Lentes de contato Flashcards
- Quais os quesitos básicos da anamnese que devem ser avaliados antes de se prescrever lentes de contato para um paciente?
Idade: limitação às crianças e idosos (necessitam de auxílio para o uso)
Condições físicas: limitação do uso das mãos; saúde geral e ocular (alergias, DM, gravidez, hemiplegia, doença de Parkinson); medicamentos que podem interferir na adaptação (DIU, BDZ, anti-histamínicos, insulina e imunossupressores) → causam olho seco
Condições socioeconômicas: residência em local precário para higienização das lentes
Profissão: local poluído, com muita poeira → proteção ocular; ar condicionado → lubrificantes
Motivação: falta de motivação resulta em insucesso da adaptação
- Cite cinco fatores identificáveis à biomicroscopia que podem dificultar a adaptação das lentes de contato
Pálpebras → blefarites e tumorações devem ser tratadas previamente.
Conjuntiva → pinguécula e pterígio.
Córnea e filme lacrimal → cicatrizes corneanas e astigmatismos irregulares (ceratocone, pós transplante de córnea) exigem adaptações especiais. Um bom padrão de filme lacrimal ajuda na adaptação.
Íris e pupila → alterações pupilares como corectopias e colobomas.
Cristalino → opacificação do cristalino, principalmente central, impede melhora da acuidade visual com a lente.
- Como as lentes de contato podem ser classificadas?
Lentes hidrofílicas
Lentes de silicone - hidrogel (Também é hidrofílica, mas é mais permeável ao oxigênio)
Lentes rígidas
- Quais as vantagens das lentes de contato hidrofílicos?
Conforto, não se desloca facilmente, pode ser usada alternando com o óculos, raramente causa síndrome do excesso de uso.
- Cite os tipos de lentes hidrofílicas disponíveis e uma possível aplicação clínica para cada um deles
Lentes hidrofílicas convencionais: curvatura esférica na face posterior
Miopia, hipermetropia, s/ ou c/ astigmatismo < 1,00 D; intolerantes às LC rígidas; alterações estéticas oculares e que não possuem percepção luminosa
Lentes hidrofílicas tóricas: curvatura tórica na face anterior ou posterior
Anterior: astigmatismo > 1 D e que são intolerantes à LC rígida; ceratocone
Posterior: ceratocone
Lentes hidrofílicas bifocais: pacientes présbitas, corrigindo a visão para perto e para longe
- Cite pelo menos 3 orientações em relação a manutenção e os cuidados com as lentes de contato
Uso de sistema químico de desinfecção, com substâncias microbianas sem toxicidade ocular e inócuas para o material da lente; higienização das mão antes da colocação e retirada da lente; observação dos prazos de validade das soluções; cuidados com a limpeza do estojo (ferver uma x por semana durante 10 minutos, mantê-lo seco enquanto vazio e limpeza mecânica com escova); nunca utilizar água de torneira na higienização das lentes (para evitar contaminação com Acanthamoeba → úlceras corneanas graves).
- Qual a principal complicação relacionada com o uso de lentes de contato hidrofílicas e quais os agentes infecciosos envolvidos?
Ceratites infecciosas, devido à má higienização das lentes ou pelo seu uso prolongado, quando não as retira para dormir. Podem ser bacterianas (a mais grave é por Pseudomonas), micóticas ou raramente por Acanthamoeba, protozoário presente eventualmente na água.
- Quais os possíveis benefícios a alta permeabilidade das lentes de silicone hidrogel podem trazer?
Maior segurança no uso das lentes e permite seu uso também por crianças. Melhor oxigenação da córnea e aumento do conforto pela capacidade de hidratação.
- Quais as principais indicações para o uso das lentes de contato rígidas?
Correção de astigmatismo corneano regular isolado ou associado à miopia ou hipermetropia; astigmatismo corneano irregular (ceratocone); traumatismo corneano perfurante e sequelas de infecções graves da córnea.
- Qual o período mais propenso ao paciente em uso de lentes de contato rígidas apresentar queixas relacionadas a adaptação das mesmas e quais as possíveis causas quando esse incômodo persiste além do período de adaptação?
O incômodo maior ocorre nos primeiros 10 dias. A persistência do desconforto geralmente é causada pelo acabamento periférico imperfeito ou método inadequado de adaptação da LC. Podem ocorrer alterações corneanas menos graves, como ceratites epiteliais infecciosas ou por toxicidade do material de limpeza. A negligência dos cuidados podem causar úlceras corneanas graves com etiologia da Acanthamoeba.