Orçamento Público Flashcards
Julgue:
O orçamento base-zero facilita o processo de revisão da decisão a respeito da alocação dos recursos públicos, sendo, por essa razão, adequado às situações em que as despesas públicas são limitadas por um teto de gastos.
Certo. No orçamento base-zero há a análise, revisão e avaliação de todas as despesas, assim todos os programas tem que ser justificados, sempre.
Julgue:
O orçamento público, instrumento que discrimina as despesas dos programas governamentais segundo sua natureza, enfatiza os fins almejados de modo a demonstrar o alvo e a finalidade dos gastos públicos bem como identificar o responsável pela execução desses programas.
Certo. O orçamento público, de fato, discrimina as despesas dos programas governamentais segundo sua natureza. Objetiva-se evidenciar a finalidade dos gastos públicos e o responsável pela execução dos programas.
Julgue:
O orçamento é um plano em que se expressa, em termos de dinheiro, para um período de tempo definido, o programa de operações do governo e os meios de financiamento desse programa.
Certinho.
Julgue:
No Brasil, elabora-se o orçamento do tipo legislativo, dada a competência para votar e aprovar o orçamento ser do Poder Legislativo.
Errado. No Brasil é adotado o orçamento do tipo misto.
Julgue:
Denomina-se orçamento misto o orçamento público elaborado pelo Poder Executivo e que preveja que parte dos recursos seja executada por empresas do setor privado.
Errado. Orçamento Misto é aquele cuja elaboração e a execução são de competência do Executivo. A votação e discussão são de competência do Legislativo.
Julgue:
Na elaboração do orçamento- programa, são considerados todos os custos dos programas subtraindo-se aqueles que extrapolem o exercício.
Errado. Os custos que extrapolem o exercício devem ser incluídos.
Julgue:
O objetivo principal dos orçamentos públicos modernos é mostrar à sociedade a natureza do gasto governamental.
Errado. Trata-se do conceito do orçamento tradicional. O objetivo do orçamento moderno (orçamento-programa) é de integrar planejamento ao orçamento, focando nos resultados e não no gasto em si.
Julgue:
A modalidade orçamentária atualmente em uso pelos entes públicos brasileiros é uma evolução do orçamento de desempenho.
Certo.
Julgue:
Uma das características do orçamento-programa consiste na necessidade de justificar todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.
Errado. Trata-se do orçamento base-zero.
Julgue:
O orçamento participativo contempla a participação da população no processo decisório por meio de lideranças ou de audiências públicas.
Certinho.
Julgue:
A técnica do orçamento-programa é aquela cuja ênfase reside no controle contábil do gasto em si, não se preocupando com os objetivos econômicos e sociais do gasto público.
Errado. A assertiva refere-se ao orçamento-tradicional.
O orçamento-programa está intimamente ligado ao planejamento, e representa o maior nível de classificação das ações governamentais. A ênfase está nas realizações, nos objetivos.
Julgue:
O orçamento participativo é fundamentado na discussão de prioridades com a população organizada, por isso se contrapõe ao orçamento-programa, que é construído com base em preceitos racionais-legais que não contemplam a participação popular.
Errado. O orçamento participativa NÃO SE CONTRAPÕE ao orçamento-programa. Além disso, não substitui a iniciativa do Poder Público.
Julgue:
O orçamento tradicional ou clássico adotava linguagem contábil-financeira e se caracterizava como um documento de previsão de receita e de autorização de despesas, sem a preocupação de planejamento das ações do governo.
Certinho.
Julgue:
O foco primordial do orçamento tradicional é o detalhamento da despesa, e não o atendimento às necessidades da sociedade ou aos objetivos que motivam a elaboração do orçamento.
Certinho.
Julgue:
Além de ser um dos instrumentos de gestão mais antigos da administração pública, o orçamento público é um conceito estático cujas funções têm permanecido inalteradas desde a sua criação.
Errado. O orçamento não é estático. Ele começou com o orçamento tradicional, depois virou orçamento desempenho (que se preocupava com o resultado dos gastos, mas não era vinculado ao planejamento) e, por fim, tornou-se o orçamento-programa.