Lei 17.187 Flashcards
Como é estruturada a Carreira de Fiscalização da Defesa Agropecuária na ADAPAR e por quais profissionais pode ser ocupada?
Estruturada em 03 (três) classes de referências contínuas, composta pelo cargo singular de provimento efetivo de Fiscal da Defesa Agropecuária, com funções singulares de Médico Veterinário, Zootecnista, Engenheiro Agrônomo e Biólogo e nas quantidades previstas por classe.
Definição: É a estruturação ou agrupamento de um ou mais cargos e suas funções em classes escalonadas que refletem o crescimento profissional do cargo, com amplitude salarial prevista para o tempo constitucional de, no mínimo, 35 (trinta e cinco) anos de serviço.
CARREIRA
Definição: É o escalonamento hierárquico do desenvolvimento profissional de um cargo e sua função ou cargos e suas funções, de acordo com a crescente exigência de complexidade de suas atribuições ou níveis de responsabilidade, constituindo-se a linha natural de crescimento do cargo na carreira.
CLASSE
V ou F: O internível nas classes será de, no mínimo, 5% (cinco por cento) para cada carreira, sendo considerada a razão acumulada, com exceção da classe inicial, em que a segunda referência será de 15% (quinze por cento) em relação à referência inicial da classe.
Verdadeiro
Complete: O interclasse será de x por cento para a carreira de Fiscalização da Defesa Agropecuária e de y por cento para a carreira de Assistência à Fiscalização da Defesa Agropecuária, considerada a primeira referência de vencimento da classe, tendo por base o tempo exigido para a referência.
10% e 5%
É a relação existente entre a referência de vencimento inicial da classe, entre as classes funcionais, refletindo o crescimento vertical do cargo e função na carreira
DINÂMICA FUNCIONAL. E deve ser de 2,5 vezes entre a referência de vencimento inicial da classe de uma complexidade com a referência de vencimento inicial da classe de complexidade imediatamente superior.
É o cargo que possui uma única exigência de escolaridade para seu ingresso, podendo possuir uma ou mais funções, singulares ou multiocupacionais.
CARGO SINGULAR.
É de exclusiva competência do órgão de administração de pessoal do Poder Executivo, com a prévia autorização do Governador do Estado?
a realização de concursos públicos para provimento de cargo efetivo e emprego público na Administração Direta e Autárquica do Poder Executivo, exceto nos casos em que houver delegação expressa à ADAPAR, podendo haver, inclusive, a delegação de etapas do concurso público a instituições especializadas, sob a supervisão do órgão de administração de pessoal do Poder Executivo.
A Avaliação Especial de Desempenho do Estágio Probatório será suspensa quando?
Cite 3 exemplos
I - tratamento da própria saúde;
II - licença-maternidade, pelo prazo constitucional ou infraconstitucional;
III - licença-paternidade, pelo prazo constitucional ou infraconstitucional;
IV - doença na família, na forma da legislação vigente;
V - concorrência a mandato eletivo;
VI - mandato eletivo ou sindical;
VII - assunção de cargo de provimento em comissão no âmbito da Administração Direta e Autárquica do Poder Executivo Estadual, se for exercer funções diversas daquelas previstas no edital de concurso de ingresso na carreira;
VIII - disposição para outras esferas de poder – municipal, estadual, federal;
IX - remoção a pedido para a Administração Direta e Autárquica, com exceção da remoção ex-officio para unidades organizacionais, no interesse do órgão em que estiver alocado o funcionário ou no interesse da Administração Pública.
A carga horária dos cargos e funções constantes das carreiras da ADAPAR é de ___ horas mensais ou ___ horas semanais, incluído o descanso semanal remunerado, com jornada de ___ horas diárias
180 horas mensais ou 40 horas semanais.
Jornada de 8 horas diárias.
Será adotado o Regime de Trabalho em Turnos – RTT para as atividades com atuação ininterrupta de ___ horas de serviço e para cargo e função com carga horária de ___ horas somente quando o quantitativo dos respectivos cargos e funções assim o permitir, sendo ___ horas de trabalho por ___ horas de descanso, com __ folgas mensais, para aquele cargo e função com jornada de ___ horas diárias.
24 40 12 36 2 8
V ou F: No Regime de Trabalho em Turnos – RTT, os dias de atestado médico coincidentes com os dias de folgas geram direito à compensação de jornada após o retorno.
FALSA.
No Regime de Trabalho em Turnos – RTT, os dias de atestado médico coincidentes com os dias de folgas NÃO geram direito à compensação de jornada após o retorno.
Quando será adotado o Regime de Plantão de Sobreaviso – RPS?
Nos casos em que, além da jornada diária normal e fora da instituição, seja necessária a disponibilidade ao pronto atendimento das necessidades essenciais de serviço, mediante escala estabelecida para este fim.
V ou F: Cada escala de Regime de Plantão de Sobreaviso – RPS será de, no máximo, 24 (vinte e quatro) horas ininterruptas, respeitado intervalo mínimo de 12 (doze) horas.
VERDADEIRO.
A remuneração do Regime de Plantão de Sobreaviso – RPS será na razão de ___ da hora normal diária do prestador de sobreaviso, calculada exclusivamente sobre o subsídio, ficando vedado qualquer outro cálculo adicional.
1/3