Lipoproteínas Flashcards
Qual é a estrutura de uma lipoproteína?
A estrutura da lipoproteína conta com uma parte lipídica e outra proteica. A parte lipídica é composta por triacilglicerois (TAGs), ésteres de colesterol, fosfolipídeos e colesterol; desses, o TAG e os E.C. ficam no centro da vesícula e o fosfolipídeo e o colesterol compõem uma membrana. A parte proteica é composta por apolipoproteínas, associadas aos lipídeos pela membrana.
Quais os principais tipos de lipoproteínas?
Quilomicron, VLDL, LDL e HDL.
Cite quais os compostos predominantes em cada lipoproteína.
Quilomicron - TAG VLDL - TAG LDL - colesterol HDL - proteínas (e fosfolipídeo)
Quais as principais apolipoproteínas? Em quais lipoproteínas estão presentes e qual a principal função?
ApoA-1: presente na HDL, ativa a LCAT (esterificação de colesteróis). ApoB-48: presente nos quilomicrons; indicativo de quilomicrons. ApoB-100: presente em VLDL e LDL; atua como ligante em receptores de LDL. ApoC-II: presente em todas as lipoproteínas; ativa a lipase lipoproteica. ApoE: presente em todas as lipoproteínas; atua como ligante em receptores específicos.
O que é a Apo (a)?
É uma apolipoproteína presente na lipoproteína a - Lp (a). Essa lipoproteína é muito semelhante à LDL. A Apo (a) é importante na ativação da cascata de coagulação. Em estudos recentes, viu-se que a presença dela indica riscos cardiovasculares.
Explique sucintamente a ação do quilomicron.
Formado nos enterócitos –> liberado nos vasos linfáticos e chega nos vasos sanguíneos –> recebe ApoC-II e ApoE da HDL –> chega aos tecidos adiposos e encontra a lipase lipoproteica (ativada pela ApoC-II) –> lipase degrada os TAGs e absorve ácidos graxos –> quilomicrons remanescentes (o que sobra) é mandado para o sangue –> devolve ApoC-II e parte da ApoE para a HDL –> é destinado para o fígado, que reconhece a ApoE e endocita o remanescente.
Explique como ocorre a formação do quilomicron no enterócito.
Os enterócitos absorvem da alimentação moléculas simples, como ácidos graxos, monoacilgliceróis e colesteróis. Dentro do REL e - posteriormente - do golgi as moléculas começam a ser complexadas, formando triacilgliceróis, ésteres de colesterol e fosfolipídeos. Essa complexação forma uma vesícula lipídica que é acrescida de ApoB-48.
Explique sucintamente a formação ação da VLDL e a formação da LDL.
Originado no fígado, a VLDL entra na circulação e recebe ApoC-II e ApoE da HDL. Pelos capilares, chega ao tecido adiposo, onde encontra a lipase lipoproteica, que degrada os TAGs e o tecido absorve os ácidos graxos. Com essa quebra de TAGs, a molécula perde lipídeos e ganha densidade, tornando-se IDL. ApoC-II e parte da ApoE são devolvidas para HDL. Com a contínua perda de lipídeos, a IDL se torna LDL. Essa LDL vai para os tecidos extra-hepáticos e para o fígado, endocitada pelo reconhecimento da Apob-100 pelos receptores de LDL.
Explique a ação da HDL.
A HDL é formada pelo fígado e pelo intestino delgado e lançada no sangue, portando ApoC-II, ApoE e ApoA-1. HDL passa pelos tecidos periféricos captando colesterol (por afinidade de polaridade com os fosfolipídeos) e esse colesterol é esterificado por ação da LCAT (ativada pela ApoA-1). Com o ganho de colesterol, a molécula fica menos densa (HDL 3 –> HDL 2). A HDL transfere parte dos ésteres de colesterol para a VLDL e segue destino ao fígado. No fígado, receptores scavenger retiram o colesterol da HDL e ela volta para a circulação para captar mais colesterol dos tecidos. Esse caminho é chamado de TRANSPORTE REVERSO DO COLESTEROL.