órgãos e entidades Flashcards
V ou F
O Poder Executivo é exercido somente pelo Presidente da República.
Falso. Art. 1º DL 200/67: O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República auxiliado pelos Ministros de Estado.
V ou F
O Presidente da República e os Ministros de Estado exercem as atribuições de sua competência constitucional, legal e regulamentar com o auxílio dos órgãos que compõem a Administração Federal.
Verdadeiro. Art. 2º DL 200/671: O Presidente da República e os Ministros de Estado exercem as atribuições de sua competência constitucional, legal e regulamentar com o auxílio dos órgãos que compõem a Administração Federal.
V ou F
Administração Indireta compreende apenas as autarquias e fundações públicas, ambas dotadas de personalidade jurídica própria.
Falso.
art. 4º, II DL 200/67: A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
a) Autarquias;
b) Empresas Públicas;
c) Sociedades de Economia Mista;
**d) Fundações públicas. **
V ou F
As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.
Verdadeiro. Art. 4º, Parágrafo único DL 200/67: As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.
V ou F
Autarquia é uma pessoa jurídica de Direito Público, criada diretamente por meio de lei, para
desenvolver atividades típicas de Estado, integrando a Administração Público indireta.
Verdadeiro. Art. 5º DL 200/67: Para os fins desta lei, considera-se:
I - Autarquia - o serviço autônomo,** criado por lei**, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
V ou F
De acordo com o STF, os conselhos profissionais são autarquias especiais.
Verdadeiro. ADI 1.717/DF. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, a atividade de fiscalização das profissões, por envolver o exercício do poder de polícia, somente pode ser exercida por meio de pessoas jurídicas de direito público.
Assim, conselhos profissionais possuem natureza jurídica de autarquia, possuindo regime jurídico semelhante (mas não idêntico) à essas entidades.
V ou F
A Contratação de empregados de conselhos profissionais pela CLT é constitucional.
Verdadeiro. ADC 36/STF. 1. Os Conselhos Profissionais, enquanto autarquias corporativas criadas por lei com outorga para o exercício de atividade típica do Estado, tem maior grau de autonomia administrativa e financeira, constituindo espécie sui generis de pessoa jurídica de direito público não estatal, a qual não se aplica a obrigatoriedade do regime jurídico único preconizado pelo artigo 39 do texto constitucional. 2. Trata-se de natureza peculiar que justifica o afastamento de algumas das regras ordinárias impostas às pessoas jurídicas de direito público. 3. Constitucionalidade da legislação que permite a contratação no âmbito dos Conselhos Profissionais sob o regime celetista.
V ou F
O STF entendeu pela aplicabilidade do regime de precatórios na execução dos débitos dos conselhos profissionais.
Falso. Tema 877 STF. Os pagamentos devidos, em razão de pronunciamento judicial, pelos Conselhos de Fiscalização não se submetem ao regime de precatórios.
V ou F
O Conselho de fiscalização não pode suspender um profissional do exercício de suas funções pela inadimplência de anuidades.
Verdadeiro. Tema 732 STF. **É inconstitucional **a suspensão realizada por conselho de fiscalização profissional do exercício laboral de seus inscritos por inadimplência de anuidades, pois a medida consiste em sanção política em matéria tributária.
V ou F
A OAB também é considerada uma autarquia federal.
Falso. ADI 3026/DF. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), embora seja uma entidade fiscalizadora da profissão, não possui natureza jurídica de autarquia e não está, de qualquer modo, vinculada à Administração indireta.
A Ordem é um serviço público independente, categoria ímpar no elenco das personalidades jurídicas existentes no direito brasileiro.
Isso porque a OAB, além das finalidades corporativas (relacionadas com os advogados), possui também finalidades institucionais (ex: defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos etc.).
V ou F
A OAB deve prestar constas ao TCU.
Falso. Tema 1054 STF. O Conselho Federal e os Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil não estão obrigados a prestar contas ao Tribunal de Contas da União nem a qualquer outra entidade externa.
V ou F
A exploração de atividade econômica pelo Estado será exercida por meio de empresa pública, de sociedade de economia mista e de suas subsidiárias.
Verdadeiro. Art. 2º Lei 13303/2016. A exploração de atividade econômica pelo Estado será exercida por meio de empresa pública, de sociedade de economia mista e de suas subsidiárias.
V ou F
É preciso lei autorizando a criação de empresa pública ou sociedade de economia mista.
Verdadeiro. Art. 2º, §1º Lei 13303/2016: A constituição de empresa pública ou de sociedade de economia mista dependerá de prévia autorização legal que indique, de forma clara, relevante interesse coletivo ou imperativo de segurança nacional, nos termos do caput do art. 173 da Constituição Federal .
V ou F
A criação de subsidiárias de empresa pública e de sociedade de economia mista não depende de autorização legislativa.
Falso. Art. 2º, § 2º Lei 13303/2016: Depende de autorização legislativa a criação de subsidiárias de empresa pública e de sociedade de economia mista, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada, cujo objeto social deve estar relacionado ao da investidora, nos termos do inciso XX do art. 37 da Constituição Federal .
V ou F
O capital social das empresas públicas é parcialmente detido pela União, Estados, Distrito Federal ou Municípios.
Falso. Art. 3º Lei 13303/2016. Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.