Módulo I - Brasil, Bolsa, Balcão Flashcards
Como surgiu a B3?
A B3 surgiu sob o formato atual após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 22 de março de 2017.
Que tipo de negócios a B3 opera?
A bolsa opera um elenco completo de negócios com ações, derivativos, commodities, balcão e operações estruturadas.
Como se dão as negociações?
As negociações de dão em pregão eletrônico e via internet, com facilidade de homebroker.
O que é a B3?
São associações privadas civis que têm o objetivo de efetuar o registro, a compensação, a liquidação física e financeira das operações realizadas em pregão ou sistema eletrônico.
Como são legalmente constituídas as bolsas de valores?
Com a resolução nº 2690 do Bacen, as bolsas de valores puderam passar a visar lucro e a ser constituídas sob a forma de sociedades anônimas (S.A).
Quais órgãos fiscalizam as bolsas de valores?
Sofrem fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), porém, possuem status de autorreguladoras, já que são responsáveis por estabelecer diversas regras relativas ao funcionamento dos mercados que administra e à atuação dos intermediários que a acessam.
Quais os princpais deves e obrigações da B3
Manter equilíbiro entre seus interesses prórpios e o interesse público a que deve atender, como responsável pela preservaçõa e auto-regulação dos mercado por ela administrados;
Cabe à entidade administradora aprovar regras de organização e funcionamento dos mercados e as normas de conduta necessárias ao seu bom funcionamento e à manutenção de elevados padrões éticos de negociação nos mercados por ela administrados.
As regras de negociação da bolsa devem:
- Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço dos valores mobiliários negociados em seus ambientes;
- Assegurar igualdade de tratamento às pessoas autorizadas a operar em seus ambientes;
- Evitar ou coibir práticas não-equitativas em seus ambientes;
Fixar as variações de preços e quantidades ofertadas, em seu ambiente de negociação que for caracterizado como centralizado e multilateral, que exige a adoção de procedimentos especiais de negociação, bem como os procedimentos operacionais necessários para quando tais variações forem alcançadas, respeitadas as condições mínimas que forem estabelecidas pela CVM em regulamentação específica