MacroEconomia Flashcards
A redução das contribuições sociais que incidem sobre a folha de pagamentos de uma empresa produtora de automóveis reduz os custos da empresa e, ceteris paribus, desloca a curva de oferta para baixo e para a direita, provocando, assim, um aumento da oferta desses produtos.
A redução das contribuições sociais torna a produção mais barata! Essa redução dos custos faz com que os produtores ofertem mais produtos. O aumento de oferta é representado pelo deslocamento da curva de oferta para direita e para baixo:
No novo ponto de equilíbrio teremos:
Preços menores
Quantidades maiores
A redução do ICMS sobre automóveis, que ocorreu no âmbito da guerra fiscal travada entre governos estaduais, expandiu a quantidade demandada, provocando, assim, um deslocamento para cima e para a esquerda da curva de oferta desse produto.
ERRADO.
A redução do ICMS altera o preço do produto final que chega ao consumidor. A mudança no preço do produto gera deslocamento ao longo da curva de demanda. Tome cuidado, o preço é uma variável endógena, ou seja, ela faz parte do modelo (está contida no gráfico), então qualquer variação direta do preço provocará deslocamento ao longo da curva, e não o deslocamento da curva de demanda.
Podemos verificar isto no gráfico o resultado da redução do ICMS na curva de demanda (movimento do ponto A para o B):
Redução do preço do produto
Aumento da quantidade demandada
Obs: Somente variáveis fora do modelo (variáveis exógenas) podem afetar o deslocamento da curva de demanda e oferta. Qualquer alteração direta dos preços provoca deslocamento ao longo da curva!