O parto Flashcards
Gestante apresenta conjugata diagonalis com medida de 12 cm. Qual o valor da conjugata obstétrica?
10,5 cm
O plano do estreito inferior divide a pelve em grande e pequena bacia ou escavação, essa última o verdadeiro trajeto duro do parto. V ou F?
F
É o plano do estreito SUPERIOR.
A bacia com estreito superior ovalado e com diâmetro ântero-posterior reduzido é a:
Platipelóide.
Quanto ao formato da bacia, qual tipo favorece à insinuação nas variedades de posição OP ou OS?
Antropoide.
O que define terceiro período do parto?
Saída da placenta.
O segundo período do parto é dividido em?
Fase passiva, em que há dilatação do colo, apresentação fetal alta na pelve, porém sem sensação de puxo iminente e fase ativa, em que há dilatação, apresentação baixa e sensação de puxo.
Em relação ao Quarto Período de Greenberg, diga a sequência correta de acontecimentos.
Miotamponagem – trombotamponagem – indiferença miouterina – contração uterina fixa.
Hipoatividade uterina caracteriza-se pela diminuição da intensidade, frequência e atividade abaixo de 100 unidades Montevidéu, acarretando em grave prejuízo materno e fetal. V ou F?
F
São benignas.
A hiperatividade costuma ser causada pelo parto obstruído ou pela ocitocina exagerada e o tratamento é decúbito dorsal com cabeceira a 30º ou emprego de inibidores. V ou F?
F
Distocia por hiperatividade uterina ocorre quando os elementos da contração estão acima do normal, porém não geram necessariamente um parto rápido. Subdivide-se em: Hiperatividade com obstrução, como devido à desproporção cefalopélvica, tumor de trajeto prévio, ou sinéquia do colo uterino; e Hiperatividade sem obstrução – a hiperatividade é intrínseca, levando a um parto rápido, ao que se conceitua um parto em 3 horas ou menos – desde o início do trabalho de parto até a expulsão do produto conceptual e da placenta e suas membranas.
Alternativa C: Incorreta. A hipertonia autêntica é geralmente associada ao descolamento prematuro da placenta. O tratamento se dá com esvaziamento da polidrâmnia, decúbito lateral esquerdo, dentre outros.
A hipertonia autêntica é causada pelo aumento anormal da frequência das contratações e o tratamento é o decúbito lateral e medicamentos inibidores. V ou F?
F
A hipertonia autêntica é geralmente associada ao descolamento prematuro da placenta. O tratamento se dá com esvaziamento da polidrâmnia, decúbito lateral esquerdo, dentre outros.
Na incoordenação de 2º grau notam-se no traçado pequenas contrações isoladas, alternadas com outras maiores que se espalham por zonas mais extensas. O parto tende a ser prolongado porque as isoladas são ineficazes e as que se estendem tem certa ação dilatadora. V ou F?
F
Incoordenação de segundo grau ocorre quando várias regiões do útero se contraem de forma independente, assincrônica e desordenada. As contrações são de pequena intensidade e alta frequência, o que leva à elevação do tônus uterino.
Na distocia cervical ativa o distúrbio é um espasmo funcional do orifício interno do colo, uma vez que não existe espasmo do orifício externo. Uma forma extrema da distocia cervical ativa é o anel de constrição que impede a distensão do istmo. V ou F?
V
Na distocia cervical, o colo uterino é responsável pela não progressão do parto. Pode ser classificada em ativa ou passiva. Na distocia cervical ativa (“colo ativo”) o distúrbio é funcional e restrito ao orifício interno, único setor provido de músculo. O “espasmo” funcional do orifício externo não existe, ocorrendo, nesse nível, apenas distocia cervical passiva (fibrose cicatricial, aglutinação, atresia etc.).
Eventos estressantes podem desencadear o trabalho de parto prematuro por elevação das catecolaminas. V ou F?
V
Nesses casos, há ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal materno e fetal, o que culmina com o aumento da produção do hormônio liberador de corticotrofina que, por sua vez, provoca a liberação de catecolaminas, estimulando os receptores alfa no útero e provoca hipercontratilidade uterina.
Nas células musculares miometriais a sensibilidade dolorosa é intensa no colo e corpo, nas contrações do tipo A e B. V ou F?
F
Nas células musculares miometriais a sensibilidade dolorosa é discreta no colo e corpo.
As prostaglandinas diminuem os níveis intracelulares de cálcio e com isso favorecem a contração das fibras. V ou F?
F
As prostaglandinas controlam o fluxo de cálcio. Elas alteram a permeabilidade da membrana celular, o que leva ao aumento dos níveis intracelulares de cálcio, favorecendo a contração das fibras miometriais.
A progesterona aumenta a fração livre de cálcio intracelular e eleva o limiar de excitabilidade da fibra muscular uterina. V ou F?
F
Progesterona é o principal hormônio da gravidez, permitindo que o miométrio apresente crescimento constante. Ele consolida as ligações do cálcio no retículo sarcoplasmático, reduzindo a fração livre disponível de cálcio intracelular e elevando o limiar de excitabilidade da fibra miometrial.
Tanto o uso da sonda de Foley como o de misoprostol são opções paro o amadurecimento do colo em gestantes a termo com colo desfavorável e histórico de 1 cesariana. V ou F?
F
A indução eletiva do trabalho de parto antes de 39 semanas de gestação deve ser desencorajada quando se objetiva a redução da prematuridade tardia iatrogênica. V ou F?
V
Para induzir o parto em paciente com 22 semanas de gestação, deve-se utilizar ocitocina em dose inferior à usada em gestante no 3º trimestre. V ou F
F
Na indução do trabalho do parto com ocitocina, deve-se atentar para a ocorrência de hipertonia uterina, definida como mais de 5 contrações em 10 minutos durante 30 minutos. V ou F?
F
É traquissistolia.