Ligações químicas Flashcards
Discorra sobre a ligação iônica:
Ela ocorre entre substâncias que querem ganhar e as que querem perder elétrons, principalmente entre metais + ametais, metais + hidrogênion possuindo uma grande diferença de eletronegatividade. Grande relação com a distribuição eletrônica e a regra do octeto, pois o cátion e o ânion das substâncias vão tentar se estabilizar.
Qual a ligação entre o NaCl e como ela ocorre?
Ligação iônica. O Na é um metal, ou seja, tem por natureza mais facilidade para perder elétrons, virando um cátodo. Ele e se liga com o ânodo Cl, um ametal e, portanto, precisa ganhar elétrons. Pois o Na precisa liberar um elétron para se estabilizar, enquanto o Cl precisa receber um elétron.
Por que algumas substâncias precisam se ligar e o que acontece caso elas se juntem demais?
Pois elas ficam altamente instáveis em um estado de grande energia, quando se encontram com outra substância e se ligam, elas se estabilizam, ficando num estado de menor energia. Quando elas se juntam muito, acabam sofrendo fusão nuclear e liberando uma quantidade imensa de energia.
O que é a regra do escorrega?
+2 -3
Mg + N
No exemplo acima, devemos pegar o múdulo dos elétrons e colocar no índice do seu reagente vizinho.
Mg + N
3 2
O que é a regra do octeto?
É a regra que diz que um elemento deve possuir ou 2 eletrons na sua camada de valência se ele tiver apenas uma camada, como o hélio (He), ou deve ter 8 eletrons na camada de valência.
Quais as propriedades das ligações iônicas?
São sólidos em temperatura ambiente e NÃO CONDUZEM ELETRICIDADE NESSE ESTADO. Conduzem apenas quando estão no estado líquido ou aquoso. São péssimos condutores de calor e sua temperatura de fusão é bem alta.
Tem baixa tenacidade. Constituem em grande parte os sais. São, é claro, muito solúveis em água.
Discorra sobre as ligações metálicas:
Ocorrem numa espécie de “batata quente” entre os átomo, conhecida como nuvem de elétrons livres, na qual os metais -que desejam perder elétrons- joguam esses elétrons para outro, gerando uma estabilidade semelhante a uma pirâmide financeira. Podem formar ligas metálicas e a regra do octeto não é válida nesse caso.
Quais as propriedades das ligações metálicas?
Ocorrem apenas entre metais; tem altíssima temperatura de fusão e ebulição e são encontrados no estado sólido por isso, exceto o mercúrio(Hg), Gálio(Ga), Césio(Cs) e Frâncio(Fr); tem alta tenacidade; maleabilidade e ductabilidade; brilho característico e são ótimos condutores de calor e eletricidade em todos seus estados químicos.
Discorra sobre a ligação covalente.
Nessa ligação ambos os composto querem receber elétron e não possuem uma grande diferença de eletronegatividade, então acabam compartilhando os elétrons da camada de valência para ficarem estáveis.
Quais as propriedades das ligações covalentes?
Não conduzem eletricidade na forma pura, exceto carbono grafite; podem ser encontradas em todos os estados físicos; podem ser classificadas em composto molecular, que é mais comum e trata-se da ligação de moléculas discretas, em outras palavras, aquelas que os átomos podem ser contados, além de que nessa clasificação apresentam baixas temperaturas de fusão e ebulição, ou seja, quase sempre encontradas no estado líquido ou gasoso. Também classificadas em composto colavente, em que sua estrutura é polimérica, logo, incontável tal qual o carbono diamante e o carbono grafite, que não possuem fórmula por causa disso. Nesse ponto, sua temperatura de fusão e ebulição são altas.
Diga de forma resumida o corpotamento dos elétrons de cada ligação.
A iônica ocorre troca de elétrons pois quer-se perder um elétron enquanto outro quer ganhá-lo, na covalente eles compartilham porque ambos querem ganhar e na metálica eles estão livres, não tendo essas necessidades.