O SUS necessário e o SUS possível: Flashcards
o SUS necessário, para que tenhamos uma sociedade mais justa, está definido nos seus princípios legais. Por sua vez, o SUS possível hoje é aquele que se encontra no funcionamento
cotidiano dos serviços de saúde. Apesar dos significativos avanços desde o início dos anos noventa, o SUS possível ainda está longe do SUS necessário.
V
Para refletir sobre estratégias de gestão que aproximem o SUS possível do SUS necessário, deve-se, portanto, em primeiro lugar, compreender a implantação do SUS como uma luta política, Em segundo lugar, é útil adotar um conceito amplo de gestão, Por último, deve-se considerar os três níveis de gestão nas diferentes dimensões da administração da saúde.
V
Como são definidos os amplos conceitos de gestão?
- macrogestão: referida às ações de formulação de políticas;
- mesogestão: relacionada às atividades de condução de uma organização
- microgestão: atinente à coordenação dos processos
de trabalho desenvolvidos em uma organização.
os três níveis de gestão nas diferentes dimensões da administração da saúde. As dimensões correspondem a atividades fins que o gestor é obrigado a desenvolver para cumprir seu papel de dirigente. A partir de nossa experiência prática, classificamos as dimensões em QUATRO grupos, relativos a quatro objetivos de gestão:
1) Sustentação social do projeto político do SUS;
2) Viabilização institucional do projeto político;
3) Fortalecimento da condução técnica da organização de saúde;
4) Garantia da coordenação administrativa da
organização.
A dimensão sociopolítica: A dimensão sociopolítica contempla as ações voltadas para obter o apoio da população às políticas
do SUS.
na prática é preciso que as pessoas percebam os benefícios que o SUS traz para que se mobilizem em sua defesa.
Por isso, a estratégia fundamental para aproximar o SUS possível do SUS necessário, conquistando o apoio da população, é expandir e melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
Outra importante estratégia se refere à participação popular
V
A dimensão institucional: A estratégia de gestão mais importante, nessa dimensão, é, a partir da identificação dos interesses comuns, distintos e conflitantes existentes entre as instituições, fortalecer as relações com os aliados e neutralizar os adversários.
- No nível da macrogestão, essa estratégia exige uma análise apurada dos interesses de cada instituição.
- No nível meso, a organização deve adotar procedimentos que fortaleçam as alianças, colaborando com as instituições que têm interesses comuns.
- No nível micro, o gestor tem que fazer adaptações nos processos de trabalho, visando a atender às necessidades postas pelas relações interinstitucionais
Para fortalecer o SUS, é preciso formular uma política de
comunicação eficiente, que contemple os aspectos comerciais e políticos, tanto quanto os aspectos propriamente jornalísticos.
V
A dimensão técnico-sanitária: relaciona-se ao objetivo de conduzir a organização de acordo com os preceitos técnicos da Saúde Coletiva.
Na prática, refere-se às ações de identificação e priorização de problemas de saúde e de proposição e aplicação de soluções. Trata-se da dimensão que confere especificidade à gestão da saúde
Políticas de saúde são respostas, produzidas socialmente e conduzidas pelo aparelho estatal, às necessidades de saúde de toda a população, ainda que não sejam iguais para todos.
O conceito de política de saúde, na sua acepção mais técnica, remete à idéia de modelo de atenção à saúde.
Por modelo de atenção, entende-se a forma de combinação das tecnologias (conhecimentos, técnicas, equipamentos) disponíveis para atender às demandas ou necessidades de saúde.
o SUS necessário só se materializará em um modelo de atenção integral, em que sejam oferecidas – considerando-se as necessidades de saúde – tanto as ações curativas e individuais quanto as ações promocionais e preventivas.
V
A dimensão administrativa: refere-se ao objetivo de garantir a coordenação da organização. Concretamente, reúne as ações de mobilização e de uso eficiente dos recursos humanos, financeiros e materiais.
A gestão do trabalho em saúde engloba desde a formulação das políticas de pessoal até as rotinas de trabalho dos funcionários do “setor de recursos humanos”, passando pela estrutura de pessoal
da organização.
A implantação do SUS universal, integral e equitativo depende de mudanças sociais que extrapolam o espaço de governabilidade dos gestores da saúde. Isso NÃO diminui, no entanto, a importância do papel desses agentes.
V
A implantação do SUS universal, integral e equitativo depende de mudanças sociais que extrapolam o espaço de governabilidade dos gestores da saúde. Isso NÃO diminui, no entanto, a importância do papel desses agentes.
V