Lentes de contato Flashcards
1
Q
Composições de lente de contato
A
Acrílica, de polimetilmetaacrilato (PMMA) – boa qualidade visual, mas limita o tempo de uso por conta da reduzida oxigenação corneana. Foi a primeira lente a ser desenvolvida, com material mais rígido e o menor diâmetro de todas. Perdeu espaço para as demais, mas tem fácil manutenção, longa duração e baixo custo.
- Hidrogel, com hidroxietilmetaacrilato (HEMA) – lente gelatinosa, feita com material hidratado e com água. Tem a vantagem de ser mais confortável e de garantir maior passagem de oxigênio para a córnea. Hoje, é descartável, com uso diário, semanal, quinzenal ou mensal, o que é mais higiênico.
- Rígida gás-permeável, com material fluorsiliconado – evolução do material acrílico, para aumento da oxigenação coneanea, e maior diâmetro, o que possibilita uma adaptação melhor e um maior tempo de uso. Tem a desvantagem de durar um pouco menos do que a lente acrílica.
- Silicone (siloxane) e hidrogel – mesma ideia da lente fluorsiliconada, mas está ganhando muito espaço no mundo, por permitir maior passagem de oxigênio e, consequentemente, um maior tempo de uso. Porém, não rem tanta água como a lente de hidrogel, de modo que algumas pessoas não se adaptam.
2
Q
Indicações de lente de contato
A
Erros de refração – principalmente miopia e astigmatismo.
- Estéticas – não querer usar óculos; anisocoria (uma pupila maior do que a outra, com possibilidade de uso de lentes coloridas); heterocromia de íris; catarata inoperável.
- Asiometropia – diferença muito significativa de grau entre os olhos.
- Correção de irregularidades corneanas – ceratocone e após traumas.
- Pós-cirúrgicas – transplante de córnea, anel intra-estromal e catarata congênita.
- Ferimentos de córnea – após o uso de solda elétrica ou após a introdução de anzol no olho, em que pode ser colocada uma lente ou uma gaze, para o paciente voltar a abrir o olho.
3
Q
Tipos de lente de contato
A
Esféricas – miopia e hipermetropia.
- Tóricas – astigmatismo (pode firar de acordo com o ângulo do astigmatismo).
- Multifocais – principalmente acima dos 40 anos, para presbiopia.
- Especiais – principalmente para fins estéticos.
4
Q
Complicações lente de contato
A
Ceratite superficial – irritação ocular.
- Conjuntivite alérgica – bolinhas na pálpebra ou conjuntivite papilar gigante.
- Síndrome do uso excessivo – dor forte de madrugada.
- Úlcera de córnea – para evitar ferimentos na córnea, não abrir o olho na água do mar ou da piscina, estando de lente, para não ter contato com ameba. Causada principalmente por Streptococcos, Estafilococos e Pseudomonas.
- Endoftalmite – bactéria dentro do olho, após ultrapassar a córnea, com consequente inflamação e possibilidade de perda de visão. Pode ser uma evolução da úlcera de córnea.
5
Q
A