Concordância Flashcards
No que se refere à concordância verbal, o verbo deve sempre concordar com o seu sujeito em pessoa e número, indo para o plural quando necessário, como ocorre nas frases “Fazem cinco anos que não dou aulas na universidade” e “João e Marcelo jogaram uma partida de futebol”.
Errada
Fazer: no sentido de tempo transcorrido, existir, ocorrer, acontecer é impessoal. Portanto, fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Faz 10 anos que moro nesta cidade.
Obs.: No caso de o verbo fazer compor uma locução verbal como verbo principal, o auxiliar acompanha a regra do principal. Portanto, permanece na 3ª pessoa do singular. Ex.: Deve fazer 10 anos que moro aqui.
Verbo fazer no sentido de existir se tiver no verbo principal mais auxiliar (locução verbal) , ele contamina o verbo auxiliar ficando sempre no singular.
Como regra geral, os adjetivos (nomes ou pronomes), os artigos e os numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem, como ocorre nas frases “Todas as casas grandes foram vendidas” e “O homem sortudo ganhou R$ 1,2 bilhão de reais”.
Certo
A regra é muito simples nesse sentido. Somente a partir do segundo bilhão (ou milhão), ou seja, 2 (BILHÕES OU MILHÕES), o vocábulo concorda no plural.
Portanto, a forma adequada é: 1,5 bilhão.
Outros exemplos:
1,9 milhão, 1,9 bilhão.
2 milhões, 3 bilhões.
No que se refere à concordância verbal, a norma-padrão da língua portuguesa prevê que os verbos impessoais (ex.: “haver” no sentido de existir ou “fazer” para sinalizar tempo transcorrido) não devem ser flexionados, ainda que façam parte de locuções verbais, como na frase “Vai fazer dez anos que terminei o curso”.
Certo
Haver: no sentido de existir, é impessoal. Portanto, fica na 3ª pessoa do singular.
Ex.: Havia muitos alunos em sala. (= Existiam muitos alunos em sala)
Obs.: No caso de o verbo haver compor uma locução verbal como verbo principal, o auxiliar acompanha a regra do principal. Portanto, permanece na 3ª pessoa do singular. Ex.: Deve haver 100 pessoas em sala
Fazer: no sentido de tempo transcorrido, é impessoal. Portanto, fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Faz 10 anos que moro nesta cidade.
Obs.: No caso de o verbo fazer compor uma locução verbal como verbo principal, o auxiliar acompanha a regra do principal. Portanto, permanece na 3ª pessoa do singular. Ex.: Deve fazer 10 anos que moro aqui.
A frase “Menos de um terço dos alunos passaram na prova” está correta em relação à concordância verbal.
Errado
Expressões de quantitativo aproximado: acerca de, perto de, menos de, mais de, o verbo concordará sempre com o numeral da expressão
Menos de um terço dos alunos PASSOU na prova
> > Expressões MAIS DE/ MENOS DE/ CERCA DE/ PERTO DE
Mais de um funcionário receberá prêmio.
Veja que concorda com um funcionário
Menos de dois funcionários receberão prêmio
Menos de um terço dos alunos passará nas provas
Com tais expressões no sujeito da oração, o verbo concordará com o termo seguinte a elas
Considerando a norma culta da Língua Portuguesa, há desvio de concordância verbal em “Deve haver pessoas saudáveis”, uma vez que os verbos deveriam concordar com seu sujeito: “Devem haver”.
Errado
Locução verbal: caso o último verbo da locução for um verbo impessoal, a locução será no singular
Em caso de locução verbal no qual o verbo auxiliar está acompanhando o verbo principal “haver” no sentido de “existir”, o verbo auxiliar (deve) fica no singular.
A palavra “amido” segue a regra geral de pluralização da língua portuguesa, ou seja, seu plural é “amidos”.
Certo
Sim, a palavra “amido” segue a regra geral de pluralização da língua portuguesa, formando o plural “amidos”. Essa regra se aplica a substantivos masculinos terminados em “o”, que geralmente trocam essa terminação por “os”.
A frase “foi desenvolvido vários projetos para a construtora, que rejeitou todos” está de acordo com as normas de concordância da gramática padrão (norma culta da Língua Portuguesa).
Errado
O que foi desenvolvido? os projetos.
Verbo: Foram
Sujeito: Projetos
Verbo concorda com o sujeito. FORAM DESENVOLVIDOS vários projetos para a construtora
A sentença “Esses são os profissionais que ele tem desprezo” está adequada conforme as normas de concordância e regência.
Errado
Quem tem desprezo, tem desprezo DE alguma coisa/ alguém
A palavra “desprezo” rege um complemento introduzido pela preposição “a”, “de” ou “por”
“Esses são os profissionais DE que ele tem desprezo”
Tanto em “Deve existir soluções melhores” quanto em “Deve haver alternativas”, há desvio de concordância verbal, uma vez que os verbos deveriam concordar com seu sujeito: “Devem existir” e “Devem haver”.
Errado
A concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona em NUMERO E PESSOA para concordar com o sujeito gramatical.
Concordância Nominal - os termos determinantes do substantivo (termos que se referem a ele) devem concordar em GENERO E NÚMERO
Contudo, o verbo “haver, no sentido de existir” é um verbo impessol, ou seja, não possui sujeito, logo, não se flexiona.
Complementando as respostas já publicadas: Quando o verbo haver, no sentido de existir, faz parte de uma locução verbal, ele transfere sua impessoalidade ao verbo auxiliar (o auxiliar é contaminado).
A sentença “Possui-se alguma informação” poderia ser modificada para “Possui-se algumas informações”, sem prejuízo à correção morfossintática da frase.
ERRADO
VTD + SE (part. apassivadora) = Verbo concorda com o SUJEITO
VTI ou VI + SE = ÍNDICE de INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO (IIS) - verbo deve ficar na terceira pessoa do singular
A frase “foi desenvolvido diversos aplicativos de compartilhamento de ideias e de mídias – as redes sociais” está de acordo com as normas de concordância da gramática padrão.
Errado
“Foram desenvolvidos”. A locução verbal tem que concordar com o sujeito que está no plural.
A frase “foi desenvolvido diversos aplicativos de compartilhamento de ideias e de mídias – as redes sociais” está de acordo com as normas de concordância da gramática padrão. Resposta: Errado.
“foram desenvolvidos (locução verbal) diversos aplicativos de compartilhamento de ideias e de mídias (sujeito) – as redes sociais (aposto explicativo)”
A função sintática de um termo pode ser identificada por meio de sua flexão verbal. Por exemplo, em uma oração na terceira pessoa do singular, o verbo concorda em número com o sujeito.
Certo
E para se comprovar isso, basta comparar o mesmo verbo em uma frase na terceira pessoa do singular e na terceira pessoa do plural
Ele comeu o bolo
Eles comeram o bolo
o verbo se flexiona concordando em número com o que substitui o sujeito na frase
A função sintática de um termo pode ser identificada por meio de sua flexão verbal. Por exemplo, em uma oração na terceira pessoa do singular, o verbo concorda em número com o sujeito.
Certo
Na sintaxe, a concordância é definida como o processo mediante o qual certas palavras se unem e estabelecem uma relação de dependência entre si. Esse processo recebe o nome de flexão e ocorre da seguinte forma:
Nos nos adjetivos, nos nomes ou nos pronomes, quanto a gênero e número (concordância nominal);
Nos verbos, quanto a número e pessoa (concordância verbal).