Miscelanius Semana 9 Flashcards
Neuromielite optica
Neuromielite óptica é uma doença inflamatória autoimune recorrente do sistema nervoso central, que acomete nervo óptico e medula espinhal.
ataque à proteína antiaquaporina 4, que realiza transporte de água para o SNC e está presente em grande quantidade no nervo óptico e medula espinhal. A pesquisa do anticorpo antiaquaproina 4 apresenta sensibilidade >75% e especificidade > 95% para diagnóstico,
Clinicamente, se manifesta com neurite óptica grave, com AV < 20/200 na maior parte dos casos e RNM evidenciando espessamento do nervo óptico, com hipersinal e realce com gadolínio e mielite transversa, extensa longitudinalmente e que afeta principalmente a medula cervical e torácica. Podem levar a parapaersia, perda de sensibilidade e perda do controle esfincteriano.
O tratamento da patologia, na fase aguda, é realizada com pulsoterapia com metilprednisolona e plasmaférese ou ciclofosfamida para casos refratários. Para terapia de manutenção, podem ser utilizados prednisona, azatioprina, rituximab, micofenolato de mofetila e outros imunossupressores.
Local da lesão x campo visual
defeitos de campo esperados para a respectivas localizações
Neurite optica
Esclerose múltipla
Bagunça neurológica
uma mulher jovem, com BAV aguda e dor à movimentação ocular extrínseca, que nos remete ao diagnóstico de neurite óptica.
mulheres jovens. Este quadro geralmente ocorre devido à desmielinização auto-imune e tem uma forte associação com Esclerose Múltipla. Na RNM, é observado realce de contraste no NO
neurite óptica, cuja principal alteração campimétrica é a presença de um escotoma central ou cecocentral.