Nefrologia / LRA Flashcards
Quais elementos diagnósticos fazem pensar em LRA?
Elevação da concentração de NAS, da concentração plasmática ou sérica de creatinina e diminuição do volume urinário.
Quais as subdivisões das etiologias de LRA?
Azotemia pré renal, doença parenquimatosa intrínseca e obstrução pós renal.
O que é azotemia pré renal?
É um termo utilizado para descrever a elevação da concentração da ureia ou da creatinina sérica em consequência de uma TFG reduzida devido ao fluxo plasmático renal reduzido e pressão hidrostática intraglomerular insuficiente.
Quais os distúrbios associados a Azotemia pré renal?
Hipovolemia, redução do DC e fármacos que influenciam na autorregulação renal, como os AINES e inibidores de angiotensina II (IECA e BRA).
O que a azotemia pré renal pode causar?
Lesão Isquemica (NTA) devido a baixa perfusão quando o rim não consegue mais compensar.
Oq pode ocorrer como forma compensatória para a hipovolemia na azotemia pré renal?
Retenção de sal e água por meio da Ang 2, Aldo, ADH, NA, gerando vasoconstrição na arteríola eferente, aumentando TFG. Reflexo miogênico intrínseco gerando vasodilatação na a. Aferente quando a pressão de perfusão está diminuída. Biossíntese intraglomerular de substâncias vasodilatadoras como NO, prostaglandina e prostaciclinas. Feedback tubuloglomerular, quando as células da mácula densa percebem baixa reabsorção de sódio, gerando vasodilatação da a. Aferente para aumentar TFG (NO).
Explique como ocorre a azotemia pré renal devido ao uso abusivo de AINES
AINES inibem cox na cascata do ácido aracdonico, que por sua vez inibe a cascata de produção de prostaglandina (vasodilatadora), o que dificulta a dilatação da a. Aferente, diminuindo TFG.
Qual o efeito dos IECA e BRA diante da TFG?
Como o IECA inibe Ang 2, ele dificulta vasoconstrição da eferente, diminuindo TFG. Os BRA bloqueia o receptor de Ang 2, fazendo o mesmo efeito. Em pacientes com estenose de A. Renal, a redução da TFG é mais pronunciada.
Por que a cirrose hepática avançada pode desenvolver um perfil hemodinâmico singular semelhante a azotemia pré renal?
Por que nesse caso ocorre vasodilatação arterial primária do vasos esplancnicos, o que diminui resistência vascular, estimulando de forma compensatória a vasoconstrição. A partir disso pode surgir uma LRA como complicação, podendo ser desencandeada por depleção de volume e
Por PBE.
Quais as causas mais comuns de LRA intrínseca?
Sepse, isquemia e nefrotoxicidade.
Como acontece a LRA associada a sepse?
Sepse gera vasodilatação generalizada, mediada por NO, diminuindo TFG. SRAA é ativado para compensar a queda de pressão e faz vasoconstrição pela ativação do simpático, diminuindo a filtração. Ainda, devido a inflamação, a sepse gera lesão endotelial, aumento de citocina, atiçado de espécies reativas, lesando as células dos túbulos renais.
LRA isquêmica gera o que?
Por gerar isquemia devido a algum motivo, além da arquitetura renal que favorece, acaba diminuindo a TFG já que o fluxo sanguíneo está prejudicado.
O que pode causar LRA associada as nefrotoxinas ?
Contrastes iodado, gadolínio quando em altas doses, antibióticos como aminoglicosideos e Anfotericina B, vancomicina, aciclovir, agentes quimioterápicos, substancias tóxicas ingeridas como etilenoglicol, toxinas endógenas como mioglobina, hemoglobina e cadeia leves de mieloma.
Quais as outras causas de LRA?
Glomerulonefrite/vasculite
Nefrite instersticial
SHU…
Quais as complicações da LRA? Como ocorre cada uma*
Uremia
hiper e hipovolemia
hiponatremia
hiperpotassemia
acidose
hiperfosfatemia e hipocalcemia
Sangramento
Feições
Complicações cardíacas
Desnutrição