Medidas antropométricas Flashcards
Semiotécnica do peso
O paciente deve ser pesado descalço, com a menor quantidade de roupa possível, posicionado no centro da balança, com os braços ao longo do corpo. A leitura deve ser realizada com o avaliador à frente da balança e à esquerda do paciente.
Semiotécnica do peso: pacientes incapacitados de deambular ou de ficar em posição ortostática
O peso pode ser aferido em cama-balança ou em balança para pesagem em leito, não muito usada devido ao alto custo. Se possível, a fim de se evitar um peso superestimado, considerar apenas o peso da cama, contendo um colchão comum, um travesseiro, um lençol e uma fronha.
Cálculo do peso ideal
Peso ideal = Altura² x IMC médio
Homens: IMC médio = 22kg/m²
Mulheres: IMC médio = 21kg/m²
Semiotécnica da Circunferência do Braço
É aferida no ponto médio entre o acrômio e o olécrano, com o braço estendido lateralmente ao tronco. Para encontrar o ponto médio, o cotovelo deve estar fletido em 90⁰.
Peso estimado
É o peso obtido a partir de fórmulas ou tabelas. Utilizado quando não há possibilidade de se obter o peso usual ou quando não se pode pesar o indivíduo.
Semiotécnica da altura/estatura na criança
Recomenda-se medir a altura na posição deitada, utilizando-se fita métrica ou régua graduada.
Semiotécnica da altura/estatura: pacientes que conseguem ficar em posição ortostática
A medida é realizada em balança com estadiômetro ou fita métrica inextensível com previsão de 0,1cm, afixada em superfície lisa, vertical e sem rodapé. Cinco pontos anatômicos estejam próximos à parede ou ao estadiômetro: calcanhares, panturrilhas, glúteos, escápulas e ombros. Joelhos esticados, pés juntos e os braços estendidos ao longo do corpo. A cabeça erguida, formando um ângulo de 90⁰ com o solo e os olhos mirando um plano horizontal à frente. Cabelo não pode estar preso por tiaras ou outros adornos.
Estatura por meio da altura do joelho
Paciente deve estar sentado, com os pés no chão. Caso não consiga estar sentado, deve ser posicionado no leito em posição supina com a perna posicionada perpendicularmente ao colchão. A medida é realizada tendo como referência o ponto ósseo externo, logo abaixo da rótula (cabeça da tíbia), até a superfície do chão ao colchão. Preferencialmente, a medida deve ser realizada na parte interna da perna.