POLÍTICA EDUCACIONAL, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Flashcards
LDB n. 9394/96
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB n. 9394/96) estabelece as regras para o funcionamento do sistema educacional no Brasil.
Princípios da Educação (Artigos 2º e 3º)
Art. 2º: A educação tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º: Princípios do ensino incluem igualdade de condições, liberdade de aprender e ensinar, pluralismo de ideias, respeito à liberdade, coexistência de instituições públicas e privadas, gratuidade do ensino público, valorização do profissional da educação, gestão democrática, garantia de padrão de qualidade e vinculação entre educação, trabalho e práticas sociais.
Educação Básica
Compreende: Educação infantil (creche e pré-escola), Ensino fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino médio.
Educação infantil é gratuita e de responsabilidade dos municípios.
Ensino fundamental é obrigatório e gratuito.
Ensino médio é obrigatório e gratuito, com objetivos de aprofundamento dos conhecimentos.
Ensino Superior
Responsabilidade da União.
Objetivos: formar diplomados, estimular a criação cultural, incentivar pesquisa e investigação científica.
Outras Modalidades de Educação
Educação especial, indígena, a distância, profissional e tecnológica, de jovens e adultos.
Recursos Financeiros
União deve aplicar no mínimo 18% da receita de impostos em educação.
Estados e municípios devem aplicar 25% em educação.
Deveres e Responsabilidades das Esferas do Poder Público
União: coordenar política nacional de educação, elaborar Plano Nacional de Educação, prestar assistência técnica e financeira.
Estados: organizar e manter seus sistemas de ensino, oferecer ensino fundamental e médio.
Municípios: organizar e manter sistemas de ensino, oferecer educação infantil, dar prioridade ao ensino fundamental.
Avaliação e Currículo
Avaliação contínua e cumulativa.
Currículo deve ter base nacional comum e parte diversificada.
Educação Especial
Modalidade de ensino para educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
Formação de Docentes
Docentes devem ter formação em nível superior.
Preparação para magistério superior em nível de pós-graduação.
Tópico: Comportamento da Sociedade Contemporânea em Relação às Políticas Públicas Educacionais
Deve a sociedade se envolver ativamente nas políticas públicas educacionais? Qual é o papel dos educadores e dos pais nesse processo? É suficiente apenas votar nas eleições?
Definição de Políticas Públicas
Conjunto de expectativas dirigidas ao poder público a partir de conceitos, sentidos, ideologias e entendimentos distintos.
Influência do Estado na Educação
O Estado exerce influência significativa sobre a educação, coordenando recursos públicos e atividades privadas para atingir objetivos socialmente relevantes.
Foco das Políticas Públicas Educacionais
As políticas públicas educacionais devem ser focadas na realidade brasileira, considerando diversidade cultural, étnica, regional e social, e devem ser congruentes, complementares ou compensatórias em relação à política econômica básica.
Limitações das Políticas Educacionais Brasileiras
As limitações incluem historicamente a escassez de recursos financeiros para a educação e a descontinuidade das medidas educacionais, além da resistência das elites dirigentes à educação pública.
Reforma Educacional nos Estados Unidos
A reforma educacional nos Estados Unidos combina padrões de administração social com ideais de liberdade, enfatizando conceitos como “voz”, emancipação e participação da comunidade.
Reforma Educacional na Espanha e América Latina
Na Espanha, a falta de consideração pelas tradições educacionais resultou no fracasso da reforma. Na América Latina, as reformas ainda enfrentam desafios de implementação devido a questões mais amplas do contexto sociopolítico.
Relação entre Reformas Educacionais e Precarização do Trabalho Docente no Brasil
As reformas educacionais no Brasil, após a década de 1990, estão relacionadas à precarização das condições de trabalho docente, com medidas como a centralização da administração escolar e a vinculação aos financiamentos por quantidade de alunos.
Importância do Estudo das Políticas Públicas Educacionais
Compreender o campo das políticas públicas educacionais é fundamental para superar atrasos históricos e promover mudanças no sistema educacional e na atuação dos profissionais da educação.
Política Pública
Refere-se à administração do Estado pelas autoridades e especialistas governamentais, bem como às ações da coletividade em relação a esse governo.
Educação Política
É a ideia de que a política não deve ser dissociada da educação, visando evitar que a educação promova preconceito, violência, intolerância, individualismo e desigualdades. Propõe uma educação que promova a consciência política.
Polity:
É a dimensão institucional do sistema político, envolvendo as estruturas e organizações governamentais.
Politics:
Refere-se à dimensão dos processos políticos, incluindo o debate, negociação e tomada de decisões.
Policy (ou policies):
É a dimensão dos conteúdos da política, ou seja, as ações e medidas específicas implementadas pelo governo para abordar questões políticas.
Educação como Direito:
A educação é vista como um direito de todos os indivíduos, contribuindo para a criação de escolas democráticas e uma sociedade mais justa e humana.
História das Políticas Educacionais no Brasil:
Destaca as lutas e desafios enfrentados ao longo da história para garantir o acesso à educação pública no Brasil, desde os tempos coloniais até a Constituição de 1988.
Ajuste Econômico:
Políticas de ajuste econômico de curto prazo que dificultam consensos em torno de objetivos de longo alcance, como a educação.
Governos Democrático-Populares:
Período em que governos progressistas na América Latina buscaram ampliar direitos sociais, incluindo a educação, para os setores populares.
Flashcard 10
Projeto Principal de Educação para a América Latina e o Caribe (PPE):
Iniciativa para promover a educação na América Latina e no Caribe entre as décadas de 1980 e 2000, abordando questões econômicas e sociais.
O que são políticas públicas?
Políticas públicas são ações, programas e atividades realizadas pelo Estado, direta ou indiretamente, com o objetivo de abordar problemas sociais e políticos de acordo com as demandas da sociedade civil.
Políticas Públicas para Educação Infantil
!
2 / 2
Flashcard 1:
Políticas Públicas para Educação Infantil
Definição: Conjunto de ações realizadas pelo Estado com o objetivo de equacionar problemas sociais e políticos relacionados à infância.
Século XIX: Poucas instituições de cuidados infantis, como orfanatos e internatos.
Décadas de 1970 e 1980: Mudanças sociais e econômicas, discussões sobre a natureza da educação infantil.
Constituição Federal de 1988: Reconhecimento do direito das crianças à educação infantil.
Década de 1990: Priorização do desenvolvimento humano, influência de agências multilaterais como o Banco Mundial.
Metas da Conferência Mundial de Educação para Todos (Jomtien) e do Fórum Mundial de Educação para Todos (Dakar).
Como é financiada a educação infantil no Brasil?
A educação infantil no Brasil é financiada por meio de diferentes fontes, incluindo recursos da União, estados e municípios, bem como contribuições sociais, como o salário-educação e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
Quais são os órgãos internacionais que influenciaram as políticas de financiamento da educação no Brasil?
Alguns órgãos internacionais que influenciaram as políticas de financiamento da educação no Brasil incluem o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão Econômica para a América Latina.
O que é o FUNDEB e qual é o seu objetivo?
O FUNDEB é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, criado para financiar a educação básica no Brasil. Seu objetivo é garantir recursos para todas as etapas da educação básica, reduzindo desigualdades regionais e promovendo a qualidade do ensino.
Quais são alguns dos programas federais para a educação infantil no Brasil?
Alguns programas federais para a educação infantil no Brasil incluem o Proinfância, Programa Brasil Carinhoso, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e a Política Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Infantil.
Qual é o objetivo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)?
O Proinfância tem como objetivo ampliar a rede de educação infantil no Brasil, oferecendo assistência técnica e financeira para a construção de novas unidades e aquisição de equipamentos e materiais para escolas de educação infantil.
O que é o Programa Brasil Carinhoso e qual é sua finalidade?
O Programa Brasil Carinhoso visa superar a extrema pobreza, melhorar o acesso à creche, à pré-escola e à saúde para crianças de famílias do Bolsa Família. Ele inclui a transferência de recursos para municípios com base no número de crianças beneficiárias e a antecipação de recursos para custear novas turmas de educação infantil.
O que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)?
O PNAE é um programa que financia a alimentação escolar no Brasil, repassando recursos aos estados e municípios com base no número de alunos matriculados na educação básica.
Qual é o objetivo do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE)?
O PNATE tem como objetivo custear despesas relacionadas ao transporte de alunos da educação básica pública residentes em áreas rurais, garantindo acesso à escola.
O que é o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e como ele beneficia a educação infantil?
O PDDE repassa recursos diretamente às escolas para melhorar sua infraestrutura física e pedagógica, beneficiando também a educação infantil desde 2009.
O que é a Política Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Infantil?
É uma política nacional que promove cursos de especialização em docência na educação infantil, em parceria com instituições de ensino superior e secretarias municipais de educação, visando aprimorar a formação de professores nesta etapa de ensino.
O que são políticas públicas?
Definição: Conjunto de ações, programas e atividades realizadas pelo Estado, direta ou indiretamente, para equacionar problemas sociais e políticos conforme as demandas da sociedade civil (Secchi, 2013).
Exemplo: Políticas públicas para a educação infantil visam resolver desafios relacionados à infância e suas famílias.
História da Educação Infantil no Brasil
Século XIX: Predominância de cuidados infantis pelas mulheres; poucas instituições especializadas.
Décadas de 1970 e 1980: Mudanças sociais, econômicas e conceituais em relação à infância; surgimento de políticas públicas para a educação infantil.
Constituição Federal de 1988: Reconhecimento do direito à educação infantil.
Anos 90: Influência de agências multilaterais como o Banco Mundial nas políticas de educação infantil (Abuchaim, 2018).
Compromissos Internacionais
Jomtien (1990): Compromisso de suprir necessidades básicas de crianças, erradicar o analfabetismo e universalizar o acesso à escola.
Dakar (2000): Estabelecimento da meta de expandir e melhorar o cuidado e a educação infantil.
Documentos de Organizações Internacionais: Influenciaram as políticas de educação infantil no Brasil (Moreira e Lara, 2012).
Marcos Legais no Brasil
Constituição de 1988: Reconheceu o direito das crianças à educação infantil.
Estatuto da Criança e do Adolescente (1990): Reforçou os direitos das crianças.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996): Estabeleceu a educação infantil como primeira etapa da educação básica.
Plano Nacional de Educação (PNE)
PNE 2001-2011: Estabeleceu metas para a educação infantil e a corresponsabilidade entre municípios, estados e União.
PNE 2014-2024: Inclui metas para a universalização da pré-escola e ampliação das creches.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI)
DCNEI de 1999 e 2009: Definiram princípios para propostas pedagógicas na educação infantil.
Marco Legal da Primeira Infância (2016)
Destacou a importância de políticas públicas abrangentes para a primeira infância, incluindo saúde, educação e assistência social.
:Qual foi o marco legal que estabeleceu as bases para a organização do sistema de ensino no Brasil?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1971
O que motivou a mobilização por uma nova Constituição Federal no Brasil na década de 1980 em relação à educação?
A busca pela democratização do ensino e pelo direito à educação de qualidade para todos os cidadãos
Quais são os principais documentos que regem a legislação educacional no Brasil após a Constituição Federal de 1988?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) e o Plano Nacional de Educação (PNE, Lei nº 13.005/2014).
Como a legislação educacional no Brasil está estruturada em termos de sua natureza legislativa?
Existem dois tipos de legislação educacional no Brasil: regulador (institui regras e princípios) e regulamentador (prescreve a forma de execução das regras estabelecidas).
Quais são os níveis/modalidades educacionais e os sistemas administrativos correspondentes no Brasil?
Educação infantil (creche e pré-escola): Município
Ensino fundamental: Municípios e estados
Ensino médio: Estado
Ensino superior: Governo Federal
Educação de jovens e adultos: Estados e municípios
Educação profissional: Estado e Governo Federal
Educação especial: Todas as esferas governamentais
Quais são os princípios fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 em relação à educação no Brasil?
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
Quais são as responsabilidades do Estado com a educação, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988?
Garantir a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade.
Assegurar a oferta gratuita da educação básica para todos que não tiveram acesso na idade apropriada.
Organização da Educação Básica na Legislação Educacional
A educação básica é regulamentada pela legislação brasileira, incluindo a Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014.
Responsabilidades do Estado com a Educação
De acordo com a Constituição de 1988, o Estado tem a responsabilidade de fornecer educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, universalizar o ensino médio gratuito, oferecer atendimento educacional especializado a portadores de deficiência, fornecer educação infantil até os 5 anos e promover o acesso aos níveis mais elevados de ensino.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
A LDB é a principal legislação educacional do Brasil e abrange a organização e regulamentação do sistema de ensino, incluindo instituições públicas e privadas, níveis e modalidades de ensino, bem como questões relacionadas a profissionais da educação.
Plano Nacional de Educação (PNE)
O PNE é um plano decenal que visa articular o sistema nacional de educação, estabelecendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a melhoria da educação no Brasil. Foi promulgado em 2014 com prazo de vigência até 2024.
diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum para o ensino fundamental e médio, orientando a organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das propostas pedagógicas em todo o país.
Políticas Públicas para a Educação Básica
Políticas públicas educacionais no Brasil visam melhorar a qualidade da educação, abrangendo áreas como alfabetização, reestruturação de escolas de educação infantil, ampliação da jornada escolar, avaliação da aprendizagem e fornecimento de materiais didáticos.
Programa Mais Alfabetização
Este programa apoia escolas no processo de alfabetização de estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental, visando prevenir o abandono escolar e a distorção idade/ano.
Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD)
O PNLD disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias, além de materiais de apoio à prática educativa, de forma gratuita, às escolas públicas de educação básica e instituições de educação infantil sem fins lucrativos
Políticas Públicas
Políticas públicas são ações e programas criados pelo governo para cumprir suas obrigações sociais e atender às necessidades da sociedade.
Formulação de Políticas Públicas
A formulação de políticas públicas envolve a tradução dos objetivos do governo em programas e ações concretas que buscam alcançar resultados desejados.
Envolvimento de Diversas Origens
Políticas públicas podem ser influenciadas por diversas fontes, incluindo movimentos sociais, organizações da sociedade civil, empresas e outros grupos interessados.
Ciclo de Formulação de Políticas Públicas
O ciclo de formulação de políticas públicas envolve várias etapas, desde a identificação de problemas até a implementação e avaliação das políticas.
Políticas Públicas na Educação
Políticas públicas educacionais regulam e orientam o sistema de ensino, abrangendo desde a educação básica até a educação superior.
Contextos para Estudo de Políticas Públicas Educacionais
O estudo de políticas públicas educacionais pode ser analisado a partir de três contextos: influência, produção de textos e prática.
Contextos Históricos e Econômicos
As políticas públicas educacionais são influenciadas pelos contextos históricos, econômicos, políticos e culturais do Brasil.