Lei 6.174 Flashcards
Será considerado de efetivo exercício o afastamento em virtude de
I - férias;
II - casamento, até OITO DIAS;
III - luto por falecimento do cônjuge, filho, pai, mãe e irmão, até OITO DIAS;
IV - trânsito;
V - convocação para o serviço militar;
VI - júri
VII - exercício de função do governo ou administração em qualquer parte do território estadual, por nomeação do Chefe do Poder Executivo;
VIII - exercício de cargo ou função do governo ou administração, por designação do Presidente da República ou através de mandato eletivo, na administração pública federal, estadual e municipal, inclusive autarquias sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações instituídas pelo Poder Público;
IX - missão ou estudo no exterior ou em qualquer parte do território nacional, quando o afastamento houver sido autorizado pelo Chefe do Poder Executivo;
X - exercício de mandato legislativo da União, dos Estados e dos Municípios;
XI - licença especial;
XII - licença para tratamento de saúde;
XIII - licença a funcionário que sofrer acidente no trabalho ou for atacado de doença profissional;
XIV - licença à funcionária gestante;
XV - faltas até o máximo de TRÊS durante o mês, por motivo de doença comprovada na forma regulamentar;
XVI - licença para o trato de interesses particulares, desde que estas licenças não ultrapassem de NOVENTA dias durante um qüinqüênio;
XVII - licença por motivo de doença em pessoas da família: cônjuge, filhos, pai mãe ou irmão, até NOVENTA dias num qüinqüênio;
XVIII - licença compulsória;
XIX - faltas não justificadas, não excedentes de SESSENTA dias, durante um qüinqüênio.
Computar-se-á, para todos os efeitos legais
I - o tempo de serviço prestado ao Estado do Paraná, desde que remunerado;
II - o período de férias não gozadas na administração estadual, contado em dobro.
Para os efeitos de aposentadoria e disponibilidade será computado integralmente
I - o tempo de serviço público federal, municipal e estadual prestado aos demais Estados da Federação;
II - o período de serviço ativo nas forças Armadas prestado durante a paz, computado pelo dobro o tempo em operação de guerra;
III - o tempo de serviço prestado em empresa pública, sociedade de economia mista ou fundação instituída pelo Poder Público estadual.
IV - o período de trabalho prestado a instituição de caráter privado, que tiver transformada em estabelecimento de serviço público;
V - o tempo em que o funcionário esteve em disponibilidade ou aposentado.
Parágrafo único - O tempo de serviço a que alude este artigo será computado à vista de certidões passadas pelo órgão competente e na forma da regulamentação própria.
Feita a conversão, os dias restantes até _____________________ não serão computados, arredondando-se para _______ quando excederem esse número, nos casos de cálculo para efeito de aposentadoria e disponibilidade.
CENTO E OITENTA E DOIS
UM ANO
Estabilidade é a situação adquirida pelo funcionário efetivo, após o transcurso do período de estágio probatório, que lhe garante a permanência no cargo, dele só podendo ser demitido:
Em virtude de sentença judicial ou de decisão em processo administrativo, em que se lhe tenha assegurado ampla defesa.
O funcionário somente perderá o cargo
I - quando vitalício, em virtude de sentença judiciária;
II - quando estável, em virtude de sentença judiciária ou processo administrativo, que haja concluído pela sua demissão , depois de lhe haver sido assegurada ampla defesa.
III - Em estágio probatório, quando nele não confirmado em decorrência do processo de que tratam os parágrafos 3º e 4º do art. 43, ou mediante inquérito administrativo.
O funcionário ficará em disponibilidade remunerada:
l - quando, dispondo de estabilidade no serviço, houver sido extinto o cargo de que era, titular;
II - quando, tendo sido reintegrado, não for possível, na forma deste Estatuto, sua recondução no cargo de que era detentor.
V ou F: O período relativo à disponibilidade é considerado como de exercício somente para efeito de aposentadoria e gratificação adicional.
VERDADEIRO
O funcionário gozará ________ consecutivos de férias por ano, de acordo com a escala para este fim organizada, pelo chefe da unidade administrativa a que estiver subordinado e comunicada ao órgão competente.
30 DIAS CONSECUTIVOS POR ANO
V ou F: O funcionário que, por imperiosa necessidade do serviço, deixar de gozar férias, a requerimento seu terá computado o respectivo período em dobro, para todos os efeitos legais.
O funcionário que não desejar o benefício deste artigo, perderá o direito após um ano.
FALSO
O funcionário que, por imperiosa necessidade do serviço, deixar de gozar férias, a requerimento seu terá computado o respectivo período em dobro, para todos os efeitos legais.
O funcionário que não desejar o benefício deste artigo, poderá gozar férias em outra época, num limite de dois períodos por ano.
O chefe da repartição organizará, no mês de dezembro, a escala de férias para o ano seguinte, que poderá alterar de acordo com as conveniências do serviço, avisados os funcionários interessados, sempre que possível, com antecedência mínima de ___________.
DEZ DIAS.
V ou F: À Família do funcionário que falecer em gozo de férias, será pago o vencimento ou remuneração relativo a todo o período.
VERDADEIRO
É a retribuição pelo efetivo exercício do cargo, correspondente ao símbolo, ou nível fixado em lei.
É a retribuição pelo efetivo exercício do cargo, correspondente ao vencimento mais as vantagens financeiras asseguradas por lei.
1- Vencimento
2- Remuneração
Perderá o vencimento ou remuneração do cargo efetivo o funcionário:
I - nomeado para cargo em comissão, ressalvado o direito de opção e o de acumulação legal;
II - em exercício de mandato eletivo da União, dos Estados e dos Municípios ressalvados os casos de opção;
III - à disposição de outro Poder, ou de órgão público, de administração direta ou indireta, inclusive sociedade de economia mista, da União, ou de qualquer outra unidade da Federação, ou designado para servir em qualquer desses órgãos ou entidades, salvo quando se tratar de requisição da Presidência da República ou, a juízo do Chefe do Poder Executivo, de interesse do Estado do Paraná;
IV - em missão ou estudo, na forma do inciso IX do art. 128, quando exceder o período de DOIS ANOS.
Ao funcionário nomeado para o exercício de cargo em comissão é facultado optar pelo vencimento desse cargo ou pala percepção do vencimento e demais vantagens do seu cargo efetivo, acrescido de gratificação fixa correspondente a _________________ do valor do símbolo do cargo em comissão respectivo.
vinte por cento
O funcionário perderá:
I - o vencimento ou remuneração do dia se não comparecer ao serviço, salvo motivo previsto em lei ou moléstia comprovada, de acordo com as disposições deste Estatuto;
II - um terço do vencimento ou remuneração do dia, quando comparecer ao serviço com atraso máximo de uma hora, ou quando se retirar antes de findo o período de trabalho;
III - um terço do vencimento ou remuneração, durante o afastamento por motivo de prisão preventiva, pronúncia por crime comum, denúncia por crime funcional, condenação recorrível por crime inafiançável ou processo no qual não haja pronúncia, com direito à diferença, se absolvido;
IV - dois terços do vencimento ou remuneração durante o período de afastamento em virtude de condenação por sentença definitiva, a pena que não resulte em demissão.
V ou F: Nenhum servidor poderá perceber vencimento básico superior ao maior salário mínimo em vigor para o estado do Paraná.
FALSO.
Nenhum servidor poderá perceber vencimento básico INFERIOR ao maior salário mínimo em vigor para o estado do Paraná.
O Vencimento, a remuneração e proventos não sofrerão descontos além dos previstos em lei nem serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, salvo quando se tratar de:
I - prestação de alimentos determinada judicialmente;
II - reposição ou indenização devida à Fazenda estadual.
V ou F: As reposições e indenizações à Fazenda estadual serão descontadas em parcelas mensais, não excedentes da quarta parte do vencimento ou remuneração.
Nos casos de comprovada má fé, a reposição deve ser feita de uma só vez, sem prejuízo das penalidades cabíveis.
FALSO. As reposições e indenizações à Fazenda estadual serão descontadas em parcelas mensais, não excedentes da QUINTA parte do vencimento ou remuneração.
Podem ser justificadas pelo chefe da repartição, mediante apresentação de atestado médico particular, as faltas correspondentes até ______ dias por mês.
Não se considera justificado número maior de faltas, embora em seqüência que abranja dois meses consecutivos.
TRÊS DIAS
Além do vencimento ou remuneração, poderá o funcionário perceber as seguintes vantagens pecuniárias:
I - adicionais; II - gratificações; III - ajuda de custo; IV - diárias; V - salário-família; VI - auxílio para diferença de caixa; VII - auxilio doença.
V ou F: O funcionário efetivo ou interino terá acréscimo aos vencimentos, de cinco em cinco anos de exercício, cinco por cento até completar vinte e cinco por cento, por serviço público efetivo prestado ao Estado do Paraná.
Ao completar trinta anos de exercício o funcionário terá direito ao acréscimo aos vencimentos de cinco por cento por ano excedente, até o máximo de vinte e cinco por cento.
VERDADEIRO.
Conceder-se-á gratificação:
I - de função;
II - pela prestação de serviço extraordinário;
III - pela prestação de serviço em regime de tempo integral e dedicação exclusiva;
IV - pela representação de gabinete;
V - pela execução de trabalho de natureza especial, com risco de vida ou saúde;
VI - pala realização de trabalho relevante, técnico ou científico;
VII - pela participação em órgão de deliberação coletiva;
VIII - pelo exercício de encargos especiais;
IX - pelo exercício;
a) - de encargo da auxiliar ou membro da banca ou comissão examinadora de concurso ou de prova de habilitação;
b) - de encargo de auxiliar ou professor de curso regularmente instituído, se realizado o trabalho além das horas de expediente a que está sujeito o funcionário.
X - pelo exercício em determinadas zonas ou locais.
XI – de insalubridade ou periculosidade.
A gratificação pala prestação de serviço extraordinário deverá ser:
I - previamente arbitrada pelo chefe da repartição;
II - paga por hora de trabalho, prorrogado ou antecipado.
§ 1º - A gratificação a que se refere este artigo não poderá exceder a cinqüenta por cento (50%) do vencimento mensal do funcionário, acrescido dos adicionais que estiver percebendo.
As seguintes gratificações previstas serão automaticamente canceladas nos afastamentos que perdurarem por mais de noventa dias:
II - pela prestação de serviço extraordinário;
III - pela prestação de serviço em regime de tempo integral e dedicação exclusiva;
IV - pela representação de gabinete;
É a compensação de despesas de viagem e instalação, concedida ao funcionário que em virtude da remoção, nomeação para cargo em comissão ou designação para função gratificada, serviço ou estudo, passe a ter exercício em nova sede.
Ajuda de Custo
V ou F: A ajuda de custa é arbitrada pelo Secretário de Estado ou Diretor de Departamento Autônomo, em importância não excedente de três meses e não inferior a um mês de vencimento levando-se em conta as condições de vida na nova sede, a distância, o tempo de viagem e os recursos orçamentários disponíveis.
VERDADEIRO
Não se concederá ajuda do custo:
I - ao funcionário que em virtude de mandato eletivo, deixar ou reassumir o exercício do cargo;
II - ao funcionário posto à disposição de entidade de direito público;
III - aos funcionário removidos por permuta;
O funcionário restituirá a ajuda de custo:
I - quando não se transportar para o local da missão;
II - quando, antes de terminada a incumbência, regressar, pedir exoneração ou abandonar o serviço.
§ 1º - A restituição é da exclusiva responsabilidade pessoal e poderá ser feita parceladamente.
Não haverá obrigação de restituir:
a) - quando o regresso do funcionário for determinado ex-offício ou decorrer de doença comprovada ou de motivo de força maior;
b) - quando o pedido de exoneração for apresentado noventa dias após a designação da missão.
A ajuda de custo poderá ser paga ao funcionário:
Metade adiantadamente, no local da repartição de que foi desligado; e o restante, após haver entrado em exercício na nova repartição ou serviço.
O funcionário, sempre que o preferir, poderá receber, integralmente, a ajuda de custo, já na sede da nova repartição ou serviço.
A repartição ou serviço requisitará igualmente o despacho da bagagem, cuja importância não poderá exceder a ___________ da ajuda de custo.
um sexto