M7S1 Flashcards
Quais são os revestimentos fasciais do funículo espermático?
Fáscia espermática interna
Fáscia cremastérica
Fáscia espermática externa
Quais são os constituintes do funículo espemático?
Artérias testicular Veias testiculares Ducto deferente Artéria cremastérica Artéria do ducto deferente Plexo venoso pampiniforme Ramo genital do nervo genitofemoral Vasos linfáticos Fibras nervosas simpáticas Vestígio do processo vaginal
Nomeie as estruturas que formam o testículo, da mais interna a mais externa.
Túbulos seminíferos, túnica albugínea, Lâmina visceral da túnica vaginal, cavidade da túnica vaginal e lâmina parietal da túnica vaginal.
Resuma o processo do qual decorre a ereção.
Com a estimulação erótica, o m. liso das anastomoses artério-venosos do pênis se fecham, por estimulação parassimpática o m. liso das trabéculas fibrosas e nas artérias helínicas relaxam, aumentando seu lúmen e permitindo a dilatação dos espaços cavernosos. Simultaneamente, os músculos bulboesponjoso e isquiocavernoso comprimem as veias saem dos corpos cavernosos, impedindo o retorno de sangue venoso.
Resuma o processo do qual decorre a emissão e a ejaculação.
O sêmen chega a parte prostática da uretra graças ao peristaltismo do m. liso dos ductos deferentes, lá, o sêmen se mistura com o líquido prostático e com o muco proveniente das vesículas seminais, finalizando a emissão, que tem origem de um estímulo simpático de nervos lombares. Posteriormente, a ejaculação decorre do fechamento do esfíncter interno da uretra (ligado a bexiga) via estímulo simpático de nervos lombares, do peristaltismo do m. liso da uretra e da contração dos músculos bulboesponjoso e isquiocavernoso, ambos provenientes do estímulo parassimpático de nervos sacrais. Ao final desse processo, a ejaculação ocorre expulsando o sêmen pelo óstio externo da uretra.
Resuma o processo da espermatogênese.
As espermatogônias, provenientes das células germinativas embrionárias, atravessam as células de Sertoli, modificando sua forma, tornando-se progressivamente espermatócitos primários. Tais e. primários sofrem meiose para formar os espermatócitos secundários que, posteriormente, passam por mais uma meiose, formando as espermátides. Essas últimas estão prontas para passar pelo processo de espermiogênese e transformarem-se em espermatozoides.
Quais são os principais hormônios envolvidos na espermatogênese? Qual as suas respectivas funções? De onde eles provém?
O LH, originado da adeno-hipófise, estimula as células de Leydig a produzirem testosterona, que será responsável por estimular o processo de diferenciação das espermatogônias em espermatozoides. Em paralelo, o FSH, também hipofisário, estimula as células de sertoli, responsáveis pela barreira hematotesticular e pela liberação de substâncias necessárias para o processo de espermatogênese. Outro hormônio importante a ser citado é o GH, responsável pela divisão precoce das espermatogônias, permitindo que a espermatogênese tenha um início.
Onde ocorre a estocagem de sptz, por quanto tempo eles podem permanecer sem perder sua função e de onde provém o material que garante sua nutrição?
A maior parte dos espermatozoides ficam armazenados no epidídimo, com uma pequena porção armazenada no ducto deferente. O espermatozoide mantém suas capacidades fertilizantes por até 1 mês, e são nutridos por um líquido proveniente de secreção do epitélio do epidídimo e das células de sertoli.
Quais fatores são favoráveis à atividade dos espermatozoides?
Temperaturas mais elevadas, meio alcalino e a ausência de fatores inibitórios.
Em média, quantos espermatozoides um adulto produz diariamente?
120 mi.
Quantos dias os sptz duram no trato genital feminino?
De 1 a 2 dias.
Quanto tempo é necessário para a ocorrência completa do processo de espermatogênese, da espermatogônia ao espermatozoide?
Aproximadamente 74 dias.
O que compõe o conteúdo proveniente da vesícula seminal?
A vesícula seminal secreta um líquido mucoso que contém frutose, prostaglandinas, fibrinogênio, e ácido cítrico.
O que compõe o conteúdo proveniente da próstata?
A próstata secreta líquido fino, leitoso e alcalino que contém cálcio, íon citrato, íon fosfato, uma enzima de coagulação e uma pró-fibrinolisina.
Qual o pH ideal para a movimentação dos espermatozoides? E qual o pH final do sêmen pronto para a ejaculação?
Entre 6 e 6,5 e aproximadamente 7,5, respectivamente.
Qual a porcentagem referente a contribuição (em volume) da secreção de cada glândula para a formação do sêmen ejaculado?
O líquido e os espermatozoides do canal deferente e dos testículos compõem aproximadamente 10% do sêmen ejaculado, o líquido das vesículas seminais, quase 60%, o líquido da próstata, aproximadamente 30%, e há, também, pequenas quantidades de líquido das glândulas mucosas, em especial das glândulas bulbouretrais.
A que se deve a formação de um coágulo fraco de fibrina, que mantém o sêmen nas regiões profundas da vagina?
Se deve a combinação do fibrinogênio proveniente das v. seminais com uma enzima coaguladora da secreção prostática.
O que ocorre nas principais etapas da capacitação dos espermatozoides?
Dentro dos ductos ejaculatórios masculinos, ocorre um acúmulo de colesterol em volta do acrossomo do sptz, essa camada de gordura impede a perda precoce do conteúdo enzimático e vai se desfazendo ao passo que o sptz sobe o trato feminino. Ao chegar no trato feminino, os agentes que inibiam os sptz nos ductos masculinos são eliminados por secreções das trompas uterinas. Por fim, também ocorre um aumento da permeabilidade das membranas do espermatozoide a entrada e saída de íons cálcio, aumentando a força do movimento do flagelo.
Explique, de forma sucinta, a reação acrossômica e a penetração do sptz no óvulo.
Ao chegar no óvulo, substâncias do esperma são responsáveis por degradar algumas camadas restantes de células da granulosa que envolvem o oócito. Após essa etapa, o sptz alcança a zona pelúcida, sendo necessária a degradação do acrossomo para que ocorra a liberação das enzimas proteolíticas e hialuronidase. A hialuronidase será responsável pela degradação dos polímeros de ácido hialurônico que une as células da granulosa, permitindo a passagem do sptz entre elas e, ao chegar na zona pelúcida, as células que a compõem são degradadas pelas enzimas proteolíticas, permitindo a o avanço dos sptz. Em cerca de 30 minutos, as membranas celulares da cabeça do espermatozoide e do oócito se fundem, formando uma só célula.
Por Que Somente um Espermatozoide Penetra o Oócito?
Ao adentrar o oócito, os os íons cálcio provenientes do sptz estimulam a liberação de grânulos corticais do oócito para o espaço perivitelínico. Tais grânulos contêm substâncias que permeiam todas as regiões da zona pelúcida e impedem a ligação de espermatozoide adicional, fazendo com que
qualquer espermatozoide que tenha começado a se ligar se solte.