MODELOS DE GESTÃO / GOVERNAÇA E GOVERNABILIDADE / ACCOUNTABILITY Flashcards
O grau de governança de uma rede depende da qualidade das interações entre os atores.
CERTO
Governabilidade está mais ligado à realização da articulação e cooperação entre os atores, permitindo uma melhor atuação da Governança;
Ou seja: Governabilidade articula essas interações / Quanto melhor forem as interações maior capacidade terá de implementar as políticas públicas = Governança.
Os arranjos institucionais dizem respeito a estruturas, processos, mecanismos, princípios, regras e normas que influenciam a governança em política pública.
CERTO
LITERALIDADE DO REFERENCIAL DE GOVERNANÇA PUBLICA DO TCU
Ética, transparência e responsabilidade social são os princípios que sustentam o conceito de governança na gestão pública.
CERTO
SEGUNDO DECRETO 9203/2017
Art. 3º São princípios da governança pública:
I - capacidade de resposta;
II - integridade;
III - confiabilidade;
IV - melhoria regulatória;
V - prestação de contas e responsabilidade;
VI - transparência.
governança pública é um mecanismo para evitar conflitos de agência entre cidadãos (principais) e servidores públicos (agentes).
CERTO PARA CESPE
A adoção de um sistema de compliance no âmbito de uma determinada entidade pública significa a adoção de um conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.
perfeito
Governança compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.
errado
isso é governabilidade
Governabilidade: conceito adstrito à capacidade do Estado de se relacionar entre os seus Poderes e com a sociedade, considerando a legitimidade para governar. Relaciona-se à coordenação dos meios e recursos disponíveis para a consecução do interesse público.
Capacidade governativa em sentido amplo significa competência de gestão, o que depende da relação entre os atores sociais, ou seja, depende da governança.
certo
“A governança no setor público pode ser analisada sob quatro perspectivas de observação: (a) sociedade e Estado; (b) entes federativos, esferas de poder e políticas públicas; (c) órgãos e entidades; e (d) atividades intraorganizacionais.”
perfeito
releia
referencial de governança do tcu
(a) sociedade e Estado: define as regras e os princípios que orientam a atuação dos agentes;
(b) entes federativos, esferas de poder e políticas públicas: se preocupa com as políticas públicas e com as relações entre as estruturas e setores, incluindo as diferentes esferas, poderes, níveis de governo etc.;
(c) órgãos e entidades: garante que cada órgão e entidade cumpram o seu papel;
(d) atividades intraorganizacionais: busca reduzir os riscos, otimizar os resultados e agregar valor aos órgãos e entidades.
Governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas.
PERFEITO
REVEJA MIL VEZES
Para solucionar essa crise, o Estado precisa definir sua finalidade quanto governo. É necessário utilizar uma política racional, em que o Estado, somente, oriente, incentive, fiscalize e ampare e realize as funções que apenas ele pode desempenhar.
DE QUAL CRISE ESTAMOS FALANOD?
CRISE DE SOBRECARGAkey word > política racional
Esta crise consiste na incapacidade do Estado dar conta de todas as tarefas assumidas e que lhe são atribuídas pela Constituição e leis. Sendo que essas tarefas aumentam de forma ilimitada, e abrangem todos os setores da sociedade.
O ideal seria que o Estado cuidasse, apenas, da segurança (interna e externa, ou seja, através da força armada e da polícia), diplomacia, administração pública e justiça. E assim, garantir os direitos naturais de fundamentais de todo ser humano.
Crise de Agenciamento
A crise governamental resulta da base de organização governamental inadequada para um Estado intervencionista, adotada por muitos países, que é a separação dos poderes seguindo o modelo de Montesquieu (separação em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, independentes e autônomos entre si).
CERTO
BASE DE ORGANIZAÇÃO INADEQUADA
SEPARA ADEQUADA DE PODERES
A crise decorre em função da vontade real do povo não ser transmitida aos órgãos da administração pública. E que os governantes, depois de eleitos, agem seguindo a própria pretensão, para o seu proveito e não de acordo com os interesses das pessoas que os elegeram.
Soma-se a isto, o fato de o processo de escolha dos políticos ser feito por intermédio dos partidos políticos, que influenciam na formação da opinião da população, e isto resulta na escolha equivocada e aleatória de desconhecidos ou aproveitadores.
QUAL CRISE E QUAL SOLUÇÃO?
CRISE DEMOCRÁTICO REPRESENTATIVA
A solução está na melhora do processo de escolha, estruturando o sistema eleitoral
KEY WORDS: VONTADE REAL DO POVO NÃO TRANSMITIDA PARA A ADM
este novo cenário as redes de políticas públicas se auto-organizam. Trocando em miúdos, auto-organização quer dizer que as redes são autônomas e autogovernáveis, elas se desvinculam da liderança governamental, desenvolvem suas próprias políticas e moldam seus ambientes
essa definição se adequa do gerencialismo
errado
à governança
é uma definição bem doutrinária
““etiqueta “governance” denota pluralismo, no sentido que diferentes atores têm, ou deveriam ter, o direito de influenciar a construção das políticas públicas. Essa definição implicitamente traduz-se numa mudança do papel do Estado (menos hierárquico e menos monopolista) na solução de problemas públicos. Por causa disso, a governança pública (GP) também é relacionada ao neoliberalismo. A GP também significa um resgate da política dentro da administração pública, diminuindo a importância de critérios técnicos nos processos de decisão e um reforço de mecanismos participativos de deliberação na esfera pública”
as três dimensões da accountability são Informação, justificação e punição.
certo
reveja mil vezes
não é transparência e governança, são essas 3
Em um estado de direito, a accountability vertical ou democrática, entendida como a que ocorre entre os diversos níveis de poder e sujeita à possibilidade de controle mútuo, é profícua no fortalecimento de ações contra a corrupção.
errado
accountability vertical é do povo
horizontal - um poder sore o outro
social -sociedade civil organizad (ongs etc)