Forças Intermoleculares Flashcards
Discorra sobre as forças intermoleculares.
São responsáveis diretos pelas mudanças de estado físico, pois a sua intensidade determina-os. Além disso, são cerca de 6, porém as mais estudadas são 4. Representam as ligações intermoleculares, que diferem das ligações interatômicas, referentes às ligações químicas. Aliás, todo esse sistema costuma girar em torno principalmente das ligações covalente, mas também há presença das iônicas.
O que são as forças de Van der Waals?
Dipolo-Dipolo (Dipolo permanente) e Dipolo induzido ( Dipolo instantâneo).
Explique as forças intermoleculares Dipolo instantâneo e Dipolo permanente da mais fracas às mais fortes.
Dipolo instantâneo: Ocorre entre moléculas apolares, devido ao fato de as moléculas não ficarem paradas, ao se repelirem acabam deslocando a eletrosfera para um lado, fazendo-as polares por um curto intervalo de tempo e ligando-as, induzindo a polarização de molécula em molécula. Possuem uma ligação considerada fraca.
Ex: CH4, O2 e CO2.
OBS: Toda molécula sozinha é apolar.
Ex: O2, Cl2 e O3.
Dipolo permanente: Decorre da ligação entre moléculas polares, elas se ligam pela atração entre os seus polos negativos e positivos, tendo uma ligação de força média.
Ex: HCl
Explique as forças intermoleculares Ligação de hidrogênio e Íon-dipolo, das mais fracas às mais fortes.
As ligações de hidrogênio são consequência de uma grande diferença de eletronegatividade entre as moléculas, ocorrendo entre o hidrogênio e as moléculas mais eletronegativas, como o Flúor, Nitrogênio e Oxigênio.
Ex: NH3, H2O e C3H6O.
As ligações íon- dipolo formam-se pela interação de uma molécula polar e um íon. A polar vai se ligar a parte polar do íon e vice-versa.
Ex: NaCl e H2O
Quais as forças intermoleculares especiais e como agem?
Dipolo induzido-Dipolo permanente: As moléculas se ligam pela molécula permanente induzir uma ligação a outra apolar. É a força mais fraca de todas.
Íon-dipolo induzido: Ocorre da mesma forma da última, pois o íon vai induzir uma polarização na molécula apolar, tornando-a polar.