Ortografia Flashcards
Estão inadequadas as grafias dos termos destacados em: “mau-acostumado”, “mal-humor” e “é um mau necessário”.
Certo
MaL –> Bem
MaU–> Bom
“Mal (bem) acostumado”
“Mau (bom) humor”
“É um Mal (bem)necessário”
Os termos “rúbrica”, “récorde” e “gratuíto” devem ser acentuados graficamente devido à regra da proparoxítona (os dois primeiros) e do hiato (o terceiro).
Errado
A sua afirmação está parcialmente correta.
- Rúbrica:
Sim, deve ser acentuada graficamente.
Regra: Proparoxítona terminada em “a”.
Exemplos: rúbrica, lâmpada, prólogo.
2. Récorde:
Não deve ser acentuado graficamente.
Motivo: A palavra “récorde” é um estrangeirismo e, como tal, segue as regras de acentuação da língua de origem (francês). No francês, a palavra “record” não é acentuada.
Exceção: A Academia Brasileira de Letras (ABL) admite a acentuação facultativa de “récorde” para distinguir o substantivo do verbo “recordar”.
Substantivo: recorde (sem acento)
Verbo: recórdar (com acento)
Observação: A forma sem acento é a preferida e mais utilizada.
3. Gratuito:
Sim, deve ser acentuado graficamente.
Regra: Hiato com “i” ou “u” tônico seguido de “to”.
Exemplos: gratuito, saúde, fortuito.
Na sentença “O caju caiu do pé, eu peguei e pús no baú”, há dois erros quanto à presença ou ausência de acento gráfico.
A única palavra errada é “pús”. Trata-te se um monossílabo tônico. São acentuados apenas os monossílabos tônicos terminados em A, E, O e em ditongo aberto (ÉU, ÉI, ÓI).
Na sentença “Apresentou um relatório suscinto e discrições consisas”, ocorrem dois desvios de grafia, considerando o contexto e a norma culta da língua portuguesa.
Errado
Sucinto , descrições e concisas
A letra maiúscula inicial é usada: nos topónimos/topônimos, reais ou fictícios (ex.: Rio de Janeiro e Atlântida); nos antropónimos/antropônimos, reais ou fictícios (ex.: Machado de Assis e Cinderela); nos usos de “Fulano”, “Sicrano” e “Beltrano”; nos pontos cardeais (ex.: Norte e Sul); nas estações do ano (ex.: Primavera e Inverno).
Errado
0s nomes das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. N.E. – (21/03/2017) Com as novas regras do Acordo Ortográfico de 1990*, tal como os nomes dos dias da semana e dos meses, os das estações do ano passaram a escrever-se com inicial minúscula.