Morfologia da pele P2 Flashcards
Quais são as funções da pele?
*Proteção do corpo contra os efeitos ambientais, como escoriações, perda de líquido, substâncias prejudiciais, radiação ultravioleta e microrganismos invasores
*Contenção das estruturas do corpo (p. ex., tecidos e órgãos) e de substâncias vitais (principalmente líquidos extracelulares), evitando a desidratação, que pode ser grave em caso de lesões cutâneas extensas (p. ex., queimaduras)
*Regulação do calor mediante a evaporação do suor e/ou a dilatação ou constrição dos vasos sanguíneos superficiais
*Sensibilidade (p. ex., dor) por meio de nervos superficiais e suas terminações sensitivas
*Síntese e armazenamento de vitamina D.
Definir hiperplasia.
A hiperplasia é definida como um aumento no número de células em um órgão ou tecido em resposta a um estímulo.
Explicar o que é uma neoplasia.
As mutações causais fornecem para as células neoplásicas uma vantagem de sobrevivência e de crescimento, resultando em proliferação excessiva que é independente de sinais fisiológicos de crescimento (autônoma).
Diferenciar tumor benigno de tumor maligno.
Benigno: relativamente inocentes, permanece localizado, não se disseminará para outras áreas e geralmente pode ser removido por cirurgia local.
Malignos: cânceres, invadir e destruir as estruturas adjacentes e se disseminar para áreas distantes (metastatizar), não diferenciados, atipia.
O que é hipertrofia?
A hipertrofia refere-se ao aumento do tamanho das células que resulta no aumento do tamanho do órgão afetado.
Definir apoptose
Apoptose: A morte celular programada é uma característica central do desenvolvimento e da renovação normal dos tecidos, podendo ser desencadeada por sinais extrínsecos (incluindo células T citotóxicas e citocinas inflamatórias) ou vias intrínsecas (incluindo danos ao DNA e estresse intracelular). As mitocôndrias desempenham papel fundamental na via intrínseca da apoptose.
Definir displasia.
O termo displasia literalmente significa “crescimento desordenado”. Inclui a perda da uniformidade das células individuais, assim como a perda de sua orientação arquitetural. As células displásicas podem exibir pleomorfismo considerável e frequentemente contêm núcleos hipercromáticos grandes com uma grande razão núcleo-citoplasma.
O que é a doença de Graves?
Hipertireoidismo - doença autoimune: o organismo produz anticorpos contra o receptor de TSH, mas esses anticorpos acabam se ligando nos receptores de TSH.
O que é coloide?
Acúmulo de hormônio t3 e t4. TSH liga no receptor da superfície do folículo estimulando.
Como é a lâmina na doença de Graves?
As células reticulares sofrem hiperplasia e hipertrofia e hiperplasia, vai conter células inflamatórias, quase não tem coloide.
O que é o bócio nodular colóide?
Falta de iodo na dieta, acontece diminuição de T3 e T4 na dieta. TSH aumenta e estimula o número de células para captar iodo. Hipotireoidismo. Acúmulo de coloide nas células.
O que é?
Queratose actínica: corno cutâneo por escama certótica.
O que aconteceu nessa lâmina?
Displasia de camada de células basais associada a hiperqueratose acentuada e paraqueratose.
Progressão da atipia celular nuclear em toda espessura, carcinoma espinocelular in situ.