Lesão Renal Aguda Flashcards
Qual a definição de lesão renal aguda?
Redução de débito urinário menor que 0,5 ml por kg hora por período de 6 horas.
OU
Aumento da creatinina maior ou igual 0, 3mg/dl em relação ao valor basal em 48 horas ou maior que 50% do valor de creatina basal
Qual as principais causas e qual o tratamento para lesão renal aguda pré-renal?
Imagem
Como é o exame de urina na lesão renal aguda pré-renal?
🔹Lembrar que na pré-renal as células tubulares estão preservadas Então as suas funções vão estar preservadas, ou seja a capacidade de reabsorção vai estar funcionando. Dessa forma vai acontecer a reabsorção de água e sódio (já que a principal causa de lesão renal aguda pre-renal é hipoperfusão então quando o rim é absorve só de água está aumentando a pressão arterial). Por isso o sódio na urina vai está baixo.
🔹 Com o aumento da répsorção de água a urina vai aumentar as suas osmolaridade.
🔹 Com a reabsorção de água a ureia acaba indo junto sendo reabsorvido por isso que a relação é a creatina vai estar maior que 40.
A lesão renal aguda pode ser pré-renal, renal ou pós renal. Quais as características da lesão renal aguda no compartimento Renal?
Imagem
Na necrose tubular aguda {NTA} que é uma lesão no nível do tubulo intersticial renal, ocorre uma perda da sua capacidade funcional. Sendo assim como quais alterações laboratoriais vai ter na NTA?
Como existe uma perda da capacidade funcional ou seja não consegue reabsorver nada, a urina vai ter mais sódio, água…
Qual a principal causa de lesão renal aguda pós renal?
OBSTRUÇÃO DAS VIAS URINÁRIAS EM SUAS DIFERENTES PORÇÕES.
A rabdomiólise é uma das causas de lesão renal aguda, ela pode ocorrer após os abuso de drogas (cocaína ) queimadura, fármacos (estatinas), convulsão, atividade física extenuante, entre outros. Quais são os principais marcadores laboratoriais de lesão das células musculares?
Observa que o cálcio vai estar baixo porque o fósforo em elevada quantidade se junta com cálcio na corrente sanguínea para formar o FOSFATO DE CÁLCIO.
⚠️⚠️⚠️Mioglobinúria é o achado da rabdomiólise e não hematúria. Apesar do exame dar fita positivo para sangue na urina, pois é um falso positivo para Hemoglobina.
Sempre que o paciente ter lesão renal aguda associada a Eosinófiluria (eosinófilo na urina) temos que pensar em qual causa para essa lesão renal?
NEFRITE INTERSTICIAL AGUDA (NIA).
Qual contraste pode causar a nefropatia induzida por contraste?
CONTRASTE IODADO Aqueles usados principalmente na tomografia ou cateterismo cardíaco.
Quais são as complicações da lesão renal aguda?
IMAGEM.
Um dos mais graves complicações da lesão renal aguda é a hipercalemia ou seja o aumento de potássio, pois isso pode levar até mesmo a fibrilação ventricular. Qual o manejo para hipercalemia?
🔹 Estabilizador de membrana deve ser feito na presença de qualquer alteração do eletrocardiograma frente uma hipercalemia, GLUCONATO DE CÁLCIO não reduz o valor sérico do potássio porém ele estabiliza as membranas cardíacas reduzindo assim a chances de arritmias.
🔹Medidas de shift ela provoca a redistribuição do potássio ou seja o potássio que está na corrente sanguínea vai entrar dentro da célula, reduzindo assim o nível sérico de potássio. Insulina+glicose, Fenoterol ou salbutamol inalatório, bicarbonato de sódio se houver Acidose associada.
Medidas de eliminação que efetivamente vai eliminar o potássio do organismo, pode ser através de Diureticos como furosemida 1mg/kg. Hemodiálise é uma última opção para eliminar o potássio.