Concentrado de hemácias Flashcards
Como é obtido o concentrado de hemácias?
O concentrado de hemácias (CH) é obtido por meio da centrifugação de uma bolsa de sangue total e da remoção da maior parte do plasma. Na doação, o sangue total é direcionado para uma bolsa con- tendo soluções anticoagulantes preservadoras.
Como o oxigênio circula para os tecidos?
O oxigênio (O2) ofertado para os tecidos circula, em sua maior parte, conectado à hemoglobina (Hb) das hemácias Por esse motivo, a anemia tem o potencial de reduzir a oferta de oxigênio (DO2, do inglês delivery of oxygen)
Qual a fórmula do DO2, do inglês delivery of oxygen?
DO2 = [Débito cardíaco] × [(Hb × 1,39 × SaO2) + (PaO × 0,003)]
à medida que sangra, a maioria dos pacientes consegue manter essa oferta ativando diversos mecanismos de compensação da anemia. Quais estes mecanismos?
aumento no débito cardíaco, redistribuição do fluxo sanguíneo para órgãos nobres e elevação na extração de oxigênio, entre outros. Em algumas situações, porém, esses mecanismos podem se mostrar insuficientes, e a transfusão de hemácias está indicada para restaurar a capacidade de transporte do oxigênio.
transfusão de CH não é indicada para valores de hemoglobina acima de 10 g⋅dL, mas o limite inferior de tolerância varia entre ____
6 e 8 g⋅dL
A fim de refinar as indicações transfusionais, recomenda-se que, além da dosagem sérica de hemoglobina, empreguem-se indicadores fisiológicos da oxigenação tecidual. Quais estes indicadores?
(estado hemodinâmico, lactato, déficit de bases, saturação venosa central, saturação venosa mista, diferença venoarterial de O2, deflexões no segmento ST) como marcadores da capacidade individual de tolerar e compensar a anemia aguda. A decisão de transfundir CH, portanto, deve ser individualizada e multifatorial.
Qual o melhor momento para transfundir um paciente anêmico no perioperatório?
O melhor momento para transfundir um paciente anêmico no perioperatório (pré, intra ou pós-operatório) ainda não está bem definido devido à escassez de estudos.
Quais sistemas de antígenos mais causam reação transfusional?
Felizmente, apenas dois sistemas de antígenos (ABO e Rh) costumam produzir reações transfusio- nais clinicamente significativas frente a uma incompatibilidade doador-receptor. Por esse motivo, selecionam-se concentrados de hemácias de sistemas ABO e Rh idênticos aos do receptor (também chamadas de hemácias “tipo-específicas”)
O procedimento de tipagem ABO-Rh é feito em até 5 minutos no banco de sangue. A realização de provas cruzadas (crossmatching) aprofunda a verificação de compatibilidade sorológica entre doador e receptor. Nesse procedimento laboratorial, que dura de 45 a 60 minutos, um pouco de soro do receptor é misturado com uma pequena quantidade de hemácias do doador. Qual a necessidade da transfusão teste?
Essa “transfusão-teste” procura detectar anticorpos irregulares no receptor, eventuais erros na tipagem ABO-Rh ou na identificação do paciente Sempre que se dispuser de tempo (60-90 minutos), deve-se transfundir hemácias tipo-específicas (idênticas) às do grupo do receptor e que tenham demonstrado compatibilidade nas provas cruzadas. Em casos com menor disponibilidade de tempo (10-20 minutos), é aceitável transfundir hemácias idênticas às do grupo do receptor, mas sem a realização das provas cruzadas
Ao receber as bolsas, o anestesiologista tem por obrigação conferir os dados de identificação da bolsa e do receptor. Caso as bolsas não sejam imediatamente utilizadas, elas devem ser conservadas em reservatórios de temperatura controlada____ ou em geladeiras apropriadas.
(1-10 °C)
A exposição do CH a temperaturas não controladas por mais de 30 minutos resulta no comprometimento da qualidade do CH e no aumento do risco de crescimento bacteriano, de maneira que tais unidades costumam ser descartadas caso sejam retornadas para as agências transfusionais. Por esses mesmos receios, recomenda-se que nenhuma transfusão exceda o período de infusão ____
de 4 horas
CH e os demais produtos hemoterápicos devem ser transfundidos em equipos específicos (capazes de reter coágulos e agregados). Sempre que possível, as hemácias e os demais hemocomponentes devem ser transfundidos em acesso venoso exclusivo, ou, se compartilhado, que o seja apenas com ____
solução salina a 0,9%
Quais os riscos da administração concomitante de fármacos e produtos hemoterápicos?
Os riscos da administração concomitante de fármacos e tais produtos hemoterápicos seriam de desnaturação de proteínas plasmáticas como albumina e fatores da coagulação, quando expostos a soluções com pH muito diferente, e de cremação ou hemólise das hemácias, quando expostas a soluções com tonicidade muito discrepante (como solução de manitol ou de glicose a 5%
A estocagem de sangue para transfusão requer a adição de soluções anticoagulantes-preservadoras contendo ____. Esse composto impede a coagulação ao quelar os íons cálcio e, consequentemente, interferir nas reações da coagulação
citrato de sódio Entretanto, cada bolsa de 500 mL de RL contém 150 mg de cloreto de cálcio, e a infusão dessa solução, junto com o CH, poderia superar a capacidade de quelação do citrato, resultando em formação de coágulos. Estes, por sua vez, poderiam ficar retidos na linha venosa (lentifi- cando a infusão) ou entrar na circulação e comprometer capilares pulmonares.
Qual a velocidade de infusão do CH?
recomendam que, quando o estado clínico do paciente permitir, o tempo de infusão de cada CH seja de 60 a 120 minutos em adultos ou 5 mL⋅kg⋅h (no máximo, 20-30 mL⋅kg⋅h) em pacientes pediátricos