Êxodo Flashcards
Êxodo 14:24,25_“Passou a lançar o acampamento dos egípcios em confusão. Eele desprendia as rodas dos seus carros, de modo que os dirigiam com dificuldade.”
“Em comparação com o exército de Faraó em seus carros de guerra, os israelitas marcharam a passos lentos. No entanto, não havia a possibilidade de serem alcançados pelos egípcios, pois Jeová lutava por Israel. Depois de todo o Israel estar a salvo na outra margem do marVermelho, Jeová ordenou a Moisés: “Estende tua mão sobre o mar, para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre seus carros de guerra e seus cavalarianos.” Quando os soldados tentavam escapar das águas que caíam sobre eles, “Jeová desembaraçou-se dos egípcios no meio do mar”. Não havia como escapar. “Nem mesmo um só deles se deixou sobrar.” (Êxo. 14:26-28) Jeová mostrou assim que tem o poder de livrar seu povo de qualquer situação. w1215/4 4:11,12”
Êxodo 3:13_“Suponhamos que … eles deveras me digam: “Qual é o seu nome?” O que hei de dizer-lhes? —”
“Considerando que o nome de Deus já era conhecido havia muito tempo, por que Moisés fez essa pergunta? Evidentemente, ele queria saber mais sobre a pessoa representada pelo nome —fatos que convenceriam o povo de Deus de que Ele realmente os libertaria. A preocupação de Moisés se justificava, pois os israelitas foram escravos por muito tempo. Eles provavelmente se perguntariam se o Deus de seus antepassados seria capaz de libertá-los. Isso seria de esperar, pois alguns israelitas haviam até mesmo passado a adorar deuses egípcios. (Eze. 20:7,8) Como Jeová respondeu à pergunta de Moisés? Ele disse, em parte: “Isto é o que deves dizer aos filhos de Israel: ‘MOSTRAREI SER enviou-me a vós.’” E acrescentou: “Jeová, o Deus de vossos antepassados … enviou-me a vós.” Deus revelou que ele se tornaria o que quer que decidisse se tornar para cumprir seu propósito, e que sempre seria fiel à sua palavra. —Êxo. 3:14, 15. w1315/3 5:4,5”
Êxodo 19:6_“Vós mesmos vos tornareis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.”
“Jeová começou a cumprir a sua parte no pacto da Lei por providenciar uma tenda de adoração e um sacerdócio, possibilitando que humanos imperfeitos se aproximassem de Deus. Israel, por sua vez, esqueceu-se rapidamente de sua dedicação a Deus e ‘penava ao próprio Santo de Israel’. (Sal. 78:41) Por exemplo, enquanto Moisés recebia mais instruções no monteSinai, os israelitas ficaram impacientes e começaram a perder a fé em Deus, achando que Moisés os abandonara. De modo que fizeram uma estátua de um bezerro, de ouro, e disseram: “Este é o teu Deus, óIsrael, que te fez subir da terra do Egito.” (Êxo. 32:1,4) Daí realizaram o que chamaram de “festividade para Jeová” e se curvaram e ofereceram sacrifícios diante dessa estátua de fabricação humana. Ao ver isso, Jeová disse a Moisés: “Desviaram-se depressa do caminho em que os mandei ir.” —Êxo. 32:5,6,8. w1215/10 3:10,12”
Êxodo 23:17_“Três vezes por ano, todo macho teu comparecerá perante a face do verdadeiro Senhor Jeová.”
“Jeová requeria que os israelitas se reunissem em Jerusalém para três festividades sazonais por ano —a Festividade dos Pães Não Fermentados, a Festividade das Semanas (mais tarde chamada Pentecostes) e a Festividade das Barracas. Reconhecendo o grande valor espiritual dessas festividades, muitos chefes de família compareciam com toda a família. (1Sam. 1:1-7; Luc. 2:41, 42) Pense no que significava para uma família israelita fazer essas viagens. José e Maria, por exemplo, teriam de viajar uns cem quilômetros só de ida de Nazaré a Jerusalém. Deve ter sido uma experiência e tanto viajar e preparar refeições e organizar pernoites adequados em lugares desconhecidos. Mas as condições eram suficientemente seguras para permitir que alguém com 12anos, como Jesus, tivesse certa medida de liberdade. —Luc. 2:44-46. w1215/9 5:11,12”
Êxodo 33:17_“Eu te conheço por nome”
“Segundo o que muitos irmãos e irmãs disseram, o que aumenta sua alegria é os anciãos mostrarem interesse pessoal neles. Uma das principais maneiras de fazerem isso é por imitar os exemplos de Davi, Eliú e do próprio Jesus. (2Sam. 9:6; Jó 33:1; Luc. 19:5) Cada um desses servos de Jeová mostrou interesse sincero em outra pessoa dirigindo-se a ela por nome. Paulo também reconhecia a importância de lembrar e usar o nome dos irmãos. Ele concluiu uma de suas cartas enviando saudações por nome a mais de 25 irmãos e irmãs. (Rom. 16:3-15) Alguns anciãos acham difícil lembrar nomes. Mas quando realmente se esforçam nesse sentido eles estão, na realidade, dizendo ao irmão ou à irmã: ‘Você é importante para mim.’ Os anciãos contribuem para a alegria dos irmãos em especial quando se lembram dos seus nomes ao chamá-los para comentar no Estudo de ASentinela ou em outras reuniões. —Note João 10:3. w1315/1 5:6,7”
Êxodo 34:6_“Jeová, Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se.”
“A paciência de Jeová com Israel tinha limite, e isso terminou quando a nação judaica rejeitou e matou Seu Filho. (Mat. 23:37, 38) Os descendentes naturais de Israel deixaram de ser o povo que levava o nome de Deus. Na maioria, tornaram-se espiritualmente mortos, como uma árvore ressequida. (Luc. 23:31) Como isso afetou a atitude deles com relação ao nome divino? A História indica que, com o tempo, os judeus desenvolveram uma atitude supersticiosa para com o nome de Deus, encarando-o como algo que eles não deviam pronunciar. (Êxo. 20:7) O nome de Deus aos poucos deixou de estar associado ao judaísmo. Jeová sem dúvida deve ter se sentido magoado com tanta falta de respeito pelo seu nome. (Sal. 78:40, 41) Contudo, Deus, “cujo nome é Ciumento”, obviamente não vincularia para sempre seu nome a um povo que o repudiou e a quem ele repudiou. (Êxo. 34:14) Esse fato deve incutir em nós a importância de tratar o nome do Criador com grande respeito. w1315/3 5:10,11”