Números Flashcards
Números 18:20_“E Jeová prosseguiu, dizendo a Arão: “Não terás herança na terra deles e nenhum quinhão se tornará teu no seu meio. Eu sou teu quinhão e tua herança no meio dos filhos de Israel.”
DEPOIS de os israelitas terem conquistado grande parte da Terra Prometida, Josué providenciou a repartição das terras por meio de sortes. Fez isso junto com o Sumo Sacerdote Eleazar e chefes das tribos. (Núm. 34:13-29) Os levitas não receberiam uma herança de terra como as outras tribos. (Jos. 14:1-5) Por que os levitas não tinham território tribal, ou quinhão, na Terra Prometida? Foram excluídos?
2 A resposta está nas palavras de Jeová aos levitas. Destacando o fato de que não estavam sendo abandonados, ele lhes disse: “Eu sou teu quinhão e tua herança no meio dos filhos de Israel.” (Núm. 18:20) Que forte garantia: ‘Eu sou tua herança’! Como se sentiria se Jeová dissesse isso a você? A sua primeira reação talvez fosse: ‘Será que mereço essa garantia do Todo-Poderoso?’ Ou talvez se perguntasse: ‘Pode Jeová realmente ser hoje em dia o quinhão, ou herança, de um cristão imperfeito?’ Essas perguntas envolvem você e as pessoas que você ama. Vejamos então o que significa essa declaração divina. Assim entenderemos como Jeová pode ser a herança de cristãos hoje em dia. Mais especificamente, ele pode ser sua herança, quer sua esperança seja viver no céu, quer numa Terra paradísica.
Números 16:3_“Congregaram-se, pois, contra Moisés e Arão, e disseram-lhes: “Já chega de vós, pois a assembléia inteira, todos eles, são santos e Jeová está no seu meio. Então, por que vos devíeis erguer acima da congregação de Jeová?”
Que tipo de espírito você mostra?
Nos dias de Moisés, Corá rebelou-se contra os em autoridade na congregação em Israel. Em especial contra Arão e seus filhos, que tinham o privilégio de servir como sacerdotes. Talvez ele tivesse visto as imperfeições deles. Ou talvez tivesse alegado que Moisés praticava nepotismo — dar privilégios para seus parentes. Seja como for, é óbvio que Corá passou a ver as coisas do ponto de vista humano. Ele falou contra os designados por Jeová, dizendo-lhes desrespeitosamente: “Já chega de vós . . . por que vos devíeis erguer acima da congregação de Jeová?” (Núm. 16:3)
Números 22:20-22_Deus* veio então a Balaão de noite e disse-lhe: “Se os homens vieram para te chamar, levanta-te, vai com eles. Mas, somente a palavra que eu te falar é que podes falar.”Após isso, Balaão levantou-se de manhã e selou sua jumenta, e foi com os príncipes de Moabe.E começou a acender-se a ira de Deus,* porque ele ia; e o anjo de Jeová foi postar-se na estrada para se lhe opor.+ E ele estava montado em sua jumenta, e havia com ele dois ajudantes seus.
Destaques do livro de Números
22:20-22 — Por que se acendeu a ira de Jeová contra Balaão? Jeová havia dito ao profeta Balaão que ele não devia amaldiçoar os israelitas. (Números 22:12) No entanto, o profeta foi com os homens de Balaque decidido a amaldiçoá-los. Balaão queria agradar ao rei moabita e receber dele uma recompensa. (2 Pedro 2:15, 16; Judas 11) Mesmo quando Balaão foi obrigado a abençoar Israel em vez de amaldiçoá-lo, ele procurou obter o favor do rei por sugerir que mulheres que adoravam Baal fossem usadas para seduzir homens israelitas. (Números 31:15, 16) De modo que o motivo da ira de Deus contra Balaão foi a inescrupulosa ganância desse homem.
Números 25:11_ “Finéias,+ filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, fez retornar meu furor+ de sobre os filhos de Israel por não tolerar nenhuma rivalidade para comigo no meio deles,+ de modo que não exterminei os filhos de Israel na minha insistência na devoção exclusiva.+
Finéias nos deu um grande exemplo de zelo pela adoração de Jeová. Será que o desejo de manter a congregação limpa deve mover-nos a relatar aos anciãos cristãos casos de crassa imoralidade que chegam ao nosso conhecimento?
Números 27:18 _Portanto, Jeová disse a Moisés: “Toma para ti Josué, filho de Num, homem em quem há espírito,+ e tens de pôr tua mão sobre ele;+
De que Josué se lembrou
Comissionado para ser sucessor de Moisés
Pouco antes de sua morte, Moisés pediu a Deus que designasse seu sucessor, para que Israel não se tornasse “como ovelhas sem pastor”. Qual foi a resposta de Jeová? Josué, “homem em quem há espírito”, devia ser comissionado perante toda a assembléia. Todos deviam obedecer-lhe. Que recomendação! Jeová havia notado a fé e a habilidade de Josué. A liderança de Israel não poderia ter sido confiada a mãos mais hábeis. (Números 27:15-20)