PARACOCCIDIOIDOMICOSE Flashcards
Conceito de PARACOCCIDIOIDOMICOSE
Doença granulomatosa crônica, caracterizada por causar infecção pulmonar primária que pode se disseminar.
Etiologia
Paracoccidioides brasiliensis
EPIDEMIOLOGIA • Principal micose sistêmica\_\_\_\_\_\_\_\_ •\_\_\_\_\_\_: é o país com o maior n° de casos • Estados mais afetados: \_\_\_\_\_\_\_\_ • Características: \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_
- Principal micose sistêmica da América do Sul
- Brasil: é o país com o maior n° de casos: 1-3/100.000 hab
- Estados mais afetados: SP, MG, RJ e GO
- Características: doença crônica de caráter recidivante, deixando seqüelas anatômicas e funcionais.
- Pb já foi isolado do solo em raras ocasiões, mas seu modo de vida e nicho ecológico ainda são desconhecidos.
Em relação à idade, até os 20 anos, a doença se manifesta com igual prevalência nos dois sexos. Nos adultos, entretanto, 90% dos casos ocorrem em ____ (___-___ anos). As ocupações que mais favorecem são ____________.
Em relação à idade, até os 20 anos, a doença se manifesta com igual prevalência nos dois sexos. Nos adultos, entretanto, 90% dos casos ocorrem em homens (30-50 anos), devido à maior exposição na natureza, e também por razões hormonais. As ocupações que mais favorecem são trabalhadores rurais, operadores de máquinas e pedreiros urbanos.
ECOLOGIA DO P. BRASILIENSIS
Tem sido isolado do solo; crescendo em detritos vegetais. As áreas definidas apresentam clima temperado ou quente (18-28°C), com verões chuvosos e inversnos secos; as altitudes são de 50 a 1700 m e os solos são – em geral - ácidos. Em relação à vegetação, as áreas de reserva estão em florestas tropicais, sub-tropicais e de transição para o cerrado. As áreas de cultivo de café apresentam casos devido ao grande revolvimento de terra.
INFECÇÃO PRIMÁRIA
Ocorre nas duas primeiras décadas de vida, por inalação de conídios. As manifestações são inexpressivas, reconhecidas apenas pela intradermorreação ou achados histopatológicos em necrópsias.
FORMAS CLÍNICAS
São divididas em dois grupos:
As manifestações clínicas resultam da inalação de elementos infectantes do fungo ou da reativação de lesão primária quiescente. Quadros com dispnéia, tosse e expectoração são queixas frequentes. São divididas em dois grupos: A) Por inalação do fungo: - Pulmonar primária regressiva - Pulmonar primária Regressiva - Disseminada grave tipo juvenil B) Reativação de lesão quiescente: - Pulmonar Progressiva Crônica - Disseminada tipo adulto
Pulmonar primária progressiva
Ocorre em pacientes jovens ou não, com quadro de infecção respiratória aguda, broncopneumonia basal e derrame pleural bilateral.
Disseminada juvenil
Inicia com sintomas de infecção respiratória. No curso da doença, as manifestações são linfo-hematopoiéticas. Os quadros podem ser de abdôme agudo, quadros septicêmicos com manifestações ósseas e linfoma. Simula TB ganglionar e linfomas.
Pulmonar Progressiva Crônica
Resulta de reativação da lesão quiescente. Os sintomas iniciais são de infecção respiratória inespecífica, sub-aguda ou crônica. Os quadros radiológicos também são inespecíficos ou só são visíveis tardiamente.
Pulmonar primária regressiva
Constatada por achados acidentais.
Disseminada tipo adulto
É a forma mais diagnosticada (70% dos casos). Resulta da reativação de lesão quiescente. Ocorre em homens adultos com mais de 30 anos. Clinicamente, as manifestações podem se limitar a um órgão ou estarem presentes em vários órgãos e sistemas (tipo multifocal). As lesões mais conhecidas são as que se situam na pele, mucosa oral, laringe, nariz e linfonodos superficiais. As lesões pulmonares da forma disseminada são clinica e radiologicamente semelhantes às da forma pulmonar progressiva. Entretanto, são as lesões da disseminação que mais incomodam o paciente, levando-o ao médico.
QUADRO RADIOLÓGICO
Não há um padrão definido, mas 40% dos casos são do tipo intersticial centrífugo, a partir da região hilar. Podem ser bilaterais simétricas, ocupando os terços médios pulmonares.
Vias de disseminação do fungo
Pode ser linfática, hematogênica e canalicular (generalização da lesão pulmonar por secreções contaminadas conduzidas pelos brônquios).
Funções Pulmonares
São comprometidas por distúrbios do tipo obstrutivo, em alguns casos associados tipo restritivo, trazendo hipóxia crônica. O pneumotórax é outra complicaão da Pbmicose pulmonar. A fibrose pulmonar é uma sequela importante da Pbmicose e leva a uma redução permanente da capacidade pulmonar.