Jó Flashcards
Jó 27:5_“Não removerei de mim a minha integridade!”
“Jó sofreu pressões extremas. Tudo na sua vida parecia dar errado. (Jó 3:3, 11) Para piorar as coisas, ele não entendia bem por que tudo aquilo lhe acontecia. Ainda assim, nunca desistiu. Ele manteve sua integridade e fé em Deus. Que excelente exemplo a imitar! Considere, também, o exemplo do apóstolo Paulo. Ele enfrentou ‘perigos na cidade, no ermo e no mar’. Ele fala de ‘fome, sede, frio e nudez’. Paulo diz também ter passado ‘uma noite e um dia no profundo’, provavelmente por causa de um dos naufrágios que sofreu. (2Cor. 11:23-27) Apesar de quase morrer por servir a Deus, Paulo tinha fé que Deus o salvaria. (2Cor. 1:8-10) Poucas pessoas já passaram por tantas coisas ruins como Paulo passou. No entanto, muitos de nós podemos nos identificar com os seus sentimentos e obter consolo de seu exemplo corajoso. w1215/10 1:6,7”
Jó 1:9_“Acaso é por nada que Jó teme aDeus?”
“Quando ouvimos que certo irmão deseja um privilégio de serviço, cremos logo que sua motivação é pura ou suspeitamos que ele seja movido por egoísmo? Se temos a tendência de sempre suspeitar, é bom ter em mente que o Diabo questionou a motivação de Jó, um fiel servo de Deus. (Jó 1:10, 11) Em vez de suspeitar dos irmãos, faremos bem em pensar por que os criticamos. Temos bons motivos para suspeitar ou criticar? Ou será que nosso coração foi envenenado pela falta de amor, tão comum nestes últimos dias? (2Tim. 3:1-4) Outro motivo por que talvez critiquemos os outros é o desejo de dar mais destaque às nossas realizações. Na verdade, a nossa intenção talvez seja querer parecer ‘maiores’ do que outros por rebaixá-los. Ou possivelmente uma tentativa de desculpar a nossa própria falha em não ter uma atitude positiva. Não importa se o que nos move é o orgulho, a inveja ou a insegurança, o resultado é destrutivo. w1215/8 3:5,6”
Jó 42:6_“Deveras me arrependo em pó e cinzas.”
“Alguns tendem a ficar tão abatidos por causa de falhas do passado que se sentem indignos aos olhos de Deus. Talvez achem que não merecem a misericórdia de Deus por terem cometido erros graves ou pecado com muita frequência. Mas o fato é que, independentemente do que tenham feito no passado, eles podem se arrepender, mudar de proceder e pedir perdão. (Atos 3:19) Eles podem se beneficiar da misericórdia e benignidade de Jeová, assim como muitos outros se beneficiaram. Todos nós temos de seguir a receita divina para adquirir paz mental: “Quem encobre as suas transgressões não será bem-sucedido, mas ter-se-á misericórdia com aquele que as confessa e abandona.” (Pro. 28:13; Tia. 5:14-16) Portanto, podemos confessar os nossos erros a Deus, orar pedindo seu perdão e tomar medidas para corrigi-los. (2Cor. 7:10, 11) Uma vez tendo feito isso, podemos nos beneficiar da misericórdia Daquele que ‘perdoa amplamente’. —Isa. 55:7. w1315/1 4:11”