os integrantes da equipe conheçam as diretrizes as discutam e as critiquem
0E) a diretriz deve explicitar as atribuições de cada integrante da equipe no cuidado aos indivíduos, nas diversas categorias de uma equipe multidisciplinar.

A

B

24
Q

As equipes de Atenção Primária em Saúde devem estimular e empregar procedimentos de colaboração entre elas e as pessoas, já que
entendemos o autocuidado apoiado como uma relação de diálogo entre os saberes de cuidar de si e os saberes de cuidar do outro. São formas de desenvolver o autocuidado, EXCETO
0A) individualmente, no contexto da consulta clínica ou da visita domiciliar.
0B) nos grupos.
0C) em consultas coletivas
0D) a distância, por telefone e/ou por meio da internet.
0E) no encaminhamento para o nível terciário de atendimento.

A

E

25
Q

Em relação à Atenção Primária à Saúde (APS), assinale a alternativa INCORRETA.
A) É um tipo altamente personalizado de prestação de cuidado.
B) Inclui a continuidade, pelo fato de cuidar de pessoas na doença e na saúde ao longo de um período.
C) É o cuidado de primeiro contato, servindo como ponto de entrada de uma pessoa como serviço de saúde.
D) Tem a função de servir e coordenar todas as necessidades de saúde da pessoa.
E) A APS é uma medicina simplificada, atendendo apenas condições mais básicas de saúde.

A

E

26
Q

O ecomapa é um instrumento de avaliação familiar útil no mapeamento de redes, apoios sociais e ligações da família com a comunidade. Costuma ser utilizado em associação ao genograma tanto para fins diagnósticos, quanto em planejamento de ações em saúde. Deve ser atualizado na medida em que ocorrem modificações no contexto familiar, sejam elas de caráter social, cultural ou econômico.

A

V

27
Q

“Gestão da Clínica” é um termo em uso crescente e adotado no Brasil por Eugênio Vilaça Mendes para se referir a “um conjunto de tecnologias de microgestão da clínica, destinado a promover uma atenção à saúde de qualidade: centrada nas pessoas, efetiva, estruturada com base em evidências científicas; segura, que não cause danos às pessoas e aos profissionais de saúde; eficiente, provida com os custos ótimos; oportuna, prestada no tempo certo, equitativa, de forma a reduzir as desigualdades injustas e ofertadas de forma humanizada”. São descritas as seguintes ferramentas dentro da Gestão Clínica:

A

Gestão da Condição de Saúde, Gestão de Caso, Auditoria Clínica e Lista de Espera.

28
Q

Para adequado controle dos agravos crônicos à saúde, é de fundamental importância a corresponsabilização da pessoa. Para tanto, nem sempre a educação em saúde suficiente, sendo úteis, por exemplo, as estratégias motivacionais. Tendo tal conceito em mente, considere a seguinte situação clínica: Senhor João é um homem de 55 anos, em acompanhamento por hipertensão há cerca de 2 anos, com bom controle. Nunca fumou é aderente ao tratamento medicamentoso, porém mantém- se sedentário. Ao conversar com ele novamente, seu médico identifica que o senhor João reconhece que o sedentarismo é um problema e ele está considerando iniciar atividade física, porém diz não ter tempo. Acha que conseguirá iniciar caminhadas quando tirar férias do trabalho, oque deve ocorrer em cerca de 4 meses. Tendo em vista tal situação e os Estágios de Mudança de Comportamento do Modelo Transteórico, em qual estágio motivacional o senhor João está, no que diz respeito à prática de atividade física?
A) Contemplação, pois admite que há um problema, porém apresenta um comportamento ambivalente e considera adotar mudanças eventualmente.
B) Preparação, pois já definiu quando deve iniciar atividade física e criou condições para mudar o comportamento.
C) Ação, pois o planejamento para a prática de atividade física é a primeira mudança necessária na mudança do comportamento.
D) Manutenção, pois não alterou seu comportamento sedentário, mantendo-se inativo.

A

B

29
Q

Existem evidências de que a absorção de certos nutrientes diminui com a idade. No entanto ainda não existem evidências suficientes de que os valores recomendados denutrientes devam ser diminuídos ou aumentados para idosos. Os pontos de corte de IMC, entretanto, são diferentes para a população idosa, sendo IMC < 22 classificado como baixo peso, de 22 a 27 como eutrófico e > 27 como sobrepeso.

A

Correta.

30
Q
A
31
Q
A
32
Q
A
33
Q
A

Correta E

34
Q
A