Normas brasileiras para o exercício da auditoria interna Flashcards
A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público interno e de direito privado, mas não as pessoas jurídicas de direito público externo. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou EXTERNO, e de direito privado.
A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para AVALIAÇÃO da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos _____, dos _____ de informações e de _____ internos integrados ao ambiente, e de
gerenciamento de _____, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
Processos / sistemas / controles / riscos
A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da
integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a que?
À assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado. Qual a finalidade de tal Auditoria?
Agregar valor ao resultado da organização.
Apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios.
A Auditoria Interna é exercida em empresas, sociedades, associações, etc?
SIM! A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito privado.
A Auditoria Interna é exercida em União, Estados, Municípios, etc?
SIM! A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno e externo.
O objetivo final da auditoria interna é auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, agregando valor ao resultado da organização. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
É papel da auditoria interna recomendar soluções para problemas (não-conformidades) apontados nos relatórios?
SIM! Com vistas a auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos
É papel da auditoria interna apresentar subsídios para aperfeiçoamento dos PROCESSOS, da GESTÃO e dos CONTROLES INTERNOS?
SIM! Com vistas a auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos
O principal objetivo do auditor interno é obter achados que permitam fundamentar as evidências acerca dos procedimentos de auditoria aplicados. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! O principal objetivo do auditor interno é auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, sempre com vistas a agregar
valor ao resultado da organização.
Um dos meios para consecução do trabalho do auditor certamente é obter evidências (ou achados) durante os procedimentos realizados. Mas este não é o seu principal objetivo.
A auditoria externa poderá ser representada pelos órgãos de administração tributária, sendo exercida pelo profissional auditor fiscal. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Auditoria Externa (Independente) das Demonstrações Contábeis não se confunde com Auditoria Fiscal.
É de fundamental importância que o auditor (tanto interno quanto externo) registre todas as evidências obtidas ao longo da execução da auditoria. Como esses registro são feitos?
Por meio da chamada Documentação de Auditoria ou, simplesmente, Papéis de Trabalho.
O registro das evidências relevantes visa fundamentar o relatório de auditoria, bem como comprovar que os trabalhos foram executados de acordo com as normas e exigências legais aplicáveis. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados exclusivamente em meio físico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Pode ser feita em meio físico ou eletrônico
O que constituem os Papéis de Trabalho do Auditor?
Documentos e registros dos fatos; e
Informações e provas.
Obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações
Os papéis de trabalho (documentação de auditoria) devem ter que grau de abrangência de detalhes?
Detalhes SUFICIENTES para:
- Propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados; bem como
- Propiciarem a compreensão do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.
Análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papéis de trabalho. CERTO ou ERRADO?
ÓBVIO
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de que?
De fraude e erro
Qual o fator distintivo entre fraude e erro?
O fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção
A Fraude é ato intencional, enquanto o Erro é ato não intencional. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
De quem é a responsabilidade primária pela prevenção e identificação das fraudes e erros?
da Administração da entidade
A responsabilidade primária pela prevenção e identificação das fraudes e erros é da Administração da entidade. Como isso é feito principalmente?
Por meio da implantação e manutenção de Controles Internos.
A responsabilidade primária pela prevenção e identificação das fraudes e erros é da Administração da entidade. Isso é feito – principalmente – por meio da implantação e manutenção de Controles Internos. Destarte, qual o papel da Auditoria Interna em relação aos erros e fraudes?
Auxiliar a Administração da entidade nesse trabalho, obrigando-se a informá-la sobre qualquer indício ou irregularidade detectada.
A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, por escrito ou por via oral, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! A Auditoria Interna deve informar a administração SEMPRE por escrito!
A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira pública, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! A Auditoria Interna deve informar a administração de maneira RESERVADA.
O termo “fraude” aplica-se a ato intencional de _____ e/ou _____ de transações e operações, _____ de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.
Omissão / manipulação / adulteração
O termo “fraude” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos _____ quanto _____.
Físicos / monetários
O termo “erro” aplica-se a ato não-intencional de _____, _____, _____ ou _____ de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.
Omissão / desatenção / desconhecimento / má interpretação
O termo “erro” aplica-se a ato não-intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos _____ quanto _____.
Físicos / monetários
As normas de auditoria interna tratam do trabalho da auditoria interna NBC TI 01, estabelecendo, no que se refere às fraudes e erros, que essa auditoria interna deve atuar de forma direta e explícita na informação de fraudes e erros. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! A informação deve ser dada de forma RESERVADA
As normas de auditoria interna tratam do trabalho da auditoria interna NBC TI 01, estabelecendo, no que se refere às fraudes e erros, que essa auditoria interna deve informar à administração de imediato e verbalmente a ocorrência de fraudes e erros. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! A informação deve ser dada de forma escrita
As normas de auditoria interna tratam do trabalho da auditoria interna NBC TI 01, estabelecendo, no que se refere às fraudes e erros, que essa auditoria interna deve promover as mudanças nos procedimentos para correção de fraudes e erros. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Quem promove alterações é a administração, a Auditoria somente auxilia esta.
O fluxo de trabalho da auditoria (de forma geral) é composto por quais fases?
- Planejamento;
- Execução; e
- Relatório.
Porque podemos entender que a NBC TI 01 utilizou de forma “infeliz” a expressão “normas de execução dos trabalhos”?
Uma vez que o fluxo de trabalho da auditoria (de forma geral) é composto pelas fases de Planejamento, Execução e Relatório. E não só da execução dos trabalhos
Na etapa do Planejamento da Auditoria Interna, o auditor interno efetua os exames preliminares das diferentes áreas, produtos e processos, para estabelecer a amplitude e a época do trabalho a ser efetuado, tudo de acordo com as diretrizes definidas por quem?
Pela administração da entidade auditada.
O Planejamento da Auditoria Interna é uma das etapas mais importantes do trabalho do auditor. Nesse momento, o auditor interno efetua os exames preliminares das diferentes áreas, produtos e processos, com qual finalidade?
Estabelecer a amplitude e a época do trabalho a ser efetuado.
O planejamento de auditoria interna deve ser _____ e os programas de trabalho _____ preparados.
Documentado / formalmente
Na fase do Planejamento de Auditoria Interna, os programas de trabalho devem ser organizados de forma a servir como guia e meio de controle da execução dos trabalhos, devendo ser revisados e atualizados sempre que necessário. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames _____ das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a _____ e a _____ do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.
Preliminares / amplitude / época
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de _____ da entidade
Gestão de riscos
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
O conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de _____ da entidade
Confiabilidade
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de _____ da entidade
Gestão de riscos
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
A existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna.
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
O uso do trabalho de _____
Especialistas
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
Os _____, quer pelo volume ou pela complexidade das transações e operações
Riscos de auditoria
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
O conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos _____, semelhantes ou relacionados
Anteriores
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
As orientações e as expectativas externadas pela _____ aos auditores internos
Administração
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente, os seguinte:
O conhecimento da _____ e objetivos estratégicos da entidade.
Missão
O planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser revisados e atualizados quando?
Sempre que as circunstâncias o exigirem.
A análise dos Riscos da Auditoria Interna não é uma etapa isolada, devendo ser feita em que fase dos trabalhos de Auditoria?
Na fase de Planejamento dos trabalhos
No que consiste o Risco de Auditoria Interna?
O risco de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.
Durante a análise dos riscos na Auditoria Interna, alguns aspectos importantes devem ser considerados, tais
como…?
- A verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos da Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando o volume ou a complexidade das transações e das operações;
- A extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.
Durante a análise dos riscos na Auditoria Interna, alguns aspectos importantes devem ser considerados, tais
como a verificação e a comunicação de eventuais _____ ao alcance dos procedimentos da Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando o _____ ou a _____ das transações e das operações
Limitações / volume / complexidade
Durante a análise dos riscos na Auditoria Interna, alguns aspectos importantes devem ser considerados, tais como a extensão da _____ do auditor interno no uso dos trabalhos de _____.
Responsabilidade / especialistas
Os principais aspectos não atrelados aos riscos, mas que deverão ser observados na fase de planejamento incluem a verificação e a comunicação de eventuais limitações relacionadas aos procedimentos da auditoria interna, tendo em vista o volume ou a complexidade das transações e das operações. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Tais aspectos estão relacionados aos riscos, obviamente.
A execução dos Procedimentos de Auditoria Interna constitui uma importante etapa dos trabalhos. No que consiste esses procedimentos?
Por meio desses procedimentos o auditor interno obtém subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
Como são chamados os subsídios (ou informações) que fundamentam os resultados da Auditoria Interna, que são obtidos na fase de Execução?
Evidências. de Auditoria
Para fornecer uma base sólida para as conclusões e recomendações feitas à administração da entidade, como devem ser as evidências de auditoria interna?
- Suficientes;
- Fidedignas;
- Relevantes; e
- Úteis.
Os procedimentos de auditoria interna (na fase de Execução) incluem quais tipos de testes?
Testes de observância; e
Testes substantivos.
Os testes de substantivos relacionam-se aos controles internos estabelecidos pela administração da entidade. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Esses são os testes de observância
O que visam os Testes de observância na fase de execução de auditoria interna?
Obtenção de segurança razoável acerca do efetivo funcionamento dos controles internos
Quais são os tipos específicos de testes que compõem os testes de observância?
Inspeção;
Observação; e
Investigação e confirmação.
O que é a Inspeção? (tipo de teste de observância de auditoria interna)
É a verificação de registros e documentos e ativos tangíveis
O que é a Observação? (tipo de teste de observância de auditoria interna)
É o acompanhamento de processos durante sua execução
O que é a Investigação e confirmação (tipo de teste de observância de auditoria interna)
Obtenção de informações junto a PESSOAS conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade. de dentro ou fora da entidade.
O que visam os Testes substantivos na fase de execução de auditoria interna?
Obtenção de segurança razoável quanto à suficiência, exatidão e validade dos DADOS produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.
O que compreende o processo de obtenção e avaliação das informações, na fase de Execução de auditoria?
- A obtenção de informações sobre assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da auditoria interna; e
- A avaliação da efetividade das informações obtidas, mediante a aplicação de procedimentos de auditoria interna.
O processo de obtenção e avaliação das informações deve não precisa ser supervisionado para se alcançar segurança razoável de que o objetivo da Auditoria Interna está sendo atingido. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! DEVE ser supervisionado.
No processo de obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, o que é uma informação SUFICIENTE?
É aquela factual e convincente
SuficieNTE = ConvinceNTE
No processo de obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, o que é uma informação ADEQUADA?
A que propicia melhor evidência alcançável
“A”dequada = “A”lcançável
No processo de obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, o que é uma informação RELEVANTE?
A que suporta conclusões e recomendações
“R”elevante = “R”ecomendações
No processo de obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, o que é uma informação ÚTIL?
A que auxilia atingimento de metas
O processo de obtenção e avaliação das informações compreende a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que:
A informação suficiente é aquela que é _____ e _____, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno.
Factual / convincente
O processo de obtenção e avaliação das informações compreende a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que:
A informação adequada é aquela que, sendo _____, propicia a _____ evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna
Confiável / melhor
O processo de obtenção e avaliação das informações compreende a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que:
A informação relevante é a que dá _____ às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna
Suporte
O processo de obtenção e avaliação das informações compreende a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que:
A informação útil é a que auxilia a entidade a atingir _____.
Suas metas
O processo de obtenção e avaliação das informações compreende a avaliação da efetividade das informações obtidas, mediante a aplicação de procedimentos da Auditoria Interna, incluindo testes substantivos, se as circunstâncias assim o exigirem. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Na Auditoria Interna, devem ser adotados procedimentos adequados para assegurar que as contingências ativas e passivas relevantes foram identificadas e são do conhecimento da administração da entidade. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Na Auditoria Interna, quando aplicável, deve ser examinada a observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, das Normas Brasileiras de Contabilidade e da legislação. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Visitando um órgão, o auditor acompanhou um procedimento durante sua execução, atestando que, de fato, as normas vêm sendo seguidas, embora tenha deixado de calcular a exatidão de casos específicos. Nesse caso, qual o teste e o procedimento que foi utilizado?
Teste: de observância;
Procedimento: de observação
A amostragem é o processo de aplicação de procedimentos em menos 100% dos itens de uma população de interesse, de maneira a se extrair conclusões sobre toda a população. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Em MENOS de 100% dos itens de uma popuação
Quais os tipos de amostragem em auditoria?
Estatística (probabilística); e
Não Estatística
De acordo com as normas de auditoria independente, o que é a amostragem estatística?
Aquela que tem por características:
- Seleção aleatória de itens da amostra; e
- Uso da teoria das probabilidades para avaliar o resultado das amostras.
A amostragem não estatística é aquela que tem por
características, seleção aleatória de itens da amostra e uso da teoria das probabilidades para avaliar o resultado das amostras. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Essa é a amostragem estatítica.
De acordo com as normas de auditoria independente, o que é a amostragem não estatística?
Aquela que NÃO tem por características:
- Seleção aleatória de itens da amostra; e
- Uso da teoria das probabilidades para avaliar o resultado das amostras.
Ao usar método de amostragem, estatística ou não, como o Auditor Interno deve projetar e selecionar uma amostra?
Deve escolher a que possa proporcionar evidência de auditoria apropriada e suficiente.
Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou um método de seleção de itens a serem testados, podem ser empregadas técnicas de amostragem. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O trabalho do auditor pressupõe a seleção de itens que devem ser testados e que possam proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada. Como é denominada a técnica para essa seleção?
Amostragem
O uso de Processamento Eletrônico de Dados modifica a forma de processamento e armazenamento de informações, afetando a organização e os procedimentos adotados pela entidade na consecução de adequados controles internos. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O auditor deve dispor de compreensão suficiente dos recursos de PED (Processamento Eletrônico de Dados) e dos sistemas de processamento existentes, a fim de avaliá-los e planejar adequadamente seu trabalho. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A utilização de Processamento Eletrônico de Dados pela entidade requer que exista, na equipe da Auditoria Interna, profissional de que tipo?
Um profissional com conhecimento suficiente sobre tecnologia da informação (TI) e sobre os sistemas de informação utilizados.
O uso de técnicas de Auditoria Interna, que demandem o emprego de recursos tecnológicos de processamento de informações, requer que exista na equipe da Auditoria Interna profissional com conhecimento suficiente de forma a implementar os próprios procedimentos ou, se for o caso, orientar, supervisionar e revisar os trabalhos de especialistas. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A utilização de processamento eletrônico de dados pela entidade auditada requer que exista, na entidade responsável pela Auditoria Interna, profissional com conhecimento suficiente sobre a tecnologia da informação, não sendo necessária sua participação na equipe responsável pelos trabalhos. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! É necessário que ele participe da equipe de
auditoria profissional
O _____ é o documento por meio do qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos.
Relatório
O relatório é o documento por meio do qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com _____ e _____.
Objetividade / imparcialidade
O relatório é o documento por meio do qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar – claramente, o que?
Suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.
A quem deve ser entregue p relatório de Auditoria Interna?
A quem tenha solicitado o trabalho ou a pessoa que receber autorização para tanto.
O relatório deve ser entregue a quem tenha solicitado o trabalho ou a pessoa que receber autorização para tanto. Sendo preservada a confidencialidade do seu conteúdo. CERTO ou ERRADO?
CERTO! O Relatório de Auditoria Interna é confidencial
Quais aspectos devem ser abordados no conteúdo do relatório da Auditoria Interna?
- Objetivo e a extensão dos trabalhos
- Metodologia adotada
- Principais procedimentos aplicados
- Limitações ao alcance dos procedimentos aplicados
- Fatos e evidências encontradas
- Riscos associados aos fatos constatados
- Conclusões e recomendações efetuadas
Deve ser abordado no conteúdo do relatório da Auditoria Interna o objetivo e a _____ dos trabalhos
Extensão
Deve ser abordado no conteúdo do relatório da Auditoria Interna a _____ adotada
Metodologia
Deve ser abordado no conteúdo do relatório da Auditoria Interna os principais _____ aplicados
Procedimentos
Deve ser abordado no conteúdo do relatório da Auditoria Interna as _____ ao alcance dos procedimentos aplicados
Limitações
Deve ser abordado no conteúdo do relatório da Auditoria Interna os fatos e _____ encontradas
Evidências
Deve ser abordado no conteúdo do relatório da Auditoria Interna os _____ associados aos fatos constatados
Riscos
Deve ser abordado no conteúdo do relatório da Auditoria Interna as conclusões e _____ efetuadas
Recomendações
A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de relatório parcial, em quais condições?
Na hipótese de haver constatar impropriedades/irregularidades/ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade e que não possam aguardar o término regular dos trabalhos.
Na hipótese de haver constatar impropriedades/irregularidades/ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade e que não possam aguardar o término regular dos trabalhos. O que a Auditoria Interna deve fazer?
Avaliar a necessidade de RELATÓRIO PARCIAL
As normas profissionais do Auditor Interno compreendem quais aspectos?
- Competência Técnico Profissional
- Autonomia Profissional
- Responsabilidade do Auditor Interno na Execução dos Trabalhos
- Relacionamento com Profissionais de Outras Áreas
- Sigilo
- Cooperação com o Auditor Independente
Em relação às normas profissionais do Auditor Interno, no que consiste o aspecto da Competência Técnico Profissional?
O Contador, na função de Auditor Interno, deve manter o seu nível de competência profissional pelo conhecimento atualizado das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, especialmente na área de auditoria, da legislação inerente à profissão, dos conceitos e técnicas administrativas e da legislação aplicável à Entidade.
Em relação às normas profissionais do Auditor Interno, no que consiste o aspecto da Autonomia Profissional?
O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar sua autonomia profissional.
O grau de independência dos Auditores Internos, ou autonomia profissional, garante um trabalho isento de influências de superiores hierárquicos (mais alto nível da administração da entidade). CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Em relação às normas profissionais do Auditor Interno, no que consiste o aspecto da Responsabilidade do Auditor Interno na Execução dos Trabalhos, o Auditor deve:
Ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e na exposição das conclusões
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Em relação às normas profissionais do Auditor Interno, no que consiste o aspecto da Responsabilidade do Auditor Interno na Execução dos Trabalhos:
A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade não estão limitadas à sua área de atuação.
CERTO ou ERRADO?
ERRADO!
O Auditor só trabalha naquilo que sabe e só pode ser responsabilizado por isso.
Em relação às normas profissionais do Auditor Interno, no que consiste o aspecto da Responsabilidade do Auditor Interno na Execução dos Trabalhos:
A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento, requeridas nas circunstâncias.
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Em relação às normas profissionais do Auditor Interno, no que consiste o aspecto da Responsabilidade do Auditor Interno na Execução dos Trabalhos:
Cabe ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou órgãos equivalentes.
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Em relação às normas profissionais do Auditor Interno, no que consiste o aspecto do Relacionamento com Profissionais de Outras Áreas?
O auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas, situação em que a equipe fará a divisão de tarefas, segundo a habilitação técnica e legal dos seus participantes.
O auditor interno deve respeitar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o seu trabalho, não as divulgando para terceiros, sob nenhuma circunstância, sem autorização expressa da Entidade em que atua. CERTO ou ERRADO?
CERTO! É o dever de Sigilo na Auditoria Interna
O dever de manter o sigilo continua depois de terminado o vínculo empregatício ou contratual do Auditor Interno. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Em relação às normas profissionais do Auditor Interno, no que consiste o aspecto da Cooperação com o Auditor Independente?
O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário.
O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O Auditor Independente meio que “manda” no Interno