Introdução a Raio-X Flashcards
Qual o Polo negativo da ampola?
O cátodo
Qual o polo positivo da ampola?
O ânodo
Explique a formação do raio X
Os raios são formados na ampola, que é composta pela anodo (positivo) e pelo cátodo (negativo). A passagem da energia de baixa tensão (MA) pelo filamento o aquece fazendo com que ele libere elétrons carregados negativamente. Esses eletrons formam uma nuvem ao redor do filamento, devido a presença da copa enfocadora que é carregada positivamente.
No momento do disparo do raio X, o anodo é carregado pela energia de alta tensão (Kv), acelerando a nuvem de eletrons em direção ao ponto focal, que é positivo, gerando diferencial de potência. O choque desses eletrons no ponto focal, gera 99% calor e 1% raios-X.
Essa produção de raio-x pode ocorrer de forma característica, na interação eletron-eletron ou por eletron-núcleo.
Explique a interação eletron-eletron.
O elétron acelerado passa próximo a um átomo de tungstênio ejetando um elétron de sua órbita. Outro elétron de uma camada próxima salta para preencher o local do elétron ejetado fazendo com que haja liberação de calor e raio-X.
Explique a interação elétron-nucleo
O elétron acelerado passa próximo ao núcleo de um átomo de tungstênio fazendo com que ele seja atraído pela energia positiva, freando e desviando sua direção. Essa fresagem faz com que haja liberação de calor e raios-X
Por que o cabeçote da ampola é preenchido por óleo mineral?
Para fazer isolamento térmico, pois a formação dos Raios-X gera muito calor.
Explique o efeito anodico
A angulação do anteparo no ânodo faz com que parte do raio X seja absorvido pelo próprio anodo, o que faz com que nessa região os raios X disparados percam poder de penetração.
Qual a importância do efeito anodico para o posicionamento do paciente?
É importante para que se posicione a estrutura de menor espessura pro lado do ânodo, devido a perda do poder de penetração, e o mais espesso pro lado do cátodo.
Em relação a física do raio-x, o que o Kv controla?
O comprimento de onda
Radiação primária
O feixe penetrante de raios X que é
produzido no alvo do ânodo
Radiação secundária
A radiação X criada quando o primário
feixe interage com a matéria
Radiação dispersa
Uma forma de radiação secundária, o resultado
de um raio X que foi desviado de seu
caminho por uma interação com a matéria
Explique o efeito da somação na formação da imagem
Diz sobre a sobreposição de estruturas na formação da imagem, sejam elas de mesma radiopacidade ou de raciopacidade diferente. Estruturas de radiopacidade iguais se somam, e de radiopacidades diferentes a maior é subtraída.