Perguntas da P1- Antipsicóticos Flashcards
São sintomas negativos da esquizofrenia:
Ausência de resposta emocional
Isolamento social
Ausência de prazer
Os sintomas extrapiramidais (SEPs) estão diretamente relacionados à afinidade do fármaco pelo receptor. Qual dos seguintes medicamentos apresenta menor risco de geração de SEPs?
Quetiapina
Homem, 29 anos, interrompe o tratamento com antipsicótico e relata que deixou de tomar os comprimidos pois acredita que o medicamento está sendo utilizado pelo governo para o controle populacional. Sobre este caso, é possível afirmar que:
O paciente apresenta hiperatividade dopaminérgica mesolímbica e pode ser tratado com Haloperdol via intramuscular
A esquizofrenia é caracterizada por:
Aumento da transmissão dopaminérgica na via mesolímbica
É uma vantagem dos antipsicóticos típicos em relação aos atípicos:
Maior afinidade por receptores dopaminérgicos
Homem, 59 anos, com esquizofrenia e obesidade se apresenta para consulta de rotina. Ele faz o uso de olanzapina, pois desenvolveu discinesia tardia com haloperidol. Este paciente deve ser rastreado para qual dessas condições devido à sua medicação?
Diabetes
Mulher, 30 anos, iniciou tratamento farmacológico para esquizofrenia e apresenta irregularidade menstrual e galactorreia. Esse efeito é mediado por:
Bloqueio de receptores dopaminérgicos na via tuberoinfundibular
Adolescente, 16 anos, foi diagnosticado com esquizofrenia. Qual dos medicamentos a seguir tem maior possibilidade de melhorar sua apatia e baixa autoestima?
Risperidona
Comparado com os agentes antipsicóticos fenotiazínicos de baixa potência, o haloperidol tem maior probabilidade de causar qual dos seguintes efeitos adversos?
Acatisia
Paciente do sexo feminino, 18 anos, foi diagnosticada com esquizofrenia aos 17 anos, quando iniciou o uso de haloperidol 2mg a cada 8 horas. Recentemente, retornou ao médico queixando-se de aumento significativo em suas mamas. Relata que continua com o haloperidol e que tem utilizado clonazepam, esporadicamente, para dormir. A ginecomastia apresentada pela paciente pode ser o efeito colateral de algum dos medicamentos que ela faz uso?
Sim. O haloperidol, por antagonizar receptores dopaminérgicos na via tuberoinfundibular, pode levar ao aumento de prolactina, com possibilidade de surgimento de ginecomastia e galactorreia.