Nervos Espinhais e Terminações Nervosas Flashcards
Conhecer características gerais
Cada nervo espinhal é formado pela união de uma raiz dorsal e ventral, as quais se originam respectivamente de que parte da medula?
Raiz dorsal - Sulco Lateral Posterior
Raiz ventral - Sulco Lateral Anterior
Lembrando que se originam através de Filamentos Radiculares
Na raiz dorsal dos nervos espinhais se localiza o _____________, onde estão os corpos de neurônios sensitivos pseudo- unipolares
Gânglio espinhal
Classificação de fibras Aferentes:
1- Somáticas: podem ser Exteroceptivas (temperatura, dor, pressão, tato) ou Proprioceptivas (conscientes e inconscientes)
2- Viscerais
Classificação de fibras Eferentes:
1- Somáticas: Músculos estriados esqueléticos
2- Viscerais: Músculos lisos, cardíaco e glândulas
Escreva o trajeto anatômico dos nervos espinhais:
Filamentos Radiculares - Raízes ventral e dorsal do nervo espinhal - Tronco do nervo espinhal (sai do foramen vertebral) - Se divide en Ramo dorsal e Ramo ventral - Nervos
Sabendo que os nervos originais dos plexos são plurisegmentares, ou seja, contém fibras de mais de um segmento medular. Cite um exemplo de de nervo unissegmentar, que se origine de um único segmento medular.
Nervos Intercostais
Dermátodos são territórios cutâneos de inervação radicular, ou seja, inervado por fibras de una única raíz dorsal el um único segmento medular. Importante na clínica para localizar níveis de lesões medulares. Cite uma doença que possui característica patognomônica relacionado a dermátodo.
Herpes Zoster (cobreiro): vírus acomete raízes dorsais causando aparecimento de dores e pequenas vesículas em área cutânea que corresponde ao dermátodo da raiz envolvida.
Uma unidade motora é composta por neurônio motor alfa + axônio + fibras musculares (quantidade variável) que ele inerva. Quanto mais fibras musculares são inervadas por único neuronio motor, maior a _________.
Quanto menos fibras musculares são inervadas por um único neurônio motor, maior a ___________.
1- FORÇA (ex. quadriceps)
2- PRECISÃO ou CONTROLE (ex. músculos da mão)
Unidade sensitiva é composta por neurônio sensitivo + axônio + ramificações + receptores sensitivos. A sensibilidades está diretamente relacionada com a quantidade de neurônios, sendo assim:
1- Quanto mais neurônios _____________________
2- Quanto menos neurônios ___________________
1- Maior a sensibilidade (ex. Língua)
2- Menor a sensibilidade
As fibras nervosas podem ser mielínicas ou amielínicas, as fibras mielínicas estão circundadas pelas células de Schwann formando uma camada de mielina e outra de neurilema (citoplasma). As fibras mielínicas possuem os nódulos de
Ranvier, o que são e o que proporcionam de benefício a fibra?
Nódulos de Ranvier são espaços na membrana do neurônio que fica exposta, sem a cobertura de mielina e proporcionam condução do impulso saltatória, ou seja, uma condição de impulso rápida.
Cite un exemplo de fibra amielínica:
Fibras Pós- Ganglionares
Após uma interrupção do axônio nos nervos espinhais devido a lesão (por corte ou esmagamento) ocorrem duas situações: Ocorre a degeneração do coto distal do nervo secionado e da se o nome de degeneração Walleriana, además, o codo proximal sofre regeneração, explique como ocorre essa regeneração e de que fatores depende.
No codo proximal ocorre a formação do CONE DE CRESCIMENTO, que são ramificações do axônio na busca de encontrar a parte secionada do nervo. A regeneração do codo proximal depende da ocorrência de FATORES NEUROTRÓFICOS.
Responda VERDADEIRO ou FALSO para a afirmação a seguir:
“A condução de impulso é bidirecional e a velocidade do impulso nervoso depende do calibre da fibre, quanto maior o calibre, maior a velocidade. Fibras C possuem maior velocidade que fibra tipo A.”
FALSO
- A condução do impulso é unidirecional.
- Velocidade: Fibras A> Fibras B> Fibras C (amielínicas/lentas)
Tipos de receptores
Classificação segundo a categoria de informação que transmitem
EXTEROCEPTIVA: Exterior, contato da pele
PROPRIOCEPTORES: Posição e movimento corporal ou dos membros
ENTEROCEPTIVA: Estado interno
Cite exemplos de receptores de cada um:
Exteroceptores: mecanorreceptores, termorreceptores e nocirreceptores
Proprioceptores: estão profundos, nos músculos (fuso neuromuscular), articulações e tendões
Interoceptores: Visceral
Nocicepcão é o processo sensorial que fornece os sinais que desencadeiam a experiência da dor. Explique o que são os Nocirreceptores.
São terminações nervosas não mielinizadas, que sinalizam quando o tecido corporal está sendo lesado ou em risco de sofrer uma lesão. Os nociceptores podem ser ativados por diferentes estímulos, tais como: mecânicos, térmicos, privação de oxigênio e exposição de determinados agentes químicos.