Metamorfismo e rochas metamórficas Flashcards
Agentes de metamorfismo
Temperatura, tensão, fluídos, e tempo geológico
Temperatura
O aumento da temperatura faz com que certos minerais tornem-se instáveis reagindo com outros formando novas combinações estáveis que originam minerais diferentes.
Tensão
Força exercida por unidade de área
Litostática
Ou não dirigida. Resulta da pressão exercida por rochas suprajacentes aplicada em todas as direções. Aumenta a densidade.
Não Litostática
Ou dirigida. Tem diferentes intensidades e diferentes direções, sendo associada aos movimentos tectónicos, provocando o alinhamentos dos minerais – textura foliada.
Recristalização
É a reorganização dos elementos de um mineral original, numa combinação mais estável, nas novas condições de fatores de metamorfismo. Envolvem reajustamentos químicos e físicos.
Metamorfismo de contacto
Este processo envolve a instalação de uma intrusão magmática que provocará metamorfismo nas rochas encaixantes, ou seja, atua localmente nos materiais rochosos. A região situada em torno da intrusão magmática designa-se de auréola metamorfica.
Metamorfismo Regional
Afeta zonas rochosas extensas. envolvidas em fenómenos tectónicos relativos aos limites convergentes, sendo os principais fatores de metamorfismo a temperatura e as tensões.
Ocorre um domínio de transição entre o metamorfismo para o magmatismo- ultrametamorfismo- onde origina magmatitos.
Magmatitos
Possui partes claras que sofreram fusão, e partes escuras que sofreram metamorfismo, pelo facto dos seus minerais apresentarem um ponto de fusão mais alto e não fundiram.