O que é o Processo inflamatório Flashcards
O que é o processo inflamatório?
Um processo de defesa dos tecidos contra um agente agressor (não é um patológico), no qual os eventos são padronizados, ou seja, independentemente da causa, do tecido, da intensidade do estímulo lesivo, o processo inflamatório acontece da mesma forma, liberando as mesmas substâncias na mesma ordem.
(A intensidade de ação do agente lesivo muda somente a quantidade de substâncias liberadas e, consequentemente, a intensidade dos sintomas)
Onde ocorre o processo inflamatório?
São predominantemente vasculares, de nível da microcirculação
Quando se iniciam e até quando ocorrem?
Quando ocorre um estímulo lesivo de qualquer natureza que tira o tecido da homeostase, durando até a retirada desse estímulo.
O que as drogas (antinflamatórias) fazem ?
Tais drogas são apenas paliativas, e se utilizam quando os sintomas do processo inflamatório se tornam incompatíveis com a qualidade de vida que o paciente deseja ter.
Elas agem nas substâncias eliminadas no processo inflamatório, ajudando a eliminar os sintomas.
Porém, elas não eliminam o processo inflamatório em si, continuando essa inflamação até a retirada do agente lesivo.
(se durar mais de 15 dias, a inflamação torna-se crônica, fibrosando e danificando permanentemente o tecido local - Torna-se uma patologia)
O processo inflamatório se caracteriza por ter uma forma de transmissão exclusiva. Qual o nome, como funciona e qual o nome dado para as substância utilizadas nessa forma de transmissão?
- Transmissão PARÁCRINA: uma célula afetada por um estímulo lesivo produz/libera substâncias químicas para o meio extracelular e estas se difundem pelas células vizinhas, interagindo com elas.
- As substâncias utilizadas nessa forma de transmissão são chamadas de AUTOFÁRMACOS, no qual a célula lesionada produz ou concentra ao seu redor.
Quais os autofármacos mais importantes, na ordem de sua liberação em resposta a um estímulo lesivo qualquer?
- Histamina (HA)
- Bradicinina (BK)
- Serotonina (5HT)
- Prostaglandinas (PG‘s)/leucotrienos (LT´s) [principal causadora dos sintomas]
Compare a ação de cada um dos autofármacos liberados:
- Cada autofármaco interage com seus receptores específicos, produzindo ações (ação = interação com receptor) diferentes entre si.
- Porém, os efeitos (efeito = a resposta que a célula dá à interação da substância com seu receptor) desses autofármacos são os mesmos (mudando somente a intensidade dos efeitos).
Assim, pode-se estudar somente um dos autofármacos, porque os outros são semelhantes.