Classificação das rochas sedimentares Flashcards
Rochas detríticas
São rochas formadas por sedimentos soltos - não consolidadas- ou que sofreram diagénese - consolidadas.
Rocha consolidada
Conglomerados/balastros
Arenitos
Siltitos
Argilitos
Rocha não consolidada
Balastros
Areias
Siltes
Argilas
Rochas quimiogénicas
São formadas a partir de sedimentos resultantes da precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água.
Rochas Carbonatadas
Calcário. Pela variação do teor de dióxido de carbono em águas oceânicas, ocorre precipitação de carbonato de cálcio com formação de calcite.
Evaporitos
Sal-gema - Através da evaporação de águas marinhas retidas em lagos ou lagunas, ocorre precipitação de NaCl com formação de halite.
Gesso - Ocorre evaporação de águas iguais às do sal-gema, onde precipita sais de sulfato de cálcio formando o mineral gesso.
Rochas biogénicas
Formadas por sedimentos de origem orgânica, como restos de seres vivos ou vestígios da sua atividade.
A fotossíntese que ocorre em água marinhas diminui o teor em CO2 provocando a precipitação da calcite. Formam calcário conquífero, calcário recifal e combustíveis fósseis.
Carvão
Formam-se em bacias de sedimentação (lagos ou pântanos) onde ocorre a deposição de restos de plantas, que pela ausência de oxigénio vão se decompondo. Estas compactam-se e formam a TURFA – Exposta a temperaturas e pressões elevadas que depois de algum tempo formam a LINHITE – Apresenta um elevado teor em água que sob pressão forma a HULHA – Apresenta elevado teor em carbono sendo fácil a sua exploração – Forma-se a ANTRACITE OU CARVÃO BETOMINOSO
Petróleo
Considerado uma rocha líquida com o aspeto oleoso.
Formam-se a partir da acumulação de seres vivos, nomeadamente o plâncton, em lagunas marinhas pouco profundas que provocarão a morte de seres que se acumulam na profundidade. A rápida deposição de estratos gera condições de anaerobiose provocando a transformação de partes lipídicas em hidrocarbonetos - petróleo.
Rocha-mãe
Onde ocorre a deposição e a transformação do plâncton, sendo coberta pelos sedimentos.
Rocha-armazém
Devido à baixa densidade dos hidrocarbonetos e ao aumento da pressão, o petróleo e o gás natural abandonam a rocha-mãe e sobem para uma rocha vizinha porosa e permeável designada de rocha-armazém.
Rocha-cobertura
Quando a rocha armazém é delimitada por uma rocha impermeável, a rocha-armazém, o petróleo fica armazenado.
Armadilha petrolífera
Estrutura constituída pelas rochas, onde ocorre a formação do petróleo.