Licitações e Contratos - Lei 8.666/1993 Flashcards
(127 cards)
Quais as modalidades de licitação?
- Previstas na Lei 8666/93:
- Concorrência
- Tomada de preços
- Convite
- Concurso
- Leilão
- Previstas em outras leis
- pregão
- consulta (agências reguladoras)
- chamamento público
As empresas estatais estão sujeitas à Lei 8.666/93?
Sim, subsidiariamente. Isto porque a Lei de Licitações e Contratos se qualifica, na matéria, como lei geral, ao passo que a Lei das Estatais constitui lei especial, porquanto destinada especificamente a essas entidades. Resulta, pois, que a aplicabilidade imediata é desse último diploma, cabendo ao primeiro a aplicabilidade subsidiária.
A igualdade de condições dos concorrentes em licitações pode ser relativizada por quais vias?
Embora seja enaltecida pela Constituição (art. 37, XXI), pode ser relativizada por duas vias:
- pela lei, mediante o estabelecimento de condições de diferenciação exigíveis em abstrato; e
- pela autoridade responsável pela condução do processo licitatório, que poderá estabelecer elementos de distinção circunstanciais, de qualificação técnica e econômica, sempre vinculados à garantia de cumprimento de obrigações específicas.
Quais os critérios de desempate em licitação previstos na Lei 8.666/93? Liste-os em ordem de preferência.
Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:
- produzidos no País;
- produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
- produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.
- produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.
Após obecedidos tais critérios e persistindo o empate, haverá sorteio.
Quais os critérios de desempate em licitação previstos na Lei 12.462/2011 (RDC)? Liste-os em ordem de preferência.
Em caso de empate entre 2 (duas) ou mais propostas, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:
- disputa final, em que os licitantes empatados poderão apresentar nova proposta fechada em ato contínuo à classificação;
- a avaliação do desempenho contratual prévio dos licitantes, desde que exista sistema objetivo de avaliação instituído;
- os critérios estabelecidos no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, e no 2º do art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993; e
- sorteio.
O que é empreitada por preço global?
Ocorre quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.
O que é empreitada integral?
Quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;
Para fins de julgamento das propostas de preços, será computada a atualização monetária das obrigações de pagamento como valor da obra ou serviço?
Não.
Quem não pode participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários, conforme Lei 8666/93?
- o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;
- salvo como como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço da Administração interessada
- empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado;
- salvo como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço da Administração interessada
- servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.
- membros da comissão de licitação
As margens de preferência por produto manufaturado e por serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras são definidas pelo Congresso Nacional, não podendo seu preço ultrapassar determinado montante do preço dos produtos manufaturados e serviços estrangeiros. Qual é esse montante?
25%
A licitação é sigilosa?
A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
Se à licitação comparecer apenas um interessado, o que o licitante deverá fazer?
Para Carvalho Filho, o licitante deverá apurar a habilitação normalmente e, se considerado habilitado o interessado, a proposta deverá ser examinada. Isso porque:
- não há exigência legal de nº mínimo para participação e julgamento;
- devem ser observados os princípios da economicidade e da eficiência;
- seria ilógico descartar o único licitante interessado/habilitado.
No entanto, o STJ entende que a participação de um único licitante no procedimento licitatório configura falta de competitividade, o que autoriza a revogação do certame. (STJ - RMS: 23360 PR 2006/0269845-7)
Que critérios cada unidade da Administração deverá obedecer no que diz respeito à ordem do pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços?
Devem obedecer, para cada fonte diferenciada de recursos, a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, salvo quando presentes relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente, devidamente publicada.
O procedimento licitatório previsto na Lei 8.666/93 caracteriza ato administrativo formal?
Sim. Muito embora a doutrina classifique a licitação como um procedimento, ou seja, um conjunto de atos sequencial e logicamente estruturados, a lei define licitação como ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.
Quais os objetos de possível margem de preferência a ser estabelecida nos processos de licitação?
- produtos manufaturados e serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras; e
- bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.
Como se dá a competência para legislar sobre licitações e contratos?
- Normas gerais -> União
- Normas específicas -> Estados
Qual o princípio diferencial do pregão em relação às modalidades tradicionais de licitação?
Oralidade.
Nos casos de inexigibilidade de licitação, esta é materialmente possível, embora inconveniente?
Não. A inexigibilidade de licitação pressupõe a inviabilidade de competição. Em outras palavras, trata-se da não incidência da regra constitucional da licitação, em razão da ausência do seu pressuposto lógico: a competição.
Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados mediante a adoção do procedimento licitatório sob quais modalidades?
Concorrência ou leilão.
Quais os princípios básicos que regem a licitação, conforme Lei 8666/93?
- legalidade
- impessoalidade
- moralidade
- igualdade
- publicidade
- probidade administrativa
- da vinculação ao instrumento convocatório
- do julgamento objetivo
- e dos que são correlatos.
É válida a licitação ou contratação de obra ou serviço que inclua a elaboração de projeto executivo como encargo do contratado ou pelo preço previamente fixado pela Administração?
Sim. As vedações à participação na licitação de autores dos projetos básico e executivo não impedem tal previsão do enunciado.
Regra geral, em que local as licitações serão efetuadas?
As licitações serão efetuadas no local onde se situar a repartição interessada, salvo por motivo de interesse público, devidamente justificado.
É permitido incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução?
Não, qualquer que seja a origem dos recursos financeiros, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.
É necessária a autorização legislativa para a alienação de bens móveis da Administração Pública? E imóveis? Há exceções?
- bens móveis: não é necessário.
-
bens imóveis: é necessário, em regra.
- No entanto, os bens imóveis cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento poderão ser alienados por ato da autoridade competente (ou seja, não se exige autorização legislativa).
- Ademais, não é necessária a autorização legislativa para empresas públicas ou sociedades de economia mista.