Plasma fresco congelado Flashcards

1
Q

De que consiste o PFC?

A

O plasma fresco congelado (PFC) consiste na porção acelular (água, albumina, globulinas, fatores de coagulação, carboidratos e lipídeos) obtida a partir de centrifugação da unidade de sangue total obtida de um único doador

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como é a manutenção do PFC nos bancos de sangue?

A

Ele é mantido a temperaturas entre 18 e 25 °C negativos e possui validade de 12 a 24 meses nessas condições. O congelamento permite a preservação dos fatores da coagulação e da fibrinólise, além de albumina, imunoglobulinas, outras proteínas e sais minerais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Leia sobre PFC?

A

Para compreender o significado clínico de uma deficiência de fatores da coagulação, é necessário entender o funcionamento básico do processo de coagulação. De maneira simplificada e didática: uma vez ocorrendo lesão endotelial e havendo as condições adequadas (pH, cálcio e temperatura), haverá formação de coágulo sempre que fatores da coagulação, fibrinogênio e plaquetas estiverem acima de seus níveis críticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como identificar que um paciente tem coagulopatia?

A

Alguns aspectos clínicos, porém, ajudam nessa distinção: sangramento difuso oriundo de microvasos nas superfícies cruentas, nas bordas da ferida operatória, nas membranas mucosas ou nos sítios de punção vascular. Mesmo avaliando essas características, são inerentes ao diagnóstico clínico de coagulopatia uma razoável parcela de subjetividade, ampla variabilidade interavaliadores e dependência da acessibilidade visual do avaliador ao campo cirúrgico. Além da dificuldade em distinguir entre sangramento “cirúrgico” e “por coagulopatia”, a simples observação do campo cirúrgico não permite distinguir qual(is) é(são) o(s) defeito(s) causador(es) da coagulopatia (deficiência de FCs, plaquetas, fibrinogênio ou ocorrência de hiperfibrinólise). Para tal mapeamento, é necessário recorrer a exames laboratoriais a fim de checar se os integrantes da coagulação estão acima ou abaixo de seus níveis críticos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O gatilho do tempo de protrombina (TP) e do tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) comumente empregado é por volta de ____ vez o valor de controle Valores laboratoriais de 1,5 vez o normal podem corres- ponder a níveis de FC que ainda proveem hemostasia normal, sobretudo nas deficiências multifatoriais. A indicação de PFC exclusivamente com base em valores laboratoriais pode, por- tanto, resultar em transfusões desnecessárias. Assim, a indicação de PFC deve reunir a ocorrência de coagulopatia e a de- monstração laboratorial do déficit de FC

A

1,5

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A indicação-chave do uso de PFC é um déficit de____ (conforme apontado em exame laboratorial) capaz de gerar insuficiência na capacidade hemostática do organismo e sangramento asso- ciado (coagulopatia). O déficit de ____ pode ser quantitativo (p. ex., perda, consumo, diluição, redução da síntese) ou qualitativo (p. ex., uso de fármacos, desenvolvimento de autoanticorpos ou de inibidores).

A

FC; FC

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sobre a reposição de plasma, leia a seguir

A

A despeito das diretrizes com recomendações precisas e claras publicadas nos últimos 30 anos, o PFC segue sendo o hemocomponente mais inapropriadamente solicitado. Cerca de um terço dessas solicitações errôneas se destina a corrigir um INR prolongado antes de procedimentos invasivos. Isso ocorre porque muitos médicos não confiam nas diretrizes publicadas e embasam sua prática em três premissas: (I) o prolongamento de exames da coagulação prediz sangramento associado a procedimentos invasivos; (II) a administração de PFC antes do procedimento corrigirá as alterações laboratoriais; e (III) a transfusão profilática resulta em menos eventos hemorrágicos. De modo geral, a primeira, a segunda e a terceira premissas têm-se demonstrado falsas, desprovidas de evidências científicas ou potencialmente arriscadas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

o nível crítico dos FCs está em torno de____ de atividade. Uma dose de 1 mL⋅kg-1 de PFC fornece cerca de 1,0 a 1,5% de atividade dos diversos FCs. Dessa forma, considerando que um indivíduo tenha em torno de 20% de atividade dos FCs, seria necessária uma dose de cerca de 10 mL⋅kg-1 de PFC para que os FCs fiquem acima de seus níveis críticos.

A

30%

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a dose recomenda de PFC?

A

As diretrizes recomendam uma dose genérica e “cega” de PFC, que vai de 10 a 20 mL⋅kg-1. Embora, em deficiências menos graves, tal faixa de doses possa ser suficiente para superar o nível crítico de 30%, apenas doses de 30 mL⋅kg-1 de PFC foram capazes de restaurar a hemostasia nas deficiências mais graves. Mais um ponto importante é a quantidade de plasma con- tida em outros componentes: 4 a 5 concentrados de plaquetas randômicas (ver adiante) ou 1 unidade de plaqueta por aférese contêm aproximadamente o mesmo volume e a mesma quantidade de fatores da coagulação que 1 unidade de PFC. Dessa maneira, quando da reposição de plaquetas e PFC em um mesmo doente, deve-se abater das unidades de PFC solicitadas o volume de plasma contido nas unidades de plaquetas. CH e crioprecipitado contêm apenas quantidades residuais de plasma e fatores da coagulação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Fale sobre a compatibilidade ABO e Rh do PFC

A

Como o plasma pode conter isoemaglutininas anti-A e anti-B (anticorpos contra antígenos de superfície das hemácias), é preciso que o PFC seja ABO-compatível. Por outro lado, o PFC contém apenas pequenas quantidades de estroma de hemácias (que é menos imunogênico que hemácias intactas), e não precisa ser Rh-compatível, já que dificilmente causa aloimunização; também devido à escassez de hemácias, não é necessária a realização de crossmatching no PFC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Após,ser solicitado, o PFC é rápidamente liberado?

A

Não. Após ser solicitado, o PFC é descongelado ao longo de 30 minutos em banho-maria entre 34 e 40 °C, pois o uso de temperaturas maiores pode resultar em queda na atividade dos FCs. Ao receber as bolsas, o anestesiologista tem por obrigação conferir os dados de identificação da bolsa e do receptor. Caso as bolsas não sejam imediatamente utilizadas, elas devem ser conservadas em reservatórios de temperatura controlada, a fim de manter quantidades adequadas de fatores da coagulação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Veja sobre PFC

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais os critérios para transfusão intraoperatória de PFC?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly