Planejamento Flashcards
Planejar consiste em :
DEFINIR OBJETIVOS E ESTABELECER MEIOS ADEQUADOSPARA ALCANÇÁ-LOS.
“O planejamento pe a primeira das funções administrativas e é a que DETERMINA antecipadamente quais são os OBJETIVOS a serem atingidos e COMO alcançá-los
Matriz SWOT
Ponto forte - controlável
Ponto fraco - controlável
Oportunidade - incontrolável
Ameaça - incontrolável
ESTRATÉGIAS
Sobrevivência(CENÁRIO DE PROBLEMAS) - Pfra+A - redução de custo, desinvestimento, liquidação do negócio
Manutenção(CENÁRIO DE VULNERABILIDADE) - Pfte+A - busca estabilidade, estratégia nicho e de especialização
Crescimento( CENÁRIO de LIMITAÇÕES) - Pfra+O - inovação, internacionalização, joint venture expansão
Desenvolvimento(CENÁRIO ALAVANCAGEM) - pfte+O - diversificação horizontal, vertical, concêntrica, conglomerada, interna e mista
BCG(MATRIZ DE CRESCIMENTO E PARTICIPAÇÃO)
Abordagem de PORTIFÓLIO - avaliação de cada uma das unidades de negócio com relação ao mercado em que comoetem e à estrutura INTERNA da organização.
Objetivo - APOIAR GESTORES na formulação de estratégias para o equilíbrio de fluxo de caixa da empresa.
A matriz bcg concentra-se na análise de DUAS dimensões de uma UNIDADE de NEGÓCIO: Participação relativa de mercado (posição competitiva) e taxa de crescimento de mercado (atividade da indústria).
MATRIZ BCG OU DE PORTIFÓLIO OU DE CRESCIMENTO-PARTICIPAÇÃO
ESTRELA - elevada participação no mercado necessita de grande $
VACA LEITERA - Participação dominante, baixa taxa de crescimento nao requer grandes $
INTERROGAÇÃO - Pequena $ e rapido crescimento
CACHORRO/ABACAXI - Retorno deficiente, estagnado, posição competitiva fraca baixa necessidade $. Devem ser liquidados.
Análise competitiva e estratégia genérica de Porter
Vantagens competitivas:
Qualidade superior do produto, domínio exclusivo de matéria-prima ou de tecnologia, pioneirismo, linha de produção eficiente e de baixo custo, imagem de marca forte e posse de $.
Mas a raiz da competitividade está nas COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS (CORE COMPETENCES) q são pontos fortes distintivos que conseguem integrar, otimizar e entregar mais valor. Elas garantem acesso potencial à ampla variedade de mercado, traduzem uma contribuição significativa para necessidades dos cliente e são difíceis de ser reproduzidas e imitadas.
Cadeia de valor de Porter
Processo pelo qual devem alinhar-se as várias atividades criadoras de valor(de apoio e primárias) para obter vantagens competitivas sustentáveis que repassem maior valor ao mercado.
Atividade de valor pode ser 2 tipos:
Primárias - logística interna ou de entrada, operações, logistica de saída ou externa, vendas e serviços
De apoio - Aquisição, desenvolvimento de tecnologia, gerencia de RH, infraestrutura da empresa
5 forças competitivas de Porter
Modelo de apoio de formulação de estratégias de negócio. A atratividade depende de 5 forças competitivas:
1- Ameaça de novos entrantes - barreiras q dificultam a entrada: economia de escala, diferenciação do produto, necessidade de capital e custo de mudança, acesso aos canais de distribuição, desvantagem de custo independentemente de escala, retaliação esperada, preço de entrada dissuasivo
2- Ameaça de produtos substitutos
3- Poder de barganha dos fornecedores - mais concentrado com dominação de poucas empresas, não houver produtos substitutos satisfatórios, os bens dos fornecedores sao fundamentais para o exito do negócio
4- Poder de barganha dos clientes
5- Rivalidade entre concorrentes estabelecidos
Estratégias competitivas genéricas de Porter: vc tem q fazer! Ta em planejamento do heron
Estratégias competitivas genéricas de Porter:
São 3:
1 - Liderança de custos
2 - Diferenciação- marcas de luxo - unicidade observada pelo CLIENTE
Essas primeiras buscam alcance de vantagens competitivas para atuar em TODA a indústria
3 - Foco - segmento específico do mercado - grupo de cliente ou região geográfica
Essa ultima visa uma vantagem de custo ou diferenciação em um segmento ESTREITO
5W2H
What
Why
Who
Where
When
How
How much
BSC - BALANCED SCORE CARD
Instrumentos gerenciais integrados e balanceados relacionados ao futuro estratégico da empresa. Sistema de suporte e decisão.
Mede performance nas organizações do futuro.
, ou seja é um sistema de MEDIÇÃO E GESTAO DE DESEMPENHO.
O conceito surgiu a partir da percepção de que os modelos de gestão anteriores contemplavam apenas indicadores financeiros, além deles refletirem resultados defasados e não comunicavam projeções de desempenho futuro estimado mediante clientes, fornecedores, funcionários, tecnologia e inovação.
A filosofia do bsc permite viabilizar os processos gerenciais CRÍTICOS descritos a seguir:
1- Estabelecer e traduzir a visão estratégica - o processo tem início com o esforço conjunto da alta da Administração em traduzir a estratégia de sua unidade de negócio em objetivos estratégicos específicos. Em seguida esses objetivos irão se interligar através de relações de causa e efeito sob as diferentes perspectivas do negócio: FINANCEIRA, CLIENTE, PROCESSOS INTERNOS, APRENDIZADO E CRESCIMENTO
2- Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas: mostra a TODOS os funcionários os objetivos criticos. A comunicação e conexão auxiliam gerentes na comunicação da estratégia para cima e para baixo na organização.
3 - planeja r e estabelecer metas e alinhas as perspectivas estratégicas: os executivos devem estabelecer metas para dar continuidade no desempenho da unidade de negócio. O BSC permite tbm que se quantifiquem os resultados pretendidos no longo prazo, que se identifiquem mecanismos e forneçam recursos para que o resultados sejam alcançados e se estabeleçam referenciais de curto prazo para medidas financeiras e não financeiras.
4 - Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico: Fornece aos executivos um procedimento para receber feedback sobre sua estratégia e testar as hipóteses em que ela se baseia, viabilizando correções e o aprendizado organizacional em nivel executivo. O BSC NÃO SE lmita em medir a mudança, ele ESTIMULA.
Perspectivas do BSC
Financeira (perspectivas dos acionistas): permite que diversas unidades estratégicas de negócio vinculem suas propostas de trabalho a um objetivo central para toda a organização. Avalia rentabilidade estratégica de maneira que sejam mensurados os resultados gerados que agregarão valorba seus acionistas.
Clientes(mercado): auxilia em relação a clientes atuais e do futuro. Quais clientes são prioridade. Indicadores de participação de mercado, precisão no atendimnto de pedidos, obtenção de novos clientes e retenção, sua rentabilidade e nível de satisfação.
Perspectivas dos processos: conjunto específico de processo a fim de criar valor aos clientes e produzir resultados financeiros. Processos de inovação, operacionais e de pos venda. Mapeamento de processos que geram impacto na obtenção de resultados financeiros e sobre satisfação dos clientes.
Aprendizado e crescimento (inovação): como a organização pode aprender e melhorar constantemente. Indicadores de inovação, melhoria contínua, ativos intelectuais… As pessoas, sistemas de informação e a estrutura e procedimentos são princiais fontes de aprendizado e crescimento da organização. Indicadores de satisfação, lucratividade, treinamento e rotatividade dos funcionários.
Papéis criticos do Bsc:
Arquiteto: responsável pela construção e incorporação do BSC. Traduz a estratégia e objetivos e indicadores específicos.
Agente de mudanças: representante executivo principal. Adapta a atividade gerencial à nova realidade da organização.
Comunicador: comunica aos funcionários a nova estratégia. Motiva o feedback da aplicação da nova estratégia.
Processo de elaboração do BSC
5 PRINCÍPIOS:
1- Traduzir a estratégia em guias operacionais: referencial: mapa estratégico, que descreve a estratégia e fornece os fundamentos que guiarao o projeto de um BSC
2- Alinhar a organização à estratégia: as áreas ou unidades de negócio se ligam à estratégia corporativa
3- Transformar a estratégia em tarefa de todos: comunicação topdown
4- Converter a estratégia em processo contínuo: conexão de estratégia ao processo orçamentário, objetivando ligar estratégia de longo prazo com a de curto prazo, reuniões gerenciais e o aprendizado organizacional
5- Mobilizar mudança por meio da liderança executiva: envolvimento da alta direção no processo de mudança, como esclarecimentoda importância da mudança e definição de processos de governança.
Princípios do MAPA ESTRATÉGICO
1- estratégia equilibra forças contraditórias
2- a estratégia baseia-seem proposição de valor diferenciada para clientes
3- cria-se valor por meio de processos internos
4- estratégia compõe-se de temas complementares e simultâneos
5- o alinhamento estratégico determina o valor de ativos INTANGÍVEIS
Omapa estratégico fornece uma maneira uniforme e consistente de descrever a estratégia, que facilita a definição e o gerenciamento dos objetivos e indicadores. É o pilar da construção do BSC. 5 COMPONENTES:
1- Mapa estratégico
2- Objetivos estratégicos
3- Indicadores de desempenho
4- Metas
5- Plano de ação