Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer Flashcards
V ou F? as taxas de mortalidade por doenças não transmissíveis caíram em 20% entre 1996 e 2007, especialmente em função de reduções das doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares, paralelamente ao declínio da incidência de fumantes. Por outro lado, a hipertensão, a obesidade e o diabetes têm aumentado e
as doenças neuropsiquiátricas são as que mais contribuem para a carga de doenças no país.
V
V ou F: As tendências observadas nas condições de saúde da
população brasileira nos últimos cinquenta anos devem ser interpretadas em termos dos determinantes sociais de saúde.
V
A ditadura militar, que se estendeu de 1964 até o final da década de 1980, caracterizou-se por RÁPIDO crescimento econômico, AUMENTO da concentração de renda, proteção social INADEQUADA, sistema de saúde FRAGMENTADO e ESCASSA participação social em todos os setores, incluindo a saúde. Tal situação estimulou o florescimento, nos anos 1970 e 1980, de um forte movimento social que advogou pela reforma do setor saúde. O retorno à democracia possibilitou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), no contexto da nova Constituição, de 1988, com participação popular em todos os níveis.
V
Intensa participação social foi a “pedra fundamental” do
SUS desde a sua origem, com a articulação de movimentos
sociais, nos anos 1970 e 1980, que resultou na reforma do
setor de saúde. A participação social na saúde foi institucionalizada pela Constituição de 1988 e, posteriormente, regulamentada pela Legislação dos anos 1990,
V
Todos os conselhos são compostos por representantes de usuários (50%), de trabalhadores do setor de saúde (25%), dos gestores e provedores de serviços de saúde (25%). As Conferências têm lugar a cada quatro anos, nos três níveis de governo, cada uma delas com um número expressivo de representantes, com a mesma distribuição proporcional dos conselhos.
V
Parte do orçamento de saúde de
uma cidade (município) ou estado é definida com base
no voto popular:
V
Em resposta a estas limitações, a Política Nacional para o
Gerenciamento Estratégico e Participação (conhecida como ParticipaSUS) foi aprovada em 2007, para promover e integrar ações relacionadas à participação social, ouvidoria, auditoria, monitoramento e avaliação.
V
Os Ministérios da Saúde e Educação estão priorizando na graduação programas de desenvolvimento curricular voltados à formação de profissionais generalistas.
V
O Ministério da Saúde, em particular, criou, em 2000, o Departamento de Ciência e Tecnologia, que usa 1,5% do vultoso orçamento do SUS para o financiamento de pesquisas em saúde.
V
Outro aspecto positivo da saúde pública no Brasil é o
envolvimento concreto com os meios de comunicação de
massa.
V
Desde a década de 1980, séries e outros programas de televisão têm sido utilizados intensivamente pelo governo, por organizações internacionais e da sociedade civil, a fim de promover comportamentos saudáveis, tais como as campanhas de reidratação oral em casos de diarreia, aleitamento materno,
uso de preservativos para a prevenção ao HIV/AIDS e planejamento familiar.
V
A ANVISA foi criada em 1999, como um órgão autônomo voltado à regulação de um amplo espectro de questões: medicamentos e outras tecnologias de saúde, condições ambientais, alimentos, serviços de saúde e controle de fronteiras.
V
Experiências com a proibição de propaganda para substitutos do leite materno têm sido muito positivas:fórmulas substitutivas e mamadeiras não podem ser anunciadas para o público em geral e os rótulos de todos os produtos lácteos devem mencionar que são substitutos inadequados ao leite materno. Técnicas de propaganda – como descontos e brindes – são proibidos para esses produtos substitutivos e mamadeiras.
V
A restrição apenas parcial permite, por exemplo, grandes campanhas de propaganda de cerveja na mídia, dirigidas aos consumidores jovens, inclusive vinculadas a esportes populares e eventos culturais. Tentativas de regulação nesse âmbito por parte da ANVISA foram repetidamente derrubadas pela indústria e pela mídia. A situação é ainda mais grave em relação às comidas processadas com alto teor calórico e poucos nutrientes, pois não estão sujeitas a qualquer tipo de regulação, nem mesmo em relação a propagandas para crianças e adolescentes.
V
Muitos programas, projetos, políticas e outras iniciativas foram lançadas nos últimos vinte anos, mas os efeitos não são bem conhecidos em razão da pouca ênfase em avaliações rigorosas.
V