(Lei nº 13.869/19) Lei dos Crimes de Abuso de Autoridade Flashcards
Art. 1º Esta Lei define os crimes de abuso de autoridade, cometidos por qualquer agente público, servidor ou não, que, no exercício de suas funções (in officio) ou a pretexto de exercê-las (propter officium), abuse do poder que lhe tenha sido atribuído.
Quem é o sujeito ativo desta destes crimes?
É qualquer abuso de poder que irá configurar crime de abuso de autoridade?
- qualquer agente público (sentido amplo).
NÃO!
(COMPLETE)
Reputa-se agente público, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem _____________, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função em órgão ou entidade.
remuneração.
(CERTO OU ERRADO)
Agentes dos 3 poderes, agentes políticos, agentes honoríficos, voluntários, estagiários, empregados públicos, militares, servidores, defensores dativos, aposentados…
Todos estes (e muitos outros) são considerados possíveis sujeitos ativos destes crimes.
ERRADO!
TÁ TUDO CERTO, MENOS A PARTE DO “APOSENTADO”.
(CERTO OU ERRADO)
O particular, mesmo não tendo qualquer vínculo com a administração pública, poderá cometer abuso de autoridade, desde que atue em conjunto (concurso de pessoas) com o agente público.
CERTO!!
Quem são os sujeitos passivos (as vítimas) do abuso de autoridade? (2)
- A pessoa física ou jurídica atingida pelo abuso.
- O estado.
Pois se trata de um crime de dupla subjetividade passiva (2 sujeitos passivos).
(COMPLETE)
O abuso de autoridade é considerado um crime __________, ou seja, não terá um único bem jurídico atingido pelo crime.
O sujeito passivo poderá ser atingido de várias maneiras.
PLURIOFENSIVO.
“As condutas descritas nesta Lei constituem crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo agente com a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal.”
NÃO se admite a modalidade culposa quando o assunto é abuso de autoridade, apenas em certa modalidade de DOLO.
Porém, APENAS o dolo sendo motivada por 3 finalidades específicas, quais são elas?
- Benefício próprio ou de terceiro.
- Prejudicar terceiros.
- Mero capricho ou satisfação pessoal.
NÃO ADMITE A MODALIDADE DE DOLO GENÉRICA TAMBÉM! APENAS DOLO NESTES 3 CASOS.
(CERTO OU ERRADO)
A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
CERTO!!
Lei Seca: § 2º A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
(CERTO OU ERRADO)
O rol especificado na lei sobre sujeitos ativos do crime de abuso de autoridade é taxativo.
ERRADO!
Art. 3º Os crimes previstos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada.
O que isso significa?
Um crime de ação penal pública incondicionada diz respeito ao crime ser apurado MESMO sem a necessidade da manifestação de vontade ou não da vítima.
DICA! É diferente de ação penal condicionada à representação!
(COMPLETE)
Em uma ação penal pública (como em um crime de abuso de autoridade), a primeira forma de instauração é por inquérito policia, sendo atribuição do Delegado de Polícia (de ofício), bem como mediante requisição judicial ou requerimento do _________________ .
Estes poderão dar início à ação penal, inicialmente.
Será admitida ação privada se a ação penal pública não for intentada no prazo legal (5 dias se o réu estiver preso e 15 dias se o réu estiver solto), cabendo ao ____________________ aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal.
A ação privada subsidiária será exercida no prazo decadencial de ___________, contado da data em que se esgotar o prazo para oferecimento da denúncia, ficando assim, a legitimidade concorrente (tanto o privado quanto o ministério o público podem ajuizar a ação).
Após este prazo apenas o ______________ poderá oferecer a denúncia.
- Ministério Público.
Historinha:
João sofreu crime de abuso de autoridade e foi direto ao juiz ajuizar a petição inicial penal, mas o juiz disse que só quem pode fazer isso é o MP.
Se o MP não fizer isso dentro do prazo, a vítima pode ir oferecer a queixa sem o MP (de forma subsidiária), tendo o prazo
Também chamado de ação penal privada subsidiária.
O prazo para joão fazer a petição inicial da sua ação privada é de 6 meses a partir do 1° dia após o dia em que se esgotou o prazo do MP. (6° dia ou 16° dia).
Este prazo de 6 meses é um prazo decadencial.
Para fazer os cálculos, joga 6 meses pra frente e volta 1 dia.
1° dia de ação privada :11 de janeiro de 2024
Último dia: 10 de junho de 2024.
- Ministério Público.
SOBRE OS EFEITOS DA CONDENAÇÃO:
Efeito principal da pena pode ser:
Pena privativa de __________.
Pena restritiva de __________.
Pena de ________.
Os efeitos secundários podem ser PENAIS e EXTRAPENAIS, ou seja, atingem outras esferas.
O artigo 4° da lei de abuso de autoridade dispõe dos efeitos SECUNDÁRIOS EXTRAPENAIS específicos para a condenação por abuso de autoridade.
Condenação a mais do que as principais.
liberdade.
direitos.
multa.
Art. 4º São EFEITOS DA CONDENAÇÃO EXTRAPENAL (abrangindo outras esferas além da penal):
I - TORNAR CERTA a obrigação de indenizar o dano (material ou moral) causado pelo crime (efeito automático), devendo o juiz, a requerimento do _________, fixar na sentença o valor _______ para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos por ele sofridos;
II - a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública (não pode tomar posse e nem exercer), pelo período de ____ a ____ anos;
III - a perda do cargo, do mandato ou da função pública.
MAS MUITA CALMA NESTA HORA!
Parágrafo único. Os efeitos previstos nos incisos II e III do caput deste artigo são CONDICIONADOS à ocorrência de reincidência em crime de abuso de autoridade e NÃO são automáticos, devendo ser declarados motivadamente na sentença.
OU SEJA, ESSES EFEITOS CONDENATÓRIOS SÓ PODERÃO SER APLICADOS NO CASO DE REINCIDÊNCIA DE CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE E DEVE TER MOTIVAÇÃO, SENDO UM ATO DE DISCRICIONARIEDADE DO JUIZ.
ofendido.
mínimo.
- 1 a 5 anos.
(CERTO OU ERRADO)
Sobre os efeitos da condenação, a obrigação certa de indenizar os danos reparados é AUTOMÁTICA, não dependendo de discricionariedade do juiz.
Já a inabilitação e perda do cargo, mandato ou função pública ocorrem no caso de reincidência e devem ser devidamente MOTIVADOS pelo juiz, e sendo um ato discricionário do juiz (não automático).
CERTO!
Art. 5º As penas RESTRITIVAS DE DIREITO (2) são penas SUBSTITUTIVAS das privativas de liberdade, as previstas nesta Lei são:
I - prestação de _________ à comunidade ou a entidades públicas;
II - suspensão do exercício do cargo, da função ou do mandato, pelo prazo de ____ a _____ meses, com a perda dos vencimentos e das vantagens;
Parágrafo único. As penas restritivas de direitos podem ser aplicadas autônoma ou cumulativamente!
serviços.
1 a 6 meses.
INABILITAÇÃO É DIFERENTE DE SUSPENSÃO!
NÃO CONFUNDIR OS PRAZOS!
(CERTO OU ERRADO)
A citada lei prevê como penas restritivas de direito substitutivas de penas privativas de liberdade a limitação do fim de semana, a prestação de serviços comunitários e a suspensão do exercício do cargo, mandato ou função pública pelo prazo de 1 a 12 meses.
ERRADO!
Limitação do fim de semana NÃO É!
Prazo da suspensão do exercício público é de 1 a 6 meses!
DAS SANÇÕES DE NATUREZA CIVIL E ADMINISTRATIVA
Art. 6º As penas previstas nesta Lei serão aplicadas ________________ das sanções de natureza civil ou administrativa cabíveis.
Parágrafo único. As notícias de crimes previstos nesta Lei que descreverem falta funcional (ou seja, podem configurar ilícito de outra esfera) serão informadas à autoridade competente da esfera com vistas à apuração.
independentemente.
(CERTO OU ERRADO)
Art 7. As responsabilidades civil e administrativa são independentes da criminal, NÃO se podendo mais questionar sobre a existência do fato ou a autoria do fato quando essas questões tenham sido decididas e comprovadas no juízo criminal.
Como também, se é possível provar que não foi o autor do crime ou que não houve crime (negação de fato ou autoria), não pode responder nas asferas adm. e cível pela infração penal.
CERTO!
(CERTO OU ERRADO)
Art. 8º Faz coisa julgada em âmbito cível, assim como no administrativo-disciplinar, a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de NECESSIDADE, em LEGÍTIMA DEFESA, em estrito CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL ou no exercício regular de DIREITO.
Esses 4 fatores são conhecidos como EXCLUDENTES DE ILICITUDE, então, se o âmbito penal afirmar que o caso houve incidente excludente de ilicitude, FARÁ COISA JULGADA (não responderá) no âmbito administrativo ou cível.
CERTO!
(CERTO OU ERRADO) QUESTÃO:
As responsabilidades civil e administrativa são independentes da criminal, todavia não se pode questionar sobre a existência do fato ou autoria quando já decididas por sentença transitada em julgado.
CERTO!
LEMBRE!
A absolvição penal por ausência de provas não vincula decisões de outras esferas!
Sentença condenatória (foi condenado) é diferente de sentença absolutório (foi absolvido).
BOA!
LEMBRE-SE
TODOS os crimes de abuso de autoridade são de ação penal pública INCONDICIONADA.
TODOS os crimes de abuso de autoridade são consdiderados crimes próprios (diferentes de crimes comuns que podem ser praticados por qlqr pessoa).
TODOS os crimes de abuso de autoridade são sujeitos a pena de DETENÇÃO
(não havendo pena de RECLUSÃO).
BOA!
SOBRE A PENA DE DETENÇÃO (3):
Crimes menos graves: a pena será de ____ meses a _____ anos + multa.
Crimes mais graves: a pena será de ___ a ____ anos + multa.
Crimes do art. 15-A: a pena será de ___ meses a ____ ano. + multa.
6 meses a 2 anos.
1 a 4 anos.
3 meses a 1 ano.