Lei de Responsabilidade Fiscal Flashcards
O que é empresa estatal dependente?
É a empresa controlada QUE recebe recursos financeiros do ente controlador para custear despesas com pessoal e outros, ou despesas de capital, excluídas aquelas de aumento de participação societária.
O que é empresa controlada?
É aquela cuja maioria do capital, COM DIREITO A VOTO, pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação.
Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue o item a seguir.
O conceito legal de empresa estatal dependente inclui todas as empresas estatais controladas.
Errado.
A respeito do ciclo orçamentário e das normas legais de orçamento, julgue o item seguinte.
Para efeito das normas de responsabilidade fiscal, uma empresa estatal pode ser caracterizada como dependente sem constituir uma empresa controlada.
Errado. Para ser empresa estatal dependente ela terá que ser, necessariamente, uma empresa controlada.
Para lembrar:
A receita corrente líquida será apurada
somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência E NOS ONZE ANTERIORES, excluídas as duplicidades.
Para lembrar:
Não serão considerados na receita corrente líquida do DF os recursos recebidos da União para
atendimento das despesas com pessoal.
Art. 2º, §3º, LRF
Julgue:
Integra a administração indireta municipal, como empresa controlada, a sociedade empresária de cuja maioria das ações o município seja titular, ainda que não tenha direito a voto.
Errado. Tem que ter direito a voto, com a maioria do capital, para ser considerada empresa controlada.
Julgue:
O montante de receita corrente líquida calculado em determinado período pode não incluir todas as receitas correntes previstas para o exercício financeiro que estiver em curso.
Certo. “A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadas NO MÊS em referência e NOS ONZE ANTERIORES, excluídas as duplicidades”.
Julgue:
A apuração do montante de receita corrente líquida arrecadada pode envolver mais de um exercício financeiro.
Certo.
Julgue:
Entende-se como empresa controlada a empresa estatal dependente que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal.
Errado. Empresa controlada é aquela cuja maioria do capital, com direito a voto, pertence, direta ou indiretamente, a ente da Federação.
Julgue:
Os valores transferidos por determinação constitucional ou legal não devem ser deduzidos para o cálculo da receita corrente líquida.
Errado. Receita corrente líquida é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos: na União, os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal.
Julgue:
No contexto da LRF, empresa controlada é aquela que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou despesas de custeio em geral.
Errado. Esse é o conceito de empresa estatal dependente.
Julgue:
Ato que crie despesas obrigatórias de caráter continuado deve ser instruído com a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que tal ato entre em vigor e nos dois exercícios subsequentes, com a demonstração da origem dos recursos para o custeio dessas despesas.
Certo. A despesa obrigatória de caráter continuado é a despesa corrente estabelecida por lei, que tenha duração superior a dois exercícios financeiros. Além de ser instruído com essa estimativa de impacto orçamentário-financeiro, o ato que cria ou aumenta uma DOCC deve indicar os recursos para seu custeio.
Julgue:
Para licitar serviços, é imperioso que o ordenador de despesas do órgão licitante declare que os gastos atrelados ao futuro contrato estarão adequados à lei de orçamento e compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
Certo. De acordo com o art. 16, II, da LRF, os atos que criam ou aumentam uma despesa devem ser acompanhados da estimativa de impacto orçamentário-financeiro (do exercício em que entrou em vigor e dos dois seguintes) + a declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a LOA e compatibilidade com a LDO e o PPA. Além disso, nos termos do §4º do referido artigo, essas “peças” são condição prévia para o empenho e a licitação de serviços, fornecimento de bens ou execução de obras.
Julgue:
A simples prorrogação de despesa criada por prazo determinado não configura aumento de despesa pública.
Errado. Art; 17, §7º, LRF: Considera-se aumento de despesa a prorrogação daquela criada por prazo determinado.