Fácies Flashcards
Hipocrática
Olhos fundos parados e inexpressivos; afilamento do nariz e lábios adelgaçados; leve cianose labial, rosto quase sempre coberto de suor, batimento das asas do nariz, palidez cutânea; fácies da morte, indica doença grave e quase nunca falta nos estados agônicos das afecções que evoluem de modo lento.
Renal
Edema ao redor dos olhos e palidez cutânea. Indica doenças renais como síndrome nefrótica e glomerulonefrite aguda.
Leonina ou Hansênica
Lesões causadas pela hanseníase; pele espessa e com lepromas de tamanhos variados que predominam na fronte; queda dos supercílios, nariz se espessa e se alarga, lábios grossos e proeminentes; bochechas e mento com deformação devido à formação de nódulos; barba escassa ou desaparecida.
Adenoidiana
Nariz pequeno e afilado, boca sempre entreaberta; aparece em indivíduos com hipertrofia das adenóides, o que dificulta a respiração pelo nariz ao obstruir os orifícios posteriores das fossas nasais.
Parkinsoniana
Cabeça levemente inclinada para frente, imóvel nesta posição; olhar fixo, supercílios elevados, fronte enrugada; falta de expressividade; síndrome ou doença de Parkinson.
Basedowiana
Olhos salientes (exoftalmia) e brilhantes. A expressão fisionômica é de vivacidade, mas às vezes indica um aspecto de espanto e ansiedade. Presença de bócio. Indica hipertireoidismo.
Mixedematosa
Rosto arredondado, nariz e lábios grossos, pele seca, espessada e com presença de sulcos, escassez dos supercílios, cabelos secos e opacos. Expressão fisionômica de desânimo e apatia. Indica hipotiroidismo ou mixedema.
Acromegálica
Saliência das arcadas supraorbitárias, proeminência das maçãs do rosto, aumento do tamanho do nariz, lábios e orelhas, maior desenvolvimento do maxilar inferior, com a hipertrofia dessas estruturas, os olhos parecem pequenos.
Cushingoide ou de Lua Cheia
Arredondamento do rosto, atenuação dos traços faciais, aparecimento de acne. Casos de síndrome de Cushing por hiperfunção do córtex suprarrenal . Pode ocorrer também em pacientes que fazem uso prolongado de corticosteroides.
Mongoloide
Fenda palpebral, prega cutânea (epicanto) que torna os olhos oblíquos e bem distantes um do outro. Rosto redondo, boca quase sempre entreaberta e uma expressão fisionômica de pouca inteligência.
Depressão
Cabisbaixo, olhos com pouco brilho e fixos em um ponto distante. Muitas vezes o olhar permanece voltado para o chão. Sulco nasolabial acentuado e canto da boca se rebaixa. Conjunto fisionômico denota tristeza, indiferença e sofrimento emocional. Transtorno depressivo.
Pseudobulbar
Súbitas crises de riso e choro involuntárias, mas conscientes, que fazem o paciente tentar contê-las, dando um aspecto espasmódico à fácies. Paralisia pseudobulbar.
Paralisia Facial Periférica
Assimetria da face, impossibilidade de fechar as pálpebras, repuxamento da boca para o lado são e apagamento do sulco nasolabial.
Miastênica ou de Hutchinson
Ptose palpebral bilateral que obriga o paciente franzir a teste e levantar a cabeça. Ocorre na miastenia grave e em outras miopatias que comprometem o músculo da pálpebra superior.
Esclerodérmica
Ou fácies de múmia, devido a característica de imobilidade facial. Alterações da pele: apergaminhada, endurecida e aderente aos planos profundos, repuxamento dos lábios, afinamento do nariz e imobilização das pálpebras.