parágrafos genéricos Flashcards
A teoria dos ídolos de Bacon destaca os obstáculos que distorcem a percepção da realidade, como vieses cognitivos (ídolos da tribo), preconceitos individuais (ídolos da caverna), interferências linguísticas (ídolos do mercado) e influências ideológicas (ídolos do teatro). Esses fatores podem levar as pessoas a interpretarem erroneamente informações, aceitarem falsidades e reforçarem crenças preconcebidas, prejudicando uma visão objetiva e fundamentada da verdade dos fatos.
argumento de autoridade, demonstrando a razão pela aceitações de ideias falsas
solução da teoria de Bacon
Superar os ídolos de Bacon através da conscientização dos viéses cognitivos, da abertura para diferentes perspectivas e do uso cuidadoso da linguagem pode levar as pessoas a alcançarem um conhecimento mais profundo e objetivo da realidade.
barreiras na comunicação
Segundo Chiavenato, há 3 tipos de barreiras na comunicação: barreiras pessoais, barreiras físicas e barreiras semânticas. As barreiras pessoais resultam das limitações individuais, enquanto as barreiras físicas ocorrem no ambiente de comunicação. Já as barreiras semânticas surgem dos diferentes significados atribuídos aos símbolos usados na comunicação. Essas barreiras, extrapolando para um nível governamental, podem afetar a comunicação do Estado com a sociedade ao dificultar a compreensão mútua, gerando interpretações distorcidas e prejudicando a transmissão eficaz de informações e políticas públicas.
A Constituição Federal de 1988 (CF/88) tem como um dos seus fundamentos, a dignidade da pessoa humana, art. 1, III. Esse fundamento, de acordo com André de Carvalho Ramos, é uma qualidade intrínseca de cada ser humano, que o protege contra discriminações, tratamentos odiosos e assegura condições materiais mínimas. Por sua vez, o art. Art. 3, III, da Carta Magna, assegura como um de seus princípios, a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, cor, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Percebe-se, então, o respaldo da Lei máxima do Brasil, um cuidado em relação ao que está em uma situação de desigualdade na sociedade.