Lesão Celular Reversível Flashcards
Lesão Celular Reversível
O edema celular agudo.
Qual é a resposta inicial da célula à perturbação da homeostase?
Se a célula lesada puder recuperar a homeostase e retornar a um estado morfologicamente (e funcionalmente) normal.
O que é considerada uma alteração reversível na lesão celular?
O influxo de água junto com íons sódio quando as bombas de íons sódio-potássio falham.
O que causa o inchaço celular agudo?
Falha induzida por hipóxia da síntese de ATP e tetracloreto de carbono (CCl4)–lesão induzida pela membrana.
Quais são os modelos mais bem estudados de edema celular agudo?
É o resultado final da diminuição da concentração de oxigênio em qualquer ponto de sua passagem do ar para o trato respiratório através da captação e transporte de hemoglobina pela vasculatura até as células.
O que é hipóxia?
É uma diminuição local no suprimento de sangue para o tecido, com consequente diminuição da entrega de oxigênio (hipóxia), glicose e outros nutrientes para a célula, bem como diminuição da remoção de resíduos metabólicos.
Quais são os eventos iniciais no inchaço celular agudo causados por hipóxia ou isquemia?
Com a depleção do oxigênio celular, a fosforilação oxidativa para. A deficiência resultante de ATP causa falha das bombas Na/K-ATPase com influxo de Na, Ca+++2+e água no citosol, e perda de K e Mg+2+ do citosol.
Quais são as membranas celulares seletivamente lesadas pela modificação química de seus fosfolipídios por radicais livres?
As membranas celulares também podem ser seletivamente lesadas pela modificação química de seus fosfolipídios por radicais livres.
O que faz o cluster de diferenciação 59 (CD59)?
“Bloqueia a penetração das membranas celulares pelo precursor C5b-8 e bloqueia a incorporação de C9 no MAC, protegendo assim as células hospedeiras contra a lesão da membrana celular.”
O que é usado para corar cortes em parafina para exame histológico?
“Hematoxilina e eosina (H&E).”
Quais são os principais mecanismos de edema celular agudo?
“Os principais mecanismos são (1) hipóxia, incluindo isquemia, e (2) lesão de membrana causada por peroxidação lipídica ou formação de poros líticos através da inserção de um CAM via do complemento ou por citolisinas bacterianas.”
Em que a resposta celular à lesão depende?
“A resposta celular à lesão depende do tipo de lesão celular e sua suscetibilidade e/ou resistência à hipóxia e lesão direta da membrana, bem como da natureza, gravidade e duração da lesão.”
Quais são exemplos de células extremamente suscetíveis à hipóxia?
“Neurônios, miócitos cardíacos, endotélio e epitélio do túbulo proximal do rim são exemplos de células extremamente suscetíveis à hipóxia.”
Quais são exemplos de células menos suscetíveis à hipóxia?
“Fibroblastos, adipócitos e outras células estruturais mesenquimais são exemplos de células menos suscetíveis à hipóxia.”
O que pode ser a resposta à lesão celular?
“A resposta à lesão celular pode ser degenerativa, adaptativa ou completamente reversível com restauração da estrutura e função normais para a célula afetada.”
Quais são as duas formas morfológicas principais da morte celular?
“As duas formas morfológicas principais da morte celular são necrose e apoptose.”
O que caracteriza a morte celular necrótica?
“A morte celular necrótica é caracterizada por morte por inchaço da célula (oncose) com eventual ruptura das membranas celulares, envolvendo grupos ou zonas de células e provocando uma reação inflamatória devido à liberação de conteúdo celular na MEC.”
Como ocorre a apoptose?
“A apoptose ocorre por cascatas de sinalização celular e tipicamente afeta células individuais, sendo um processo de condensação e encolhimento da célula e suas organelas com eventual fragmentação da célula.”