Formação e classificação das rochas sedimentares Flashcards
Sedimentogénese
Meteorização
Erosão
Transporte
Sedimentação
Meteorização
Pela ação dos agentes de geodinâmica externa, as rochas alteram-se física e quimicamente.
Meteorização Física - Ação da água
A alternância de períodos secos e húmidos, devido à variação da quantidade de água que se encontra na rocha, provoca a sua expansão e contração, levando à sua fratura. A água da chuva também contribui.
Ação do gelo
Crioclastia. Quando a água se encontra nas fraturas das rochas, esta ao congelar aumenta o seu volume provocando a expansão dessas fraturas.
Ação dos seres vivos
Relativamente aos animais, estes escavam tocas ou galerias. Já as plantas, as suas sementes depositam-se nas fraturas das rochas e ao crescerem provocam a sua expansão.
Ação da temperatura
Termoclastia. A temperatura faz com que os minerais alterem o seu volume dilatando e contraindo alternadamente.
Crescimento de minerais
Haloclastia. A água salgada que se encontra nas fissuras da rocha faz com que os seus minerais precipitem e se formem, provocando a sua expansão.
Alivio de pressão
A descompressão a que as rochas são sujeitas quando afloram à superfície acabam por permitir a sua expansão e fraturam.
Meteorização química
Transforma os minerais das rochas em outros produtos químicos, sendo a sua ação mais facilitada e intensa quanto maior for a degradação física da rocha. Os minerais podem se transformar em outros mais estáveis, ou apenas dissolvem na água deixando de fazer parte da constituição da rocha.
Melhores condições que existem para que ocorra meteorização química
Ambientes quentes e húmidos
Hidrolise
Substituição de catiões do mineral por iões de hidrogénio proveniente da água ou ácidos que provoca a formação de novos minerais ou a sua desintegração.
Caulinização
Processo de decomposição por hidrolise, onde ocorre dissolução parcial de minerais de feldspato, formando sílica e minerais de argila- caulinite
Oxidação-redução
Processos ligados entre si, ou seja, a oxidação não ocorre sem a redução e vice-versa. Quando o ferro sofre oxidação pelo contacto com o oxigénio, perde eletrões, e forma novos minerais.
Dissolução
Ocorre reação dos minerais com a água. EXEMPLO: No calcário, quando a água das chuvas ácidas reage com os minerais da calcite, ocorre dissolução.
Hidratação e desidratação
Envolve a combinação química de minerais com água ou a sua remoção.