Inventário de Orientações de Carreira (COI) Flashcards
o que entendes por
Inventário de Orientações de Carreira (COI)?
- Edgar Schein, 1990.
- Mede as autoperceções relativamente aos talentos, capacidades, motivações, atitudes, necessidades e valores face às suas carreiras.
- Objetivo - identificar a âncora de carreira com maior relevância em cada indivíduo.
- 40 itens, 8 escalas, 6 pontos.
Há 8 âncoras de carreira de Schein - define a competência técnica/ funcional
Esta âncora descreve sujeitos que valorizam a oportunidade de aplicar as suas competências numa área técnica, no desenvolvimento das mesmas e ser reconhecido pelo seu talento, competência e especialidade na área. Evitarão cargos de gestão, na medida em que os mesmos poderão implicar um afastamento da área técnica ou funcional.
Há 8 âncoras de carreira de Schein - define a competência em gestão global
Esta âncora descreve o afastamento da área técnica ou funcional. Estes indivíduos valorizam a oportunidade para progredir até ao topo da organização, preparando-se com competências relacionais, emocionais, interpessoais e analíticas. Desejam elevados níveis de responsabilidade, identificando o seu sucesso com o da organização, e receber reconhecimento pelos objetivos estabelecidos.
Há 8 âncoras de carreira de Schein - define autonomia/independência
Esta âncora descreve sujeitos que valorizam a oportunidade para definir o seu trabalho segundo as suas próprias regras e ritmo. Procuram flexibilidade em termos de prazos, ritmo de trabalho e metodologia. Poderão abdicar de promoções se estas interferirem com a sua autonomia ou vida pessoal. Preferem trabalhar por objetivos, com retorno imediato.
Define Segurança/ Estabilidade (âncoras de carreira)
Esta âncora descreve sujeitos mais preocupados com a segurança e estabilidade laboral do que com os desafios do trabalho, privilegiando relações a longo prazo com a organização em quem delegam grande parte da responsabilidade da carreira.
Criatividade empreendedora (COI)
Esta âncora descreve sujeitos que valorizam a oportunidade para criar o seu próprio projeto, demonstrando predisposição para correr riscos e ultrapassar os obstáculos necessários. Não conseguem permanecer em organizações tradicionais, de forma duradoura, ou se o fizerem, será pelo financiamento parcial do seu próprio plano.
Serviço e dedicação a uma causa (COI)
Esta âncora descreve sujeitos que valorizam a oportunidade para realizar algo que represente os valores que consideram importantes ou uma causa que considerem primordial, mesmo que isso implique mudar de organização. Não aceitam transferências ou promoções que os afastem da oportunidade de atingir esses valores e os conciliar com o contributo à sociedade.
Desafio puro (COI)
Esta âncora descreve sujeitos que valorizam a oportunidade para encontrar soluções em obstáculos aparentemente intransponíveis, independentemente da sua origem. Assim, a variedade e a dificuldade de uma tarefa tornam-se fins em si mesmas, pelo que algo percecionado como fácil, tornar-se-á rapidamente aborrecido.